quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Mozart & Harnoncourt

No que à lírica mozartiana diz respeito, raramente Nikolaus Harnoncourt me fascinou.

Em boa verdade, passa-se bem sem a sua Trilogia (apesar de Don Giovanni contar com aspectos mais do que relevantes, como em tempos aqui tive ocasião de dizer).

Desta feita, na bela Salle Pleyel, reinaugurada recentemente, La Betulia liberata - única peça de oratório escrita pelo punho de Mozart -, o maestro holandês transcendeu-se, segundo
aqui se diz.

Na citada notícia faz-se referência a Mitridate, Re di Ponto, peça contemporânea do mencionado oratório.

Convido o paciente leitor a entregar-se a Mitridate, preferencialmente na leitura de Rousset (DECCA).

Depois dir-me-ão!

5 comentários:

Anónimo disse...

O referido Mitridate pareçe-me uma excelente opera tal como o Lucio Silla obra juvenil também muito negligenciada. Pelo menos a mim que me sinto perfeitamente contente com a dramartugia barroca e com a sucessão recitativo/aria.
É excelente a gravação do Rousset com uma direcção primorosa e um elenco suberbo. O protagonista (Sabbatini) supera com desenvoltura o seu dificil papel e dá especial prazer ouvir a Bartoli/Dessay em dueto. Exemplo duma gravação plenamente conseguida resultado duma longa preparação através de recitas em forma de concerto com o mesmo elenco.

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Durante anos quis comprar esta ópera e só estava disponível a edição da Philips integrada na edição completa de Mozart por ocasião do centenário (1991). Tive de devolver, pois o primeiro CD tinha outra coisa gravada. Havia um erro da Philips. Finalmente adquiri o Dvd com o Bruce Ford a partir de um espectáculo do Covent Garden. A prestação de todo o elenco é excelente e a ópera em si, embora
seja, como o João Ildefonso diz, uma sucessão de recitativos e de árias, é para o meu gosto mais agradável do que as óperas de Haendel.
Raul Andrade Pissarra

Anónimo disse...

Eu como sou neurotico por convicção e religião sinto-me muito satisfeito com uma certa previsibilidade por isso a formula recitativo/aria assenta-me como uma luva:-))
Guardo as emoções do imprevisto pra a ornamentação do "da capo" E "dal segno".... de vez em quando um rondo tambémestá bem....

J. Ildefonso.

Il Dissoluto Punito disse...

João,

Talvez não te recordes, mas se comprei esta gravação, foi graças à tua "ajuda" (leia-se preço especial). Eu acabara de assistir a uma récita da citada ópera, com um elenco muito semelhante ao da gravação. Estava em estado de graça!

Anónimo disse...

Querido João.
Li repetidamente o mail sem perceber que me era destinado! Devem ter passado uns 10 anos que nos conhecemos e já quase me esquecia desta minha antiga profissão que me era tão gratificante! Sim ás vezes podia criar umas certas "ajudas" a quem era merecedor dessas atenções:-) Bons velhos tempos...

J. Ildefonso.