quinta-feira, 13 de julho de 2006

SPOTLIGHT (Deutsche Grammophon)

Prossegue a cruzada de uma das maiores major´s discográficas - a DG - no encalço da sobrevivência: mais artigos de fundo de catálogo reabilitados (ou, devo dizer, revitalizados?) ! - Caballé, Domingo, London, di Stefano e Vishnevskaya.
Mais detalhes, aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

João,
Destes cantores que enumerou quero fazer duas referências: uma é à russa Galina Vishnevskaya cuja voz me fascina. Eu além da clássica Lady Macbeth de M.....(não me lembro como escrever correctamente o nome e estou num aeroporto), tenho uma fabulosa Liu do Scala com a dupla Nilsson-Corelli. Conheço-a de outros registos (não óperas completas)e só posso dizer o melhor.
A outra referência é ao baixo-barítono canadiano George London. Muito apreciado pela crítica foi um cantor famoso fazendo gravações importantes. Eu confesso -- e faço mea culpa --, mas não aprecio a voz dele como usualmente o fazem. Tirando o seu Wotam do O Ouro do Reno do Solti e o Wotam da Valquíria do Leinsdorf , dispenso-o, incluindo o seu Scarpia junto da Tebaldi. Tem um timbre que eu qualificaria de "pastoso".
Raul

Anónimo disse...

Eu confesso tenho curiosidade no registro da Caballé:-)))

J. Ildefonso.

P.S. - Caro João estava de férias aquando do recital da Matilla. O que é que cantou?

Anónimo disse...

A gravação da Caballe deve corresponder a uma que eu tenho e que inclui também a Cena Final da Salome. Se assim for, e eu apostaria 99,9%, está tudo à altura da excepcional cantora.
Raul

Anónimo disse...

Caro Raúl.

Acho que não. Creio que caballé só gravou um recital para a D.G.. São exclusivamente arias francesas com o bónus do dueto com o Domingo na Manon Lescaut captado ao vivo numa gala.

J. Ildefonso:

Anónimo disse...

J. Ildefonso,
Mas se a Caballé só gravou um recital para a DG, então o meu, que é da DG, mas não tem DG na referência, e tem o número 431 103-2, é o quê ?. As árias em questão são a Balada do rei de Tule e ária das joias do Fausto, "O beau pays de la Turaine" d´Os Huguenotes, "Depuis le jour" da Louise, a ária da Micaela da Carmen e o "Je veux vivre" do Romeu e Julieta. Tudo isto é com a London New Phillarmonic Orchestra, dirigida por Reynald Giovanetti. A estas árias junta-se a Cena Final da Salome, dirigida pelo Bernstein, e o dueto da Manon Lescaut, com o Domingo e Levine / Met ao vivo. Não estaremos a falar da mesma coisa?
Raul

Anónimo disse...

Caro Rául.

Aparentemente o c.d. em questão inclui todas as faixas que referiu mais as arias da Mireille e Thais.
Povavelmente a edição que o Raúl possui não é a original e omitiram alguns arias e preencheram o espaço com a Salomé que se bem me lembro originalmente fazia parte dum c.d. que tinha também o Guiaurov no Mefistofeles do boito dirigido pelo Levine.
1 abraço.

J. Ildefonso.

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

Não conheço bem a voz da Galina, mas a do London... Compreendo o que diz dele; ainda assim, aprecio o Don Giovanni que gravou com o Klemper!