terça-feira, 2 de janeiro de 2007

NAXOS - Novidades, Janeiro 2007

As reedições NAXOS continuam a dar que falar!

Para o mês corrente, nada mais, nada menos do que uma colectânea de Lauritz Melchior e dois integrais da dupla Callas / Serafin: Aïda e Rigoletto.



A não perder!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Lauritz Melchior, como todos sabem, foi o melhor cantor wagneriano do século XX, aliando ao seu "heldentenor" uma beleza tímbrica única que poderíamos dizer que era um tenor wagneriano co a beleza da voz italiana. Um recital de ópera italiana por este genial intérprete não só será uma curiosidade como certamente uma aposta. Eu nunca o ouvi neste reportério, mas de certeza que quero ouvi-lo.
A Callas na Aida ? Ouvir a Callas é sempre um desafio, mas nesta ópera há muitas que lhe levam a dianteira. A gravação tem, no entanto, um momento que não tem rival em toda a discografia: o dueto pai e filha, onde à genialidade de Tito Gobbi se junta a soprano-dramático da Callas num trecho talhado para a sua voz.
Do Rigoleto em questão só se pode usar superlativos: Gobbi, Callas e di Stefano são perfeitos. A interpretação da Callas é uma lição genial de uma interpretação cénico-vocal.A gravação tem apenas uma rival no mercado: Kubelik: Fischer-Diskau, Scotto, Bergonzi. A discografia básica deve ter as duas.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

A Aïda da Callas é óptima, embora haja outras discograficamente mais famosas... Quanto ao Rigoletto do Kubelik, sendo bom, no que à Gilda concerne, face à Callas, não leva a melhor (estou certo de que quase todos discordarão de mim!!!)

Anónimo disse...

João,
Tudo o que diz em nada põe em causa o que eu digo, pois que intérprete por intérprete apenas a direcção do Kubelik é que é superior à do grande Tulio Serafim.
Raul

Jorge Guimarães Silva disse...

Desculpem "meter o bedelho", mas o que é bom na Naxos é o preço dos discos. Boa música a 5 ou 6 euros e a qualidade sonora é bem acima da média (alguns registos são excelentes).
quanto aos interpretes todos temos perferência por um ou outro e é muitas vezes difícil dizer que este ou aquele é melhor, são, talvez, diferentes, mas excelentes.

Anónimo disse...

A Callas foi determinante ao retirar a Gilda do estereotipo do soprano ligeiro. A pobre rapariga ingénua e inocente semi-retardada mental quando a Gilda se mostra determinada e capaz de arcar com as consequências das suas acções e inclusive ser capaz de alguma perfidia e premeditação.
Aliás também vocalmente me pareçe que o papel seja mais adequado a um timbre lirico do que ligeiro. Penso na Callas e obviamente também na Scotto, Sutherland e mais recentemente na Vaduva.

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Semi-retardada mental !!! João Ildefonso, não acha que é exagerar a nota ? Ingénua, muito ingénua, mas não mais do que isso. E perfídia !!! Onde está?
Raul

Anónimo disse...

Eu acho que a Gilda a partir do momento que conheçe o Duque se mostra manipuladora ou pelo menos dissimulada. Enfrenta as consequências dos seus actos com valentia e demonstra alguma perfídia nas suas decisões finais.
O Rául conheçe o d.v.d. do Rigoletto do Convent Garden com o Gavanelli e a Schaffer? Eu gosto muito e apresenta uma leitura semelhante à minha.

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Continuo a pôr reservas a essa análise. Nela vejo um espírito de sacrifício, uma incredulidade, própria do despertar para a vida, como estivesse cheia de leituras de romances de amor.
Não conheço esse dvd e, por acaso, quando vi o Rigoletto no Met em 2000 foi com o Gavanelli, que achei um excelente Rigoletto.
Raul

Anónimo disse...

O Gavanelli é um pouco como o Bruson não é?
O Raúl viu o Bruson também?

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Vi e também no Rigoletto, além do Macbeth e em recital. A voz do Bruson era mais troante e escura. Ambas as presenças cénicas eram excelentes.
Raul

Anónimo disse...

Gostei muito do Gavanelli conheçi-o através duma gravação da Alzira com o Vargas. Opera desinteressante mas bom elenco. O Bruson conheço do Machbet, Rigoletto e Ernani e pareçe-me excelente. Gostava de ouvi-lo em Donizetti pois a sua voz e extraordinário legato pareçem-me especialmente adequados ao compositor. Infelizmente nunca encontrei uma gravação que me pareçesse boa aquisição. Sugestões:-)))?

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Dvd do Macbeth com a Zampieri. Ambos excelentes.
Um Baile de máscaras com o Pavarotti, a Margaret Price, a Christa Ludwig e a K. Battle, dirigidos pelo Solti, se não estou em erro. É uma das melhores gravações desta ópera.
O resto, em especial o Rigoletto, eu não recomendo.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Caro Jorge G. Silva,

É óbvio que um dos plus da NAXOS reside nos baixos preços!

Anónimo disse...

Comprei e ouvi o cd do Melchior e
não recomendo. Só vale pelas duas árias dos Palhaços, o que é pouco.
Raul