Para os (depressivos) partidários da nostalgia, cultores do passado - ideal, eis uma (quase irrelevante) discussão em torno dos famigerados TOP Something – Sopranos, no caso.
A discussão atinge o seu ponto máximo da esterilidade, ao se produzirem afirmações do seguinte calibre: "Singing isn't what it used to be."
Para ler, à vol d’oiseaux, e esquecer.
A discussão atinge o seu ponto máximo da esterilidade, ao se produzirem afirmações do seguinte calibre: "Singing isn't what it used to be."
Para ler, à vol d’oiseaux, e esquecer.
35 comentários:
Amigo João,
Eu não quero irritá-lo, mas eu acho piada a estas estúpidas selecções, para em seguida dizer "como ousam?", "analfabetos" e coisas deste género. Mas, depois, puxa-me a fazer o mesmo. Resumindo e concluindo: eis os meus 20 melhores sopranos. Não irão ordenados por valor, mas alfabeticamente. Eu ainda sou mais radical: não há lugar para nenhum soprano do presente.
Amelita Galli-Curci
Birgit Nilsson
Claudia Munzio
Elisabeth Rethberg
Elisabeth Schumann
Elisabeth Shwarzkopf
Frida Leider
Gundula Janowitz
Irmgard Seefried
Joan Sutherland
Kirsten Flagstad
Leontyne Price
Lotte Lehmann
Lucia Popp
Maria Callas
Montserrat Caballé
Regine Crespin
Renata Tebaldi
Rosa Poncelle
Victoria de los Angeles
Raul
No Mirella Freni? Can't understand!
J. Ildefonso.
Pensei nela tantas vezes assim como na Elisabeth Sodostrom, Elisabeth Grummer, Liza della Casa, mas quem tirar? A Lucia Popp ? Cheguei a incluir a Freni na lista, mas depois lembrei-me de que me tinha esquecido da Elisabeth Rethberg e esta nunca poderia ser. Que fazer?
Raul
Não, a Lucia Popp não concordo nada que o Raúl deva tirar.... vou pensar melhor e depois sugiro substituição pela Freni:-)
J. Ildefonso.
Não mexa em nada se faz favor! Eu gosto muito destas coisinhas e se deu pela falta de alguma, "dá-me uma coisa" :) Bem, vamos alargar a coisa para 30. Está bem e assim também meto umas contemporâneas.
Raul
Raúl já agora qual foi o critério?
Qualidade vocal, versatilidade, longevidade, interpretação, coerência e excelência dos papeis cantados.... Vá lá! Para eu poder contestar:-)))
Um grande abraço.
J. Ildefonso.
Reorganização:
Amelita Galli-Curci
Birgit Nilsson
Elisabeth Rethberg
Elisabeth Schumann
Elisabeth Schwarzkopf
Frida Leider
Gundula Janowitz
Irmgard Seefried
Joan Sutherland
Kirsten Flagstad
Leontyne Price
Lotte Lehmann
Lucia Popp
Maria Callas
Mirella Freni
Montserrat Caballé
Regine Crespin
Renata Tebaldi
Rosa Poncelle
Victoria de Los Angeles
Raul
Primeiro que tudo a matéria-prima, a substância vocal que, por vezes atinge o excepcional (Flagstad, Nilsson) e o muitíssimo (Caballé,Price, Tebaldi), muitas vezes ajudada por um timbre lindíssimo (Rethberg, Flagstad, Tebaldi, Poncelle), às vezes especialíssimo, cheio de uma graça infinita (Galli-Curci, Schumann, Lehmann, Los Angeles) outras vezes únicos e riquíssimos (Callas), exibindo uma personalidade que nos encandeia (Callas, Crespin)e de uma expressividade absoluta (Callas, Leider, Poncelle). Mas esse material vocálicos, que às vezes no parece estar em estado puro (Janowitz), tem de ter uma técnica apuradíssima (Sutherland, Schwarzkopf, Lehmann, Callas).
Os cantores são por vezes supremos intérpretes de Wagner (Nilsson, Leider, Flagstad), Strauss (Schumann, Schwarzkopf, Seefried,Lehmann) Mozart (Schumann, Scwarzkopf, Janowitz, Popp) bel canto (Sutherland, Callas, Caballé), Verdi (Rethberg, Price, Callas)Puccini (Freni, Tebaldi, Los Angeles) ou reportório francês (Crespin, Los Angeles. Mas há artistas que são fabulosamente versáteis (Rethberg, Caballé, Crespin, Los Angeles). Há vozes com uma zona aguda excepcional (Galli-Curci, Sutherlad)e isso importa, porque falamos de sopranos. E outras qualidades num e noutro ponto que nos inspiram a admiração. Acho que a longevidade não interessa porque não está relacionado com o produto.
Raul
Aprovo sem reservas querido Raúl! Tenho pena da Claudia mas podemos inclui-la numa outra lista diferente dos melhores 20 Sopranos da primeira metade do sec. XX ou qualquer coisa assim.
Abraços Made In Lisbon
J. Ildefonso.
Já ouviu a Claudia ?
Raul
E que tal os vinte tenores ?
Raul
Já ouvi a Claudia Muzio e gostei bastante. Aliás é das poucas cantoras históricas que conheço que não me pareçe datada. Ela e a Rosa Ponselle.
E esta dos top 20 tenores:
Alfredo Kraus
Anton Dermota
Beniamino Gigli
Carlo Bergonzi
Enrico Caruso
Franco Corelli
Giovanni Martinelli
Giuseppe di Stefano
John McComarck
Jon Vickers
Juan Diego Florez
Jussi Bjorling
Lauritz Melchior
Luciano Pavarotti
Mario del Monaco
Nicolai Gedda
Peter Schreier
Placido Domingo
Rolando Villazon
Wolfgang Windgassen
O que acha João Ildefonso ?
Raul
Raul,
A última coisa que este sem número de post's me faz é irritar! Acho divertidíssimo o que uma simples notícia tem sido capaz de desencadear!
Um abraço
Acho muito bem Raúl tem quase todos os meus favoritos! Falta-me o Wunderlich e faltam-me os Russos... o Ivan Kozlovsky, o Sergei Lemeschv e o Georgei Nelepp.
Um grande saudoso abraço.
J. Ildefonso.
João Ildefonso,
Tem toda a razão. Já me "castiguei" a mim mesmo de me ter esquecido do malogrado (caíu de uma escada abaixo com 36 anos) Fritz Wunderlich. Mais um problema: esqueci-me de outro das maiores tenores do século XX: Richard Tauber. Conclusão vai haver duas "expulsões". A lista final será:
Alfredo Kraus
Anton Dermota
Beniamino Gigli
Carlo Bergonzi
Enrico Caruso
Franco Corelli
Fritz Wunderlich
Giovanno Martinelli
Giuseppe de Stefano
John McComarck
Jon Vickers
Jussi Bjorling
Lauritz Melchior
Luciano Pavarotti
Mario del Monaco
Nicolai Gedda
Placido Domingo
Richard Tauber
Rolando Villazon
Wolfgang Windgassen
João Ildefonso,
Não incluí os russos, porque uma coisa é ser bom em ópera russa e outra em ópera alemã, italiana, francesa e Mozart. Se assim fosse, tinha de incluir o Peter Pears, por causa do Britten.
E se falarmos de meio-sopranos / contraltos ? Para esta lista haverá 2 + 18 e não 20.
Raul
Caro Raúl
Vamos esperar uns dias.... não devemos irritar o nosso anfitrião mais do que o estrictamente necessário:-))
J. Ildefonso.
João e Raul,
Repito: as vossas listas são O MÁXIMO! Go ahead
Já que o nosso anfitrião não se incomoda vamos aos nossos mezzos e contraltos.
Existe uma coisa: não podemos colocar no mesmo grupo duas vozes que de longe são superiores às restantes 18 e que se confundem em qualidade com os melhores sopranos e tenores do mundo. Estou a falar de Christa Ludwig e de Kathleen Ferrier. As restantes 18 são-lhes inferiores mas são as melhores, embora não possam equivaler aos melhores sopranos e aos melhores tenores. Eis a minha lista com destaque para aquelas senhoras:
Christa Ludwig
Kathleen Ferrier
Anne-Sophie Von Otter
Brigitte Fassbaender
Cecilia Bartoli
Conchita Supervia
Ebe Stignani
Fiorenza Cossoto
Giulietta Simionato
Grace Bumbry
Janet Baker
Kerstin Thorborg
Marian Anderson
Marilyn Horne
Regine Resnik
Rita Gorr
Shirley Verrett
Sigrid Onegin
Tereza Berganza
Yvonne Minton
O Raúl conheçe os russos que referi?
J.
Não, e provavelmente estou em grande desvantagem. Mas se falarmos de russos, para sermos justos, parece-me que temos de ir ao top que é um cantor do primeiro quartel do século: Dmitri Smirnov.
Raul
A lista dos barítonos e dos baixos fica para Abril.
Raul
A lista dos Mezzos está aprovada com louvor e distinção! E porque não uma lista dos "c.d.'s mais inúteis da nossa discoteca"? Este pareçe-me um desafio muito estimulante capaz de seduzir até o nosso anfitrião:-)
J. Ildefonso.
"Inútil" pela música ou pela gravação ?
Raul
Inútil pela gravação:-)
J.
Vou pensar, mas é um bocado difícil, pois quando me apercebo de que falhei, despacho o produto para pessoas menos exigentes. Lembro-me, por exemplo, de há uns anos ter comprado o Trovador do Alagna, onde só a Gheorghiu escapava.
Olhando para a minha cedoteca o único que dispensaria é um Navio Fantasma ao vivo do Met com uma fabulosa Varnay (uma cantora que a crítica gosta mais do que eu) e um decepcionante Hotter, que foi a razão da minha compra. Estava num dia menos bom, o que é natural em qualquer artista, mesmo nos melhores do mundo.
Se falarmos de DVD, já dispensar-me-ia de comprar vários: o Ernani pelo Domingo, o Fidelio pela Matilla, o Guilherme Tell pelo Zancanaro.
Raul
Sugiro a Dinorah do Meyerber porque é um pastel de que ninguém necessita, o Werther com a Georghiu porque é uma opera muito gravada e a interpretação é perfeitamente banal e antipática, a lucia da Caballé porque é completamente aleatória o que não se percebe porque reunia todas as condições para ser uma Lucia explêndida, o Trovador da Riciarelli/Carerras porque é perfeitamente anónimo a Bhoéme da te kanawa pelas mesmas ra´~oes e.... so on.... so on....
J. Ildefonso.
Na próxima semana vou pendurar-me no poster de 1 de Abril,irrelevante, onde o nosso Dissoluto diz que é verdade, para continuar esta sucessão de "tops".
Raul
Na lista dos mezzos falta a maravilhosa Lorraine Hunt Lieberson.
Qual ou quais o critérios usados para tal escolha? É importante que eles sejam estabelecidos, pois, caso contrário, fica uma escolha por demais subjetiva. Aliás, tal tipo de escolha tem sempre um certo grau de subjetividade, mesmo que critérios objetivos sejam traçados.
Música,
No idea :(
A lista acaba sendo mesmo subjetiva. Além disso, algumas cantoras são mais endeusadas do que merecem. Por exemplo, a Maria Callas foi excepcional, mas não foi versátil. Seu terreno eram as óperas italianas e algumas francesas, mas só do período romântico. Nada de barroco ou classicismo. Começou cantando Wagner, mas não levou adiante. Não abordou outros compositores alemães, como Richard Strauss, apesar de ser soprano dramático. Passou longe de Mozart. E o repertório não operístico (canções, oratórios, missas, etc.), pelo que sei, ela não abordou.
Melhor soprano do mundo hoje acho que é a sueca AnnLouice Lögdlund
A maior voz da ópera , tanto masculina e feminina ,seria Dame Joan Sutherland ! Quase nenhum cantor conseguiu chegar perto de sua voz , em termos de técnica e beleza ! " Heil La Stupenda " !
Enviar um comentário