terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Talento & Beleza

Além da incontornável inveja – humano sentimento tão real como outros, embora mais conformes -, argumento algum invalida a síntese talento – beleza.

Só uma criatura aberrante prefere uma Violetta mastodonte a uma fêmea esbelta, um Don Giovanni quasimodo a um bonito homem, não?

Dito isto, pergunto-me se esta notícia terá razão de ser?!

«La sensualidad carnal de las nuevas estrellas de la música y del canto ha asaltado las tiendas de discos.

Las discográficas han echado por tierra el recato y la distante discreción de sus figuras, y han apostado por un marketing más agresivo, mucho más terrenal, donde el físico es un nuevo valor a explotar. Por ahora, además de cantar, conviene ser guapo.

(...)

Los nuevos cantantes saben sacar partido a las demandas de sus promotores. Las sesiones fotográficas ajustan las tallas. Miran descaradamente a la cámara, juegan con ella, se prestan a juegos que les alejan de antiguos rigores y les apartan de una trasnochada y hasta antipática formalidad. La clave es buscar nuevos públicos y seducir a generaciones más jóvenes alejadas de la pomposidad del melómano.

Existen ya auténticos dominadores de este nuevo escenario. No hay más que echar un vistazo a estos nombres: la bellísima y provocativa Danielle de Niese, la simpática y resultona Measha Bruggergosman, el siempre sorprendente Lang Lang, esa estrella china que ha refrescado la imagen del piano.

O no hay más que seguir las vicisitudes de la pareja de moda en el mundo del canto: ese matrimonio entre la soprano rusa Anna Netrebko y el barítono uruguayo Erwin Schrott. Por separado, ella es la gran diva del momento; él no duda en mostrar su torso para hacer de Don Giovanni en grandes teatros. Juntos también saben de marketing.»


(Anna Netrebko e Danielle Deniese)

Por que razão não hão-de os intérpretes ser belos, além de talentosos?

12 comentários:

Moura Aveirense disse...

Invejazita medíocre, claro... mas que há muito "photoshop" nas capas dos discos, isso há ;) LOL

Boas entradas, Moura Aveirense

Anónimo disse...

Não sei se ainda faz muito sentido (às vezes acho que faz!) continuar a dizer que vozes como a Nilsson ou a Flagstad não-mais surgirão, mas o que é certo é que cantores e agente se dão conta disso e, portanto, exploram caras, pernas e torsos hoje em dia.
Claro, concordando com o Moura Aveirense, utilizando muito photoshop no trabalho de imagem.
G. Infante

mr. LG disse...

Os agentes destes cantores Photoshop e os managers dos grandes teatros líricos são todos UMA CAMBADA DE FARISEUS!!!!!! :-@
Nilssons, Flagstads, Bakers, Ferriers, Vickers, Di Stefanos, Warrens, Christoffs de certeza que os há por aí...
SÓ QUE NÃO FAZEM PARTE DA MÁFIA ACTUAL DE CERTOS AGENTES, MANAGERS E ENCENADORES DE PACOTILHA QUE TOMARAM DE ASSALTO A ÓPERA... Estilo "CASA DE ÓPERA" de srs. Gerard Mortiers... ( Cortigiani, vil raza danata...!)
Por isso esses cantores são relegados para papéis secundaríssimos nas produções de Ópera. Quem se lembra da excelentíssima Enkelejda Shkosa que nos deu a sua NAVARRAISE de Massenet aqui no nosso S. Carlos? Que carreira internacional de grande projecção tem tido? Nenhuma!Não tem o charme Beyoncé de Daniele DeNiese ... No entanto é dona de uma excelentíssima voz que bem amadurecida chegará ao nível de uma Marilyn Horne.
... Já nem se diz Teatro Lírico... a nova politesse (podre!)artístico-pedagógica diz " Casa de Ópera"...

" A ÓPERA É, ACIMA DE TUDO, VOZ, VOZ E MAIS VOZ!" - LEONIE RYSANEK

Happy New Year to all of you, folks!

Ricardo disse...

Já pensei várias vezes sobre esse tema e realmente é mesmo invejazinha medíocre. "If you got it, flaunt it..." Se um cantor for vocalmente fantástico, ninguém lhe vai pedir que esconda isso, por isso, porquê "demonizar" quem, além de ter talento, é bonito?...

Boas entradas!

Raul disse...

Não acho que a Anna Netbrebko seja o máximo da beleza. Nela há muito make-up e uma metade das vezes muita fotogenia. Mas vendo bem a carinha é (desculpem-me!) um bocado pirosa e a coisa mais normal deste mundo. Renée Fleming, Karita Matilla e Angela Gheorghiu são para mim mais bonitas.
Mas,e actualizando a linguagem, houve também pretéritas bem bonitas. Desde a Maria Jeritza, a cantora mais paga do seu tempo, passando pela Teresa Stich-Randall, Virginia Zeani, Elisabeth Schwarzkopf (lembrando a Marlene) e uma outra maravilhosa, o epítome do charme, do feminino, da elegância, aliando tudo isto ao facto de ser uma das grandes cantoras do século, que foi... Vejam esta maravilhosa entrevista colocada no Youtube no dia de Natal e deleciem-se. Verão uma coisa surpreendente. O video em questão:
https://www.youtube.com/watch?v=GmRvB-m7-3o

Il Dissoluto Punito disse...

Caro Raul,

O endereço está errado... não abre :(
Try again!
BOM ANO PARA SI (ocidental ;-) )

Raul disse...

João,
Obrigado aqui do Fareast.
Quanto ao video, não percebo por que não abre, porque está certo. Comigo também não abre. Daí que tenho que me anticipar à "surpresa ". O João e os demais que quiserem deliciar-se, porque é esse o termo, com esta senhora escrevam no Youtube "Lisa della Cazza" e logo na primeira página escolham o video "interview 2/2". Enjoy.

Il Dissoluto Punito disse...

Moura,

Ha photoshop sim senhor!
Uma vez, em Paris, fui cumprimentar a Ruth Ann Swenson, depois de um óptimo Rigoletto, e deparei com uma senhora três vezes "maior" que havia visto nas capas dos cds que dela tinha LoL.
Mas há gente muito bonita, há sim senhor!

Femme disse...

Gostei bastante do site e para quem gosta de estar sempre antenado em assuntos relacionados a beleza aí vai uma dica: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=not%EDcias

mr. LG disse...

Segui a sugestão do Raul e já vi no You Tube a entrevista1963 à soberba Der Feldmarschallin Furstin Werdenberg Lisa Della Casa. A ver obrigatoriamente! Entrevista Photoshop num tempo em que nem se falava nestes termos, e os resultados plein de charme estão à vista! Even the proper english accent of the interviewer!!... que também já pertencem aos nossos queridos tempos pretéritos.
Preparação para os seus papéis: 3 semanas a MASTODÔNTICA SALOME!!... 4 horas e 1/2 a PRIMEIRA DAMA da DIE ZAUBERFLOTE!!! ... VERY HARD WORK, BIG WORK!! É ELA QUE O DIZ!
E FUMAVA! Meu Deus!... deita a beata pró chão!!??... ASAE E Antitabagistas fascistas: EAT YOUR HEART OUT!
... o seu lar familiar era 1 CASTELO!... Só podia!...
P.S. ei, ó TYRA BANKS: EAT TOO YOUR HEART OUT!

J. Ildefonso. disse...

É explêndida a Lisa della Casa e pessoalmente acho-a muito mais interessante do que a Schwarzkopf. É simpática, bonita e cheia de charme. Que diferença quando comparada com as divas contemporaneas. Lamento João mas a Matilla apesar de todo o talento é um bocado foleira fora do palco, o que não lhe retira talento nem mérito obviamente. A Fleming é de tal modo "manicurada" dentro e fora do palco que é um pouco aflitivo. A Netbrebko tem talento, não é presumida nem estupida e realmente é bonita com o seu ar saudável e carinha redonda de camponesa russa só que por baixo de tanta pintura mal dá para perceber que é uma rapariga sadia! A Gheorghiu lamento mas não comento.

Raul disse...

Eu acho piada que o João Ildefonso refere-se à Gheorghiu como quase se tratasse de uma questão pessoal. Como tudo o que dissesse fosse interpretado como estando a ser parcial. Eu adorei esse final " A Gheorghiu lamento mas não comento.". Juro mesmo. João venha ver a Norma, para nos encontrarmos. OK?