sábado, 30 de agosto de 2008

De La Traviata pós-Callas - I



Como optimista que sou, sempre achei que a La Traviata da Callas teria, obrigatoriamente, uma sucessora natural, inquestionavelmente à sua altura.

Enfim, encontrei-a, ao cabo de anos e anos de aturada pesquisa: qual Moffo, qual Caballé, qual Scotto, qual Sutherland, qual Chiara, qual Stratas, qual Cotrubas, qual Gruberová, qual Anderson, qual Swenson, qual Theodossiou, qual Gheorghiou...

Apenas a psicanálise explica de modo eloquente e translúcido as minhas intermináveis hesitações em torno de Anna Netrebko. A seu tempo, discorrerei sobre esta temática (também vulcânica).

Por ora, resta-me propor à infinitamente bela Anna Valery um João Germont da sua envergadura!

Para quê negar o evidente?
Sono innamorato di te, Anuska...

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,
Sou das que pensa que os gostos se discutem...
À Netrebko o que, porventura, lhe sobra em pujança feminina,falta-lhe em interioridade.
A voz não é mais um instrumento musical, em minha opinião, e por isso a técnica é apenas mais um apetrecho para podermos "tocar e deixarmo-nos tocar" por uma entrega quase ilimitada e comovente, diria...
Não o quero contrariar, nem tenho competência para argumentar muito mais consigo e com os seus amigos que se têm revelado sabedores.
Mas ligo muito ao que a voz transmite de "interioridade", reconheço. E cada vez mais...
Os gostos discutem-se, digo eu...Os amores também?!! :-))))

Maria Helena

Il Dissoluto Punito disse...

Maria Helena,

Experimente VER o dvd e depois, dir-me-á ;-)))

Moura Aveirense disse...

LOLOLOL Oh my God... então adivinho que delires com isto:

http://www.youtube.com/watch?v=p_kaOYC_Fww

Já te estou a ver a "lutar" pelas rosas ;)

Bom resto de domingo,

Moura Aveirense

Il Dissoluto Punito disse...

Moura,

Deus meu... Seria um pecador de bom grado, caso estivesse naqueles incandescentes Proms...

Queres arruinar-me o casamento??? Face a este video, não há homem que resista ;-)))