terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Fresquinho, fresquinho...

Acabadinho de sair!



ARRIGO BOITO
Prologue from »Mefistofele«
Nicolai Ghiaurov
Konzertvereinigung Wiener
Staatsopernchor
Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein
CD |A|D|D| 477 591-0 |G|OR|
+ R. Strauss: Scenes from
»Salome« · 5 Lieder
The Originals


Há alguns anos, depois de uma notável interpretação de Cheryl STUDER das Quatro Últimas Canções (Richard Strauss), questionei-a sobre a SALOME da sua vida, esperando de antemão que me indicasse, de imediato, Rysanek, Bork, Nilsson...

Pois a soprano norte-americana curvou-se diante da composição da Caballé!!! Perguntei-lhe se estava a brincar comigo, ao que reiterou a citada preferência, com maior veemência...

Pela minha parte, disse-lhe que A SALOME era ela, Studer, indubitavelmente!
A mais sensual, a mais perversa...

De entre as 10 Salome´s que compõem a minha discoteca, obviamente que a da Caballé é uma delas. Mentiria se dissesse que a considero obrigatória.

Não é que a DG acaba de publicar a cena final da mencionada ópera, com mais uns positos de lieder do mesmo Richard Strauss, interpretados por Montserrat Caballé???
E se vos disser que, o mesmo cd conta com excertos de Mefistofoles (Boito), por Ghiaurov???

Tudo, mesmo tudo, sob a sábia mão de Bernstein!

Depois, direi de minha justiça, não sem antes evitar que as expectativas cresçam em demasia...

PODE UMA BELCANTISTA INTERPRETAR STRAUSS?

5 comentários:

Anónimo disse...

João,
Esta Cena Final, penso eu, é uma reedição de uma das árias contidas num cd mais antigo da DG 431 103-2 intitulado Die Grosse Sttimmen Montserrat Caballé. O maestro é o Bernstein, não é ? Se´é essa gravação, é colossal.
O meu número de Salomés completas é mais modesto que o seu: a Nilsson, a Caballé e a Inge Borgk; em Laser, a Malfitano (nua na Dança e a voz "so so", com a Ryzanek na
Herodias; em dvd a conhecida récita da Malfitano no Covent Garden, muitíssimo superior em todos os aspectos: é aliás, uma grande récita para os outros cantores.
Tenho, também a Cena Final pela intérprete preferida de Strauss: Ljube Wellitch que põe a voz ao serviço de uma ingenuidade desflorada, ou seja, uma anti-Nilsson e Caballé.
Não conheço, infelizmente, a interpretação da Studer.
Já me esquecia: tenho a Price também na Cena Final em Laser em concerto. É um "must".
Raul

Anónimo disse...

João,
Grande esquecimento que, agora isolado, soará como uma forma de homenagem:
idolatro o Herodes de Gehrard Soltze na versão da Nilsson. Mais patético e histérico não conheço e tudo isto ao serviço de um exemplar "sprech gesang". Já o era no Mine do Siegfried da versão do Solti.
Raul
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

A gravação é essa mesma. Quanto a prestação da Caballé, so, so, as u say... Vibrato a mais, para o meu gosto. A da RCA (completa) é bem melhor.

A da Malfitano - que tenho em cd e dvd - é notável, sobretudo pela interpretação e pelo maior dos Hérodes: Keneth Riegel.

Se não me engano, a Heroidias é a Hanna Schwark (em cd) e a imensa Anjia Silia (em dvd). A Rysanek é a Herodias da gravação do Sinopoli, com a Studer, que é a minha predilecta, como bem sabe!

Experimente a Salome da Rysanek, da RCA, live from Vienna!

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

Pois... a Salome da Nilsson é uma referência pelo masculino: Herodes e Solti, dado que a Nilsson mais parece um camião sonoro! Adoro-a, mas falta-lhe sensualidade...

Anónimo disse...

Completamente da acordo. Há camião sonoro na Nilsson e falta de sensualidade. Era impossível naquela valquíria. A Nilsson é, sim, a Elektra. Mas a gravação no seu conjunto, não o detalhe deste e doutro intérprete, é um consolo para o nosso ouvir.
Raul