sexta-feira, 16 de março de 2007

Narciso Hvorostovsky Triunfal

Dmitri Hvorostovsky, recital de 13 de Março de 2007, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian



Há longos anos que sigo a extraordinária carreira do barítono Hvorostovsky.
O intérprete siberiano tem tido um percurso algo sinuoso, com hesitações - Rossini -, logros - Mozart - e triunfos - Verdi e os conterrâneos russos, particularmente da linha romântica.

Dmitri Hvorostovsky, como tive ocasião de dizer, possui uma das mais esplêndidas vozes de barítono lírico que alguma vez escutei. Pouco tendo em comum com Fischer-Dieskau - mais afim com o recato -, Dmitri com ele partilha uma invulgar técnica, circunstância que lhes permite terminarem uma apresentação com a mesma frescura com que a haviam iniciado: sem sombra de fadiga, sem mácula, sem hesitações, nem fraquejos.

Desde há cerca de oito anos - depois do malogrado papel-titular de Don Giovanni que interpretou em Salzburgo -, Hvorostovsky tem vindo a trilhar uma carreira mais decidida: menos ambiciosa, mais centrada num repertório específico.
Verdi, Tchaikovsky, Mussorgsky, Glinka, Borodin e Rimsky-Korsakov, de entre os mais visíveis, vêm conquistando um espaço crescente na carreira do intérprete, com evidente mestria e brilho.

Cada vez mais, os grandes intérpretes da cena lírica mundial fazem apresentações em terras lusas, na plenitude das suas carreiras. Tal foi o caso de Dmitri Hvorostovsky, cuja voz parece ter atingido o seu apogeu.

Embora não seja particularmente grande, a voz deste cantor goza de uma invulgar projecção, propagando-se sem esforço algum. Se o timbre é belo e aristocrático, pleno de virilidade e robustez, a técnica é olímpica, apoiando decididamente os graves, sustentando com brilho hercúleo os agudos.
Sem a mais discreta nota de esforço, sem estridência, nem acrobacias de mau gosto.
É obra, digo-vos!

Hvorostovsky tem, contudo, um indisfarçável calcanhar-de-Aquiles: a vaidade, que o trai, invariavelmente, ditando maneirismos - a mímica de macho (por exemplo, nem sempre consentânea com a tonalidade dos textos), os arrebates, as tiradas histriónicas despropositadas, etc.

Os grandes como tu, caro Dmitri, enfatizam a palavra e a melodia, servindo-as com humildade; dão vida, sentido e brilho à obra, não a ofuscando com a figura!

No essencial, o recital centrou-se no repertório russo, particularmente no romantismo - , Tchaikovsky, Mussorgsky, Glinka e Dargomizhsky - e nas extensões mais contemporâneas do mesmo movimento - Rachmaninov e Medtner.

São conhecidas as afinidades do romantismo com a lógica depressiva, cuja psicologia se enlaça estreitamente com masoquismo, perda e idealização. A poesia romântica expressa o vivido depressivo, recorrendo a uma simbólica não muito diversificada, que reenvia, o mor das vezes, à noite, ocaso, crepúsculo, trevas e finitude, para citar as mais recorrentes.

Ora, do meu ponto de vista, Hvorostovsky revelou dificuldades interpretativas na expressão desta dinâmica ditada pela ansiedade de perda, respondendo paradoxalmente à solicitação dos textos! Por exemplo, onde Tchaikovsky convoca tristeza e finitude, o intérprete responde com pujança e tenacidade, bordejando a bravura!

Arrisco considerar que o cantor se socorreu primordialmente de mecanismos de defesa maníacos, expressando a depressão sob a capa da euforia...

Ainda assim, considerei particularmente feliz a sua leitura das Canções e Danças da Morte, de Mussorgsky, ciclo marcado pela vertente mais macabra da morte, onde a necrofilía e a perversidade se expandem, afirmando-se o triunfo da pulsão de morte!

Neste capítulo, que para mim constituiu o ponto alto do recital, Dmitri Hvorostovsky foi tremendo, ilustrando com indesmentível genialidade a substância da poesia: pura necrofilia vocal e artística, eivada de malícia, onde o horror e a brutalidade dilacerante se afirmam! Arrepiante...

Caso o fiel e paciente leitor pretenda uma amostra deste ciclo - embora em versão orquestral, que ainda me agrada mais - , interpretado pelo barítono Hvorostovsky, despudoradamente remeto-o para este artigo!

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