


As imagens seguem a ordem de edição dos respectivos registos – da mais recente (no. 8), até à mais antiga (Made in Europe); a qualidade segue a ordem inversa.
Imperdível!
Ópera, ópera, ópera, ópera, cinema, música, delírios psicanalíticos, crítica, literatura, revistas de imprensa, Paris, New-York, Florença, sapatos, GIORGIO ARMANI, possidonices...
Um quarto de século depois de Vickers, sem rival, eis que Kaufmann se assume como o primeiro titular da personagem da ópera de Beethoven:
(NVC ARTS 9031-73827-2)
Comercialmente, Malfitano é a única a ter perpetuado a sua singular interpretação em registo vídeo, em duas ocasiões. O presente dvd corresponde à sua primeira Salome, captada ao vivo, em 1990, em Berlim.
A encenação desta produção roça a mediocridade e mau gosto, maugrado o realismo e qualidade de alguns elementos (nomeadamente o guarda-roupa). Os cenários indignos – porventura toleráveis num teatro de província – dão conta de uma estética cega e trôpega. A direcção de actores é amadora – Simon Estes esbraceja de modo confrangedor e estéril e Malfitano oscila entre o patético (na acepção mais pejorativa da coisa) e o eloquente (cena final), teatralmente falando.
Malfitano impõe-se pela solidez vocal – ainda aquém da estridência evidenciada na magnífica produção de Bondy, de 1992 -, compondo uma personagem credível, mas algo inconsistente. A cena d’A Dança dos Sete Véus – cuja coreografia é horrenda… -, e que termina com um nu integral, é deplorável: Salome é sinónimo de decadência, mas não ao ponto a que Malfitano a revela!
Simon Estes segue o trilho da protagonista, impondo-se pela voz. Quanto à figura e interpretação, é difícil imaginar algo pior. Haverá alguma mulher na face da terra que deseje ardentemente um João Baptista orangotango, desprovido de carisma, barrigudo e que esbraceje sem o mínimo de sentido?
Para consolo, restam-nos a Herodias de Rysanek (outrora uma protagonista de antologia) e o Heródes de Hiestermann, ambos magistrais na expressão da decadência, na sua acepção mais ampla: psicológica, moral, física e estética.
Sinopoli, que registou uma das mais sublimes Salome que conheço, propõe-nos, desta feita, uma interessantíssima leitura, eminentemente dramática e catastrófica.
O Com Blogs de Ver atribuiu a este espaço o Brilhante Weblog 2008, que desde já agradeço.
Dando continuidade a semelhante distinção, cabe-me nomear (outros) sete blogs da minha predilecção: La Gazzetta Belcantista, Opera Chic, Paris - Broadway, Parterre, Sounds and Fury, The Rest Is Noise e La Discoteca de HispaOpera.