(DECCA 289 455 981-2)
Comprei este monumental disco há anos, em NY... Receio bem que, um dia deste, o dito disco cesse de tocar, por excesso de leitura !
A propósito do repto que César Viana - do agradável e inteligente bajja - lança, ao divulgar a sua lista de cd´s a levar para uma ilha, ocorreu-me referir este imperdível registo.
Apesar de ser muito chic menosprezar as divas - Gheorghiu, Fleming e a própria Callas, mesmo nos seus tempos de glória (mid-50), etc. -, ignorar o talento da Bartoli é quase grotesco !
Este recital, gravado ao vivo, em Vicenza, em 1998, destaca-se pela ousadia do repertório - barroco, clássico, romântico - e pelo inigualável virtuosimo !
Se é verdade que, no território interpretativo, a Bartoli dá cartas, sobretudo, no domínio buffo, falar dela, apenas, como uma Rosina, Angelina ou demais heroínas belcantistas rossinianas é, acima de tudo, muito limitativo !
Live in Italy é de uma ousadia heróica, sem precedentes... e sem rede, pois não foi alvo de intervenções técnicas que o aperfeiçoassem !
Destaque para a única ária de Vivaldi que o disco contém, de seu nome Agitata da due venti... se conseguirem respirar...
Quando penso no Belo e no Perfeito, ocorre-me sempre esta interpretação de Vivaldi !
3 comentários:
Também tenho a versão deste monumental recital, em DVD ! Sei bem do que fala !
Quanto ao segundo cd dedicado a Mozart, nem falo disso ! É um portento ! A plasticidade das suas múltiplas encarnações é impressionante ! Este registo tem a mais fantástica Fiordiligi que conheço !
agora devo tar no meio de
mel, ó manos.
ehehehej
Ana, és tu ?
Enviar um comentário