Pelléas et Mélisande, obra-prima de Debussy, que muita tinta tem feito correr neste blog (clicar aqui, aqui e aqui), nos tempos mais recentes, estreou-se na Rússia.
Eis uma das razões de peso deste atraso:
«(...)"Debussy, comme Ravel et tant d'autres, étaient répertoriés dans la Grande Encyclopédie soviétique comme modernistes, formalistes et décadents. De 1930 aux années 1960 et même jusqu'à la perestroïka, monter Pelléas était tout simplement impensable"(…).»
Sem comentários.
Pela parte que me toca, devo confessar que o detalhe mais fascinante da notícia assenta no nome do encenador, Olivier PY, de sua graça.
Desconhece o trabalho do Senhor PY, caro leitor?
Permita-me, então, uma sugestão wagneriana, que em tempos comentei por estas bandas.
Magistral!
Eis uma das razões de peso deste atraso:
«(...)"Debussy, comme Ravel et tant d'autres, étaient répertoriés dans la Grande Encyclopédie soviétique comme modernistes, formalistes et décadents. De 1930 aux années 1960 et même jusqu'à la perestroïka, monter Pelléas était tout simplement impensable"(…).»
Sem comentários.
Pela parte que me toca, devo confessar que o detalhe mais fascinante da notícia assenta no nome do encenador, Olivier PY, de sua graça.
Desconhece o trabalho do Senhor PY, caro leitor?
Permita-me, então, uma sugestão wagneriana, que em tempos comentei por estas bandas.
Magistral!
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