Acabadinho de sair!
ARRIGO BOITO
Prologue from »Mefistofele«
Nicolai Ghiaurov
Konzertvereinigung Wiener
Staatsopernchor
Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein
CD |A|D|D| 477 591-0 |G|OR|
+ R. Strauss: Scenes from
»Salome« · 5 Lieder
The Originals
Há alguns anos, depois de uma notável interpretação de Cheryl STUDER das Quatro Últimas Canções (Richard Strauss), questionei-a sobre a SALOME da sua vida, esperando de antemão que me indicasse, de imediato, Rysanek, Bork, Nilsson...
Pois a soprano norte-americana curvou-se diante da composição da Caballé!!! Perguntei-lhe se estava a brincar comigo, ao que reiterou a citada preferência, com maior veemência...
Pela minha parte, disse-lhe que A SALOME era ela, Studer, indubitavelmente!
A mais sensual, a mais perversa...
De entre as 10 Salome´s que compõem a minha discoteca, obviamente que a da Caballé é uma delas. Mentiria se dissesse que a considero obrigatória.
Não é que a DG acaba de publicar a cena final da mencionada ópera, com mais uns positos de lieder do mesmo Richard Strauss, interpretados por Montserrat Caballé???
E se vos disser que, o mesmo cd conta com excertos de Mefistofoles (Boito), por Ghiaurov???
Tudo, mesmo tudo, sob a sábia mão de Bernstein!
Depois, direi de minha justiça, não sem antes evitar que as expectativas cresçam em demasia...
PODE UMA BELCANTISTA INTERPRETAR STRAUSS?
ARRIGO BOITO
Prologue from »Mefistofele«
Nicolai Ghiaurov
Konzertvereinigung Wiener
Staatsopernchor
Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein
CD |A|D|D| 477 591-0 |G|OR|
+ R. Strauss: Scenes from
»Salome« · 5 Lieder
The Originals
Há alguns anos, depois de uma notável interpretação de Cheryl STUDER das Quatro Últimas Canções (Richard Strauss), questionei-a sobre a SALOME da sua vida, esperando de antemão que me indicasse, de imediato, Rysanek, Bork, Nilsson...
Pois a soprano norte-americana curvou-se diante da composição da Caballé!!! Perguntei-lhe se estava a brincar comigo, ao que reiterou a citada preferência, com maior veemência...
Pela minha parte, disse-lhe que A SALOME era ela, Studer, indubitavelmente!
A mais sensual, a mais perversa...
De entre as 10 Salome´s que compõem a minha discoteca, obviamente que a da Caballé é uma delas. Mentiria se dissesse que a considero obrigatória.
Não é que a DG acaba de publicar a cena final da mencionada ópera, com mais uns positos de lieder do mesmo Richard Strauss, interpretados por Montserrat Caballé???
E se vos disser que, o mesmo cd conta com excertos de Mefistofoles (Boito), por Ghiaurov???
Tudo, mesmo tudo, sob a sábia mão de Bernstein!
Depois, direi de minha justiça, não sem antes evitar que as expectativas cresçam em demasia...
PODE UMA BELCANTISTA INTERPRETAR STRAUSS?
5 comentários:
João,
Esta Cena Final, penso eu, é uma reedição de uma das árias contidas num cd mais antigo da DG 431 103-2 intitulado Die Grosse Sttimmen Montserrat Caballé. O maestro é o Bernstein, não é ? Se´é essa gravação, é colossal.
O meu número de Salomés completas é mais modesto que o seu: a Nilsson, a Caballé e a Inge Borgk; em Laser, a Malfitano (nua na Dança e a voz "so so", com a Ryzanek na
Herodias; em dvd a conhecida récita da Malfitano no Covent Garden, muitíssimo superior em todos os aspectos: é aliás, uma grande récita para os outros cantores.
Tenho, também a Cena Final pela intérprete preferida de Strauss: Ljube Wellitch que põe a voz ao serviço de uma ingenuidade desflorada, ou seja, uma anti-Nilsson e Caballé.
Não conheço, infelizmente, a interpretação da Studer.
Já me esquecia: tenho a Price também na Cena Final em Laser em concerto. É um "must".
Raul
João,
Grande esquecimento que, agora isolado, soará como uma forma de homenagem:
idolatro o Herodes de Gehrard Soltze na versão da Nilsson. Mais patético e histérico não conheço e tudo isto ao serviço de um exemplar "sprech gesang". Já o era no Mine do Siegfried da versão do Solti.
Raul
Raul
Raul,
A gravação é essa mesma. Quanto a prestação da Caballé, so, so, as u say... Vibrato a mais, para o meu gosto. A da RCA (completa) é bem melhor.
A da Malfitano - que tenho em cd e dvd - é notável, sobretudo pela interpretação e pelo maior dos Hérodes: Keneth Riegel.
Se não me engano, a Heroidias é a Hanna Schwark (em cd) e a imensa Anjia Silia (em dvd). A Rysanek é a Herodias da gravação do Sinopoli, com a Studer, que é a minha predilecta, como bem sabe!
Experimente a Salome da Rysanek, da RCA, live from Vienna!
Raul,
Pois... a Salome da Nilsson é uma referência pelo masculino: Herodes e Solti, dado que a Nilsson mais parece um camião sonoro! Adoro-a, mas falta-lhe sensualidade...
Completamente da acordo. Há camião sonoro na Nilsson e falta de sensualidade. Era impossível naquela valquíria. A Nilsson é, sim, a Elektra. Mas a gravação no seu conjunto, não o detalhe deste e doutro intérprete, é um consolo para o nosso ouvir.
Raul
Enviar um comentário