sábado, 6 de novembro de 2010

Shirley Verrett (1931-2010) - II


(Shirley Verret em Os Troianos, Met - 1973)

Shirley Verrett foi uma extraordinária intérprete lírica, que marcou o mundo operático com soberbas incarnações, ora no registo mezzo – Dalila, Carmen, Eboli, Amneris, Adalgisa -, ora no registo soprano – Norma, Tosca, Lady Macbeth e Aïda. À semelhança de Bumbry – outra black Diva -, sua rival assumida, Verrett enveredou pelo mundo soprano numa fase de plenitude.


Era, essencialmente, uma cantora drammatica di agilità, com meios poderosos. Ousou o belcanto, com alguns êxitos – Donizetti e Bellini. Possuía uma volume assinalável e uma capacidade interpretativa notável, que enobrecia as suas interpretações.

Mezzo ou soprano, who cares? Brilhava, tout court!


Pessoalmente, entrou-me no coração via Verdi, compondo uma Lady Macbeth absolutamente magistral, apenas ladeada pela Callas, como referi.





















3 comentários:

Raul disse...

Notícia tristíssima. Eu era um grande admirador da cantora americana. Eu tenho-a nas óperas:
Lucrezia Borgia, Mose,Macbeth, Luisa Miller, Un ballo in maschere, L´Africaine e Samson et Dalila. Também a tenho num duplo cd de gravações ao vivo, onde canta praticamente toda a parte de Norma, assim como as grandes cenas da Azucena e da Amneris. Simplesmente fabulosa. tenho-a igulmente em duetos com a Caballé..
Shelley Verret era um Mezzo com agudo fácil, colorindo a zona grave para suprir a falta deles. A sua voz possía grande autoridade dramática, daí ser uma grande Lady Macbeth e uma poderosa Norma. Mas não poderá a Norma ser cantada por um Mezzo com as características da Verrett? Shirley Verrett está, na minha opinião entre os 20 melhores mezzo dos século XX.

J. Ildefonso. disse...

É uma das minhas cantoras favoritas. Ouvi-a pela primeira vez no cd de duetos com a Caballé que o Raul refere e que é simplesmente notável. Destaco também a sua Seymor na Ana Bolena com a Bevery Sills e a sua Elisabetta na Maria Stuarda com a Gencer ou com a Caballé.

J. Ildefonso. disse...

Esquecia-me da Dido dos Troianos com o Gedda!