sábado, 25 de junho de 2011

Ross... Sininho...

(NAïVE V5221)


(Júlia Lezhneva)

Minkowski – maestro e respeitável musicólogo – deve ter-se tomado de amores pela jovem russa Júlia Lezhneva, propondo-lhe debutar discograficamente no mais exigente Rossini, o serio (La Donna Del Lago, Guillaume Telle e Semiramide). Outra razão não encontro pois – de per si - a falta de maturidade da intérprete explica, em pleno, a grande fragilidade e inconsistência deste registo.

A voz é excessivamente magra e fina, faltando-lhe corpo, alma e sentido teatral. Um toque histriónico – Horne, Bartoli, Baltsa, Valentini-Terrani, Didonato – é imprescindível, quando se aborda o Rossini Buffo e serio! Dito isto, a técnica é, apenas, o começo da aventura belcantista rossiniana.

Lezhneva apresenta-se com uma interessante técnica – com fragilidades (as mudanças de registo...) -, que deverá enriquecer-se, com a maturidade. Presentemente, parece um soprano ligeiro, com afinidades líricas. Ora, aventurar-se neste assassino território exige envergadura dramática – e cénica -, além de uma afinidade primária com as vísceras! As grandes – acima elencadas – também cantam com elas, e não apenas com a cabeça.

Imagina o avisado leitor uma primeira incursão teatral via Shakespear, como protagonista de Macbeth? É desastre garantido...

Nem só de agilidade vive... Rossini!

______

* * * * *

(3/5)

9 comentários:

Anónimo disse...

Encontrarão neste link as opiniões tanto do maestro como da cantora acerca da gravação deste disco:

http://www.youtube.com/watch?v=gBNIuhiyIdc

Cumprimentos

Alberto Velez Grilo disse...

Estou em total desacordo consigo.

Esperemos uns anos para ver.

Hugo Santos disse...

Concordo em absoluto com a existência de arestas (de cariz dramático-vocal) a limar em tão tenro instrumento. Todavia, torna-se difícil ignorar a qualidade intrinseca do mesmo bem como o aparente potencial de monta exibido no presente registo discográfico. A título de curiosidade, Julia Lezhneva acabou de interpretar o pagem Urbain na produção dos Huguenotes de Meyerbeer levada à cena no La Monnaie e cuja direcção orquestral se encontrou a cargo de Minkowski.

J. Ildefonso. disse...

Pelo que vi no youtube, não tenho o cd, gosto muito da voz mas não me parece o instrumento adequado para Rossini. Talvez a para as óperas semi-sérias ou para o Conte Ory mas não seguramente para a Cenerentola ou a Semiramide!
Imagino-a como uma boa Susanna ou Ilia. Acho que devia experimentar Mozart.

Opinião disse...

É melhor que Alberto Velez Grilo, um dos piores cantores no youtube.

Alberto Velez Grilo disse...

Caro "opinião" que presumo seja um anónimo. Neste "post" do Ópera e Demais interesses, não é a minha voz de amador ou os vídeos que eventualmente tenha visto meus no YouTube que estão em consideração.
De qualquer forma honra-me a comparação que faz da minha voz de cantor amador com a voz de Júlia Leznheva.
Obrigado.

opinião disse...

Bolas, você anda sempre em cima do acontecimento, mesmo neste defunto blog. Responde passado 14 minutos.

Il Dissoluto Punito disse...

Defunto é a pata que o pôs!

Anónimo disse...

Está de acordo.