segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Simon Domingo


(Domingo e Harteros, em Simon Boccanegra)





O tenor Domingo - outrora barítono - regressa ao seu registo original, como prometera. Aos 70 anos, glorioso, interpreta o protagonista baritonal Simon Boccanegra, da ópera homónima de Verdi.

A vida não cessa de (re)começar, no caso de Domingo...

ps assisti, há uns bons dez anos, a um magistral Parsifal interpretado pelo grande, grande Plácido. Há experiências duplamente místicas...

5 comentários:

J. Ildefonso. disse...

O Domingo gravou também o Figaro, não sei se alguma vez o cantou, mas não conheço a gravação. Ou seja já em meados dos anos 90 fazia adivinhar a possibilidade de um dia vir a aproveitar a sua voz tão bonita e rica nas notas mais graves nos papeis de baritono. É precisso coragem, esforço e dedicação para depois de uma carreira tão longa e aplaudida se dedicar novamente ao estudo e protagonizar uma aventura destas.
Que tenha muita sorte e saúde para nos encantar com mais uma caracterização.

Gus On Earth disse...

Estou ansiosíssimo por ver o "Simon Domingo" na Royal Opera House no próximo ano! É um espectáculo que não pretendo deixar passar.

Hugo Santos disse...

Domingo estará igualmente em Madrid a interpretar este papel.

Raul disse...

Não se espere de Domingo um Bastianini ou um Taddei ou modernamente, um Terfel, pois não há volume, timbre, cor e tessitura. Esperar-se-á mais uma voz mais light próxima do Gobbi ou, modernamente, Hampson. Eu, pessoalmente, sempre achei o seu Fígaro a de um falso barítono e nunca gostei. É um facto que nunca o cantou em cena, Daí que estou muito curioso de ouvir, e, se for possível de o ver, no papel que foi a suprema glória de Tito Gobbi. Perante as críticas e sabendo a técnica do genial cantor, certamente que teremos Boccanegra.

J. Ildefonso. disse...

Então o Raul conheçe o Figaro do Domingo? Não encanta? Será melhor como Simão a voz entretanto escureceu mais.