sábado, 12 de julho de 2008

Ensaladas!



Até Domingo, no Teatro da Comuna!

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu andava à procura do que era um soprano dramático pois tive uma professora de voz que apenas ouvi vocalizar em aquecimentos de voz mas que quem a ouviu em árias de ópera diz que é uma voz rara que faz tremer o chão e paredes e arrepia.Num artigo que vi aqui publicado fiquei confuso ao ouvir falar de compleição física e beleza pouco adequadas à beleza da voz.A cantora que conheço habituei-me a chamar de diva pela beleza pois ao vivo nunca vi uma mulher assim. Voz é corpo e os verdadeiros sopranos dramáticos estão em extinção pelas condições ambientais e genéticas?É verdade que pelo culto da beleza das mulheres esguias se perde este tipo de voz? Fiquei curioso pela opinião expressa pois realmente das poucas cantoras líricas da história que são os tais sopranos dramáticos,todas são grandes corpos no sentido de serem uns monstrengos!? A voz é ao kilo? As feições influenciam a voz? Fiquei só um pouco"aborrecido" pois para quem faz uma consulta na net ter este tipo de descrição acerca do que é um soprano dramático é no mínimo insultuoso.Sei que as "feições" influenciam sim, uso aqui a palavra noutro sentido.

Il Dissoluto Punito disse...

Caro(a) anónomo(a),

O post a que se refere (http://operaedemaisinteresses.blogspot.com/2007/01/sopranos-dramticos-beleza.html) - que suscitou inúmeras reacções (algumas bem histérica!) -, provavelmente não foi claro, mea culpa!

No dito post, referia a existência de sopranos dramáticos que, além de o serem, são mulheres belas, coisa rara, queiramos ou não!

Se há uma correlação entre soprano dramático e compleição física (a ler como robustez), parece-me que sim! Mas há excepções - vide G. Jones!

Fui claro?

Anónimo disse...

G. Jones sem dúvida alguma e por cá Lucília S Lourenço sem qualquer sombra de dúvida.
Foi claro sim senhor e eu vou adicionar já este blog para consulta.Obrigado.

Anónimo disse...

Gostaria que me informassem de quem é Lucilia S Lourenço no panorama lírico, penso, nacional?
Raul

José Quintela Soares disse...

Lucília S Lourenço???

Quem é?

Nunca a vi em ópera nenhuma.

Anónimo disse...

Vi este espectáculo na Quinta da Regaleira, no passado Setembro, se a memória não me falha. Foi um espectáculo muito caro à minha alma, pois cantei no CPH antes de me ter mudado para os orientes em 2003. De qualquer modo é uma atitude muito louvável a escolha deste repertório que raríssimas vezes chega a Portugal e é quase desconhecido fora da Península Ibérica.
G. Infante

Anónimo disse...

São Lourenço? Sei eu quem é.Que saudades Divina prof.