domingo, 17 de janeiro de 2010

La Cenerentola do Liceu




Antecipando a edição de La Cenerentola (2008) captada ao vivo no Liceu, eis um fragmento arrebatador (aqui).

Depois de um momento histórico, apoteótico, desta envergadura e calibre, a Senhora deveria ver erguida uma estátua em sua memória. Deveria ser agraciada com uma tiara, um trono eterno...

Com a felicidade estampada no rosto, Didonato conquista-nos, neste que é – seguramente – um momento de antologia belcantista.

Uma agilidade impressionante, uma graciosidade desconcertante.

Que mais quer uma Cenerentola perfeita?

11 comentários:

Ricardo disse...

já vi esta produção na totalidade. acho que é "A" cenerentola desde a Bartoli em Houston.

Paulo disse...

Está muito bem a Joyce, de facto.

Hugo Santos disse...

Este DVD da Cenerentola vai imediatamente para o topo da minha lista junto com Bartoli (Decca) e Von Stade (DG). Sensacional DiDonato.

RAUL disse...

Mas quando aqui andaram a compará-la com a Miss Rattle e a Bartoli, só eu tomei o partido dela e precisamente no Rondo final da Cenerentola. Bem, esqueçamos essas infidelidades:) e desde já me candidato a adquirir este dvd.
A ópera é uma obra-prima só ultrapassada pelo Barbeiro de Sevilha. Eu desde muito novo me senti muito atraído por ela e lembro-me de ter o LP da Cenerentola com a Simionato, que deu um segundo fôlego ao reabilitar da ópera, pois o primeiro tinha sido dado pela grande Conchita Supervia, um dos melhores mezzos do século XX e o modelo da Angelina. Antes da Cenerentola da Bartoli tínhamos a inultrapassável Berganza, para mim superior a tudo o que já ouvi, a melhor Cenerentola de todos os tempos, cuja gravação com o Abbado é obrigatória em qualquer discoteca rossiniana, por menor que seja.

Luís Froes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Froes disse...

Caro Raul,

Por falar em Barbeiro, existe alguma versão vídeo que considere recomendável? Tenho a de Abbado com Berganza, Prey, Alva, etc., musicalmente fabulosa, mas que é um filme, o que, sob esse ponto de vista, retira algum interesse.
Ando há procura duma versão "live" musicalmente boa. Tem alguma ideia?

Cumprimentos

Raul disse...

Caro Luis Froes,
Essa versão-filme tem esse grande pecado, ser um filme, embora o movimento dos lábios esteja perfeito. Como intérprete a maior Rosina, a divina e inultrapassável, a meu ver, Berganza. Enzo Dara, a perfeição, Alva, já acusando aqui e ali a idade, no entanto, ainda uma maravilha, principalmente no final do dueto com o Prey. Montarsolo muito bem, embora haja vocalmente melhor. Quanto a Hermann Prey, cenicamente acho-o a perfeição do Fígaro, mas vocalmente, conquanto perfeito, falta-lhe ser italiano, há qualquer coisa na voz que não é o Gobbi, para mim a perfeição total, ou o Bruscantini.
Bem, distraí-me, pois não foi isso que perguntou. E a resposta é que não conheço nenhuma versão ao vivo que substitua essa, que concordando consigo é musicalmente fabulosa, mas um filme. Existem e eu até tenho uma com a jovem Bartoli e o Gino Quilico, mas está muito atrás da do grande Abbado. Recordo-me, no entanto, de há muitos anos, talvez antes do 25 de Abril, a Televisão Portuguesa exibir um Barbeiro de Sevilha com os maiores do seu tempo no Almaviva e no Bartolo, ou seja, Luigi Alva e Fernando Corena. Só sei isto, de que tenho a certeza, o resto terá de fazer o favor de procurar na net. Olhe, eu por acaso nunca o fiz, mas qualquer dia faço-o ou então o nosso tão excepcionalmente bem informado Hugo Santos pode ser que o ajude.
Um abraço

Hugo Santos disse...

Caro Raul,

deixa-me sem jeito com as suas extremamente simpáticas palavras, das quais não sou, de todo, merecedor.

Em relação ao Barbeiro que refere, estive a procurar em diversos arquivos e não consegui encontrar nada. Talvez se o Raul se lembrar de mais algum pormenor seja possível localizar o que pretende.

Raul disse...

Caro Hugo,
E não é verdade, não? No tocante à ópera eu tenho a maior admiração por si. Tão novo e sabe tanto! Isto foi para o deixar mais sem jeito :)
E também me lembro de ver na televisão um Barbeiro com o Capecchi no Bartolo. A mim custa-me a acreditar que não tenha ficado um registo video do Bartolo do Corena. Era o mais famoso do mundo, o sucessor do Bacalloni.

Hugo Santos disse...

Raul,

se o seu objectivo era deixar-me embaraçado, foi bem sucedido em toda a linha :)

Quanto ao Barbeiro de Sevilha, parece-me, de facto, não existir uma gravação vídeo com o Bartolo do Fernando Corena. Contudo, é possível que o mesmo tenha cantado excertos na "Bell Telephone Hour", disponível em DVD. Já o Renato Capecchi, encontra-o como Bartolo num DVD de uma produção da Ópera Holandesa com o maestro Alberto Zedda a dirigir Jennifer Larmore, Richard Croft, David Malis e Simone Alaimo (1992).

Raul disse...

Em 1992 deve ser notável, 20 anos depois do Dandini para o Abbado e 34 depois do Melitone para o dvd da Tebaldi/Corelli da Forza. Mas, é natural, pois era um garnde cantor.