sábado, 10 de abril de 2010

3 Homens... e um Melão :(






Serei o mais francófono dos blogger nacionais, sem grandes dúvidas. Contudo, como facilmente se verifica, sublinho as minhas eternas reservas diante da critica francesa à lírica. Pedante, narcísica e altaneira, a critica do Hexágono raramente me conquista.

Ainda assim – pasme-se -, pour une fois, eu e la critique estamos de acordo: Bad Boys (de Terfel) e Die Schöne Müllerin (de Kaufmann) são dois dos mais destacados produtos líricos do presente ano. O leitor mais avisado já terá, por certo, observado que ambos os artigos constam da coluna - da direita – Best of OperaeDemaisInteresses 2010.

«Deux monstres sacrés du lyrique à l'honneur dans l'actualité discographique. Nouvelle star des ténors romantiques, Jonas Kaufmann, le ténébreux Werther de la Bastille, le Lohengrin de Bayreuth, se mesure à la discipline intimiste du lied en enregistrant La Belle Meunière de Schubert (Decca). Petite appréhension en mettant le CD sur la platine:sa grande voix d'opéra ne sera-t-elle pas surdimensionnée ? Au contraire ! Non seulement diction, couleur et musicalité sont la perfection même, mais il confère à ces miniatures une puissance dramatique inédite, passant par tous les registres du tragique, de l'ironie, de la révolte, du désespoir : un théâtre de l'âme, habité. Au même moment, Bryn Terfel propose chez DG un exercice jamais facile : le récital thématique. Bad Boys aligne diables, brigands et traîtres d'opéra, empruntés à Verdi, Puccini, Mozart, mais aussi à Kurt Weill et à la comédie musicale. C'est un défilé de trognes campées en quelques minutes où l'on admire l'aisance du baryton gallois à passer d'un style à l'autre.»

Nunca será de mais assinalar que eu, Bryn e Jonas temos encontro marcado, dentro de escassos dias, na Big Apple. Uma bela donna convocou a nossa presença... Histericamente, a bela e fogosa loira – Tosca de sua graça -, souffrante (?!), anulou a sua prestação. Ia caindo o Carmo & a Trindade... Racette será a Tosca da minha récita, a 20 de Abril.

Mattila, qual allumeuse, incendiou-me, clamou por mim em NYC e NIKLES! Há sempre uma primeira vez... Nunca a minha loira falhara...

Na ausência de Karita, Dissoluto, Bryn e Jonas enfrascar-se-ão! As mágoas serão devidamente afogadas ;-)

By the way, Levine também já cancelou a sua presença...




Como, por natureza, sou um optimista, aguardo uma grande, grande surpresa!

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que há uma diferença entre os recitais de Kaufmann e de Terfel. O recital do tenor alemão foi concebido como tal, enquanto o do barítono galês aproveitou recitais anteriores, pelo menos parcialmente. Terei eu razão ou estou enganado? É que eu não possuo os cds.
Raul

Anónimo disse...

Outra coisa:
Lamento pela Matilla, pois o que significa para si. Enfim, divas. Quanto ao Levine, não se preocupe, o que há mais são maestros melhores do que ele.
Nem todos têm a sorte que eu tive em 74, a dois meses do 25 de Abril. Requiem de Verdi. Coliseu. Josephine Veasey anunciada. Doente. Substituída. Por quem? a COSSOTO!
Raul

J. Ildefonso. disse...

As criticas à Tosca da Matilla não foram excepcionais e eu também acho que ela não reune as caracteristicas a esperar duma grande Tosca, apesar de ter mais recotas programadas em Munique, será que a Matilla cancelou por saber que a atenção estaria principalmente focada nos seus companheiros masculinos?

Fernando Vasconcelos disse...

Hum terei de contestar o primeiro dos títulos :-). A minha dupla nacionalidade franco-portuguesa assim me obriga. Como também o facto de culturalmente ser possivelmente mais francês que português: Não se esquecem os anos do Liceu Francês. Apesar da minha costela francesa tenho de lhe confessar que concordo em absoluto com a avaliação que faz. Infelizmente essa característica não se aplica apenas à critica musical. Para não entrar em estereótipos e para referir um tipo de critica que costumo ler - as avaliações das performances desportivas francesas são francamente, como dizer ... bem cocorico ... Isto dito Allez les Bleus :-) Quanto ao titulo de blogger mais francófono podemos fazer um concurso :-)

Ricardo disse...

João,

também eu tenho encontro marcado com Bryn, Kaufmann e Mattila daqui a alguns meses. Aliás, vários encontros marcados uma vez que a partir de Setembro mudo de pousio e vou ter não só uma Tosca com este trio na ROH, mas também vários recitais no Wigmore Hall com eles, DiDonato, Damrau, Hampson e Bartoli. :)

E ainda há uma Adriana Lecouvreur agendada com Kaufmann e Gheorghiu, mas não me fio muito que a última apareça. Ela está, aliás, tb contratada para Tosca que referi, mas o nome dela só deve servir mesmo para enfeitar os cartazes.

Não deixa de ser curioso que eu, apesar de ser português, nunca pus os pés no São Carlos, mas já fui à ROH e vou regularmente à E.N.O. Dá que pensar que para quem viva no norte fica mais barato comprar uma viagem a Londres e ir lá ver ópera do que descer a Lisboa para fazer o mesmo, não dá?

Il Dissoluto Punito disse...

Ricardo,

Também tu és um sortudo :) Quanto ao TNSC, pode ser que cá venhas amiúde, depois de ser extirpado o cancro de que o dito enferma, em breve ;-)D)

Il Dissoluto Punito disse...

Fernando,

ok, ok... Afinal eu sou francófono afectivamente: o hexágono é a minha pátria académica - acima de tudo - e cultural. QUanto ao mais, sou absolutamente luso!

Mr. LG, el Mister disse...

Dissoluto,
Subscrevo em pleno o seu 1º Parágrafo…!!... ;-))
Quanto ao resto…
eu já desconfiava de você, caro Dissoluto, estar muito caladinho, porque já corriam há um certo tempo no Site do Met, as últimas alterações ao 2º Round Up deste ano da Tosca. :-)
´tá bem… mantêm-se para seu gáudio (e nosso também, porque vamos ouvi-los na Rádio 4 dias depois de você :-) ) Terfel e Kaufmann. Mas, olhe, sempre me causou boa impressão em cada récita do Met que é transmitida na Rádio, a Sra. Cantora que vai substituir Mattila. Essa cantora, que dá pelo nome de Patricia Racette, tem-se sempre revelado impecável naquilo que escuto dela na Rádio em récitas ao vivo. A sua presença canora é de distinção e sempre muito bem notada. Uma verdadeira profissional, ao que se junta ser artista. Torno a dizer, acho eu, por aquilo que ouço. Vem de uma muito aclamada TOSCA em Houston/Texas. Se calhar… ganhou mais, vocalmente e cenicamente, do que perdeu, em a Mattila ter-se retirado do futuro round up da TOSCA. Você nos revelará depois os detalhes da performance e da sua justiça, Dissoluto. :-)
Levine Is out, entra Fabio Luisi.
… É o que eu digo: Se calhar, ganhou mais do que perdeu. :-)
Bon voyage, my friend. Enjoy ;-)))
All the Best.
LG

blogger disse...

acredito que o João esteja com um valente melão, dado que não era bem aquilo que esperava. ainda assim, continua a ser bastante positivo! e a cumprir-se as palavras do Mr. Lg, ainda vem de lá maravilhado. E é verdade, eu também me recordo das criticas que o J. Ildefonso menciona relativamente à Tosca de Mattilla. Não foram realmente muito favoráveis.

Ricardo, também pretendo ir a essa Adriana Lecouvreur, mas concordo com o que escreveste, e tenho também as minhas reticências. Vou vê-la em Julho na Traviata, se tudo correr bem, e acho que essa ela não vai cancelar porque sinceramente ela também já não canta muito mais alem disso e como tal, o risco não é muito elevado :)

Paulo disse...

Mesmo sem a Karita, João, só pelos outros dois já valeria a pena.

Votos de excelente récita.