sábado, 26 de abril de 2008

Bayreuth: o golpe de teatro de Wolfgang Wagner

O patriarca da família Wagner - o todo-poderoso Wolfgang -, num golpe de teatro, resolveu o eterno problema da sua sucessão na direcção artística do Festival de Bayreuth: avançou com uma proposta de fusão das duas candidaturas!

Doravante, Eva Wagner-Pasquier e Katharina Wagner serão uma só.

«"Mes deux filles, Eva et Katharina, ont eu l'occasion d'apprendre à se connaître beaucoup mieux et ont envisagé de diriger conjointement le festival", a brièvement commenté M. Wagner dans sa lettre au Stiftungsrat. Sa seconde épouse, Gudrun Mack, mère de Katharina, est morte brutalement en novembre 2007. C'est elle, dit-on, qui tirait les ficelles de cette guerre de succession. "Après mûre réflexion, j'ai décidé de ne pas fermer la porte à une telle proposition", a fait savoir Eva Wagner-Pasquier. Katharina quant à elle, critiquée pour son inexpérience, s'est toujours montrée ouverte à la possibilité d'un tandem, même si elle l'envisageait plutôt avec un imprésario.»


Pessoalmente, adianto não acreditar um só instante em tal aliança. A la Wagner, as duas irmãs acabarão por se neutralizar, imolando-se, quiçá!


De comum, ambas têm, apenas, a ambição. A primeira, mais velha, tem provas dadas e um curriculum invejável. Já a segunda, nem tanto... Na edição do festival do ano passado, a sua encenação de Os Mestres Cantores de Nuremberga suscitou reacções de determinada reprovação.


(Eva Wagner-Pasquier, à esquerda, e Katharina, à direita)

«Publicamente, as duas meias-manas já falam de pontos em comum e trabalho em conjunto. Katharina esqueceu "oficialmente" as ironias recentes com a idade de Eva (e de Nike) e Eva - que em 2001 o pai declarou "incapaz" de assumir os destinos de Bayreuth - nunca refere o pormenor de ter trocado de campo no espaço de poucas semanas... Pelo que se desenha o melhor dos mundos no reino da Colina Verde... E Nike que "se contente" em dirigir o Festival "pélérinages" de Weimar - que nem dista muito de Bayreuth. Mas, tratando-se dos Wagner, pode ainda haver novas surpresas... »


Veremos se não estou certo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual Raínha de Inglaterra, qual Duque de Bragança ? Estas duas senhoras têm o sangue mais "azul" do mundo. Bisnetas de Wagner e trinetas de Liszt ! E que jeitosas !
RAUL

Anónimo disse...

Vão acabar por se assasinar mutuamente! está mais que visto!

J. Ildefonso.