segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Les deux enfants du Régiment



La Fille du Régiment, de Donizetti, constitui uma das maiores pérolas do belcanto italiano. Tecnicamente, a partitura é assassina: agilidade a rodos, lirismo qb e espírito buffo.

Ousar os papeis titulares da ópera – Marie e Tonio – é como executar acrobacias circenses, sem rede alguma. Não é para bons intérpretes, mas sim para criaturas perfeitas (pelo menos, no que se refere à técnica).

Nos últimos anos, os protagonista da ópera viram-se ressuscitados pela francesa Natalie Dessay e pelo peruano Juan Diego Flórez. Todavia, entre o declínio da dupla Sutherland – Pavarotti e a emergência de Dessay – Flórez, houve um longo hiato.

É certo que June Anderson e Alfredo Kraus foram nutrindo esta peça lírica de Donizetti, mas sem o brilho da australiana e do italiano!

Vem este post a propósito da feliz reedição, em mid-price, pela DECCA, da melhor La Fille du Régiment que se conhece. Se é verdade que, em dvd, há concorrência bem feroz - vide aqui e aqui -, no domínio do cd, este magnífico registo não tem rival algum!

É aguardar, impacientemente, e comprar, de olhos fechados!
Pela parte que me toca, posto que ainda tenho a versão full-price, só me resta recostar-me e deliciar-me com a fabulosa dupla!


Ah mes amis quel jour de fête...

7 comentários:

Anónimo disse...

Embora conheça a suma importância desta versão, infelizmente não a tenho... talvez por negligência minha e imperdoável.
Sabendo eu que ultimamente as resmasterizações dos catálogos das majors já enfermam do VÍRUS "NO LIBRETTO INCLUDED"... :-#... poderá alguém deste Blog me informar se esta nova reedição da DECCA THE ORIGINALS tem LIBRETTO INCLUDED?

Il Dissoluto Punito disse...

LG,

Nestas edições, o libreto apenas tem uma tradução: inglês.

Anónimo disse...

Se o Libretto não fôr como costuma de ser, infelizmente, em impressão minusculíssima...
Citando-o: Ah! mes amis quel jour de fête...
- je vais marcher sur vos drapeaux...
;-D

Teresa disse...

Eu tenho a full price. Imbatível, venha quem vier.

Teresa disse...

«como costuma DE ser» ????

Ah, mes amis!!!!............

Teresa disse...

Isto para não falar no «FÔR».

My eyes, my eyes!

Estou deecansada, sei que há moderação de comentários...

Anónimo disse...

DEECANSADA...???
tá a VÊR o que dá escrever depressa no computador sem nunca ter tido um curso de Informática e ser só baseado na experìência TECLAR?...
Teresa, Teresa... não se queixe dos outros... ;-)
Kisses
Mr. LG