domingo, 12 de abril de 2009

La Delusione *

La Bohème (Puccini) constitui uma das mais populares e representadas peças líricas de sempre. Com inúmeras interpretações registadas – Beecham (EMI) e Von Karajan (DECCA), apenas para citar duas das mais aclamadas -, em finais da década de 1990, La Bohème voltou a inspirar maestros, intérpretes e majors.

Pappano (EMI), apoiando-se numa dupla feminina de sonho – Vaduva e Swenson -, em Hampson e no ascendente Alagna, ofereceu-me uma das mais tocantes leituras da peça.

Em resposta ao êxito de Pappano, dois anos depois (1998), é a vez de Chailly (via DECCA) reunir o casal maravilha da última década do século: o reincidente Alagna e sua consorte, Angela Gheorghiu.

(La Bohème, direcção de Riccardo Chailly - DECCA)

A interpretação de Chailly fez correr tinta e mais tinta, arrebatou prémios e distinções (Diapason d’Or, Gramophone, Pinguin Guide, etc.). Et alors!?

INJUSTIFICADAMENTE, digo eu!

Apesar da majestosa direcção de Chailly e da linhagem dos intérpretes vocais, esta La Bohème é uma rotunda decepção.

É certo que o quarteto vocal prometia, mas… Alagna fixa-se na banalidade e superficialidade – um Rodolfo sem graça, nem charme, obcecado com o arrebatamento, despropositado -, Keenlyside (Marcello) mal sai do anonimato – teatralmente é nulo -, Elisabetta Scano propõe uma Musetta desastrosa, de voz pequenina e maioritariamente apoiada na agilidade – Moffo e Swenson, por exemplo, mostram-nos que a coloratura apenas anuncia a personagem, sendo o essencial veiculado pela ousadia e histrionismo – e… E Gheorghiu ?

Gheorghiu constitui a excepção, neste panorama decepcionante. Uma vez mais, a romena revela mestria, particularmente na interpretação de Puccini – uma Magda de sonho, uma Tosca interessantíssima, uma Butterfly aclamada e uma soberba Mimi.

Rica em subtilezas, a sua Mimi revela uma inequívoca progressão dramática – charmosa e cativante (acto I), graciosa (acto II), destroçada e sofrida doravante, até que a tísica a consuma. A sua leitura da personagem – sem sombra de dúvidas, a mais animada, prolixa e vitalizada -, apoiada numa voz segura e impregnada de drama, constitui o único argumento verdadeiramente favorável à aquisição deste dispensável artigo.
______
* * * * *
(3/5)


* A Decepção

2 comentários:

Raul disse...

Eu acho que a Ghorghiu desta Bohème, de que conheço apenas trecho soltos, mostra a sua voz bem pucciniana da mesma maneira que será uma muito credível intérprete do último Verdi. O seu Pace, pace mio Dio é notável. Acontece que no que diz respeito à Bohème, eu estou "traumatizado" com a récita do ano passado no Met e que se encontra editada em dvd, onde a soprano romena canta no limite, aquém do desejável para a personagem.
A ópera está muito bem fornecida no que respeita à discografia com os pares Los Angeles/Bjorling, Tebaldi/Bergonzi (o melhor Che gelida mannina que há) e Freni/Pavarotti. Mas se alguém quer ver - não só ouvir - uma Mimi de sonho eu aconselho vivamente a o dvd da Renata Scotto no Met com o Pavarotti. Nunca vi a personagem e o texto tão bem analisados.

Daniel disse...

eu por acaso possuo essa gravaçao e foi, aliás, o primeiro contacto com a la boheme. entretanto, ja ouvi umas outras, e mesmo assim continuo a achar que a gheorghiu está formidável. concordo consigo, joao, no que toca à musette. o timbre nao me agrada em nada.