sábado, 24 de setembro de 2011

Maria... Gheorghiu!


Gheorghiu decide, neste registo, homenagear a suprema Diva, A Callas... Homenagear Maria Callas? O nobre gesto de Angela oculta um desejo – narcísico, necessariamente – de identificação com a Grega.

Desde há muito tempo que Angela Gheorghiu aspira ao estatuto de suma diva. Nas entrevistas, declarações e gestos, a romena revela uma apetência e fascínio por aspectos menos afins com a artistry, e obviamente mais mundanos.

No essencial, diria que Gheorghiu se sobrestima. Trata-se de uma notável intérprete, com rasgos vocais relevantíssimos. Testemunhei a qualidade maior da sua Violeta Valery, que me esmagou. Como a Grega, Angela Gheorghiu é, também, uma magnífica Tosca. As afinidades de reportório das duas ficam-se por aqui... Outras afinidades? Claro que as há: ambas enfermam de um narcisismo frágil, sucessivamente camuflado com soberba e demais defesas compensatórias.


A seu tempo, avaliaremos a qualidade desta homenagem.

7 comentários:

J. Ildefonso. disse...

Qualquer comparação artistica entre a Callas e a Gheorghiu é de tal forma despropositada por disparidade artistica, técnica,dramática, estética, estilistica, humana, que nem enquanto exercicio teorico se reveste de interesses.

Plácido Zacarias disse...

acho que a sua interpretação está correcta :-P

J. Ildefonso. disse...

Obrigado Plácido. Eu até tenho medo de dizer estas coisas!

Hugo Santos disse...

Sem prejuízo dos predicados evidenciados por Gheorghiu enquanto intérprete, julgo estarmos perante uma tentativa inócua de emulação da Divina.

blogger disse...

Segundo li, houve algumas misturas digitais numa faixa ou duas entre as duas vozes. Pode ser que ate tenha ficado engraçado. Mas de resto, concordo com tudo o que aqui foi dito.

Mais interessado estou que a sua gravação da Aida saia.

Mr. LG, el Mister disse...

Bravo,
caro JIldefonso

LG

Raul disse...

Penso que a Angela Gheorghiu nem lhe passa pela cabeça comparar-se com a Callas. Ela que cante a Norma, a Gioconda, a Medea ou o Macbeth e então podemos falar, se conseguirmos, de Maria versus Gheorghiu.