quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Luto & Lírica: Leopold SIMONEAU (1916 - 2006)



Ainda não refeitos das recentes perdas líricas - Corelli, Dimitrova, Capucilli, Nilsson, Moffo e Schwarzkopf -, eis que perece
o maior e mais elegante tenor mozartiano dos anos 1950 - 1960, Léopold Simoneau, aos 90 anos de idade, como aqui se pode ler.

A título de curiosidade - e como sugestão, se assim bem o entender -, Simoneau eternizou um Don Ottavio inigualável, de uma elegância melódica absolutamente extraordinária, que desencadeou uma estrondosa ovação (sobretudo no final do Il mio tesoro) em Salzburgo, em 1956, como atesta esta récita de Don Giovanni (por sinal, uma das minhas predilectas interpretações da ópera homónima!)

O tenor canadiano deixou-nos, também, um notável Ferrando, ladeado pela imensa Schwarzkopf, sob a meticulosa batuta - na época... - de Von Karajan.



Escutá-lo, nestas maravilhosas interpretações, é a mais genuína forma de perpetuar o seu talento.

Boas audições!

Paz à Alma de Simoneau.

ps os mais curiosos podem ainda adquirir esta colectânea, bem mais eclética do que as mozartianas recomendações aqui propostas, onde o tenor se encontra ladeado pela mulher, Pierrette Alarie, soprano ligeiro. É que, para mim, Léopold Simoneau era O tenor mozartiano...

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Disse-me um passarinho... ou Promessas da EMI CLASSICS



A razão de ser deste post prende-se com a preciosidade do artigo em questão, que brilhará - certamente - por ser inusitado!

Nos anos 1960, pelas sábias mãos de Klemper e Bohm, a grande mezzo Christa Ludwig interpretou, em estúdio e em cena (vide, respectivamente, Fidelio e Der Rosenkavalier), alguns papéis de soprano, com um sucesso tremendo.

Este registo, que a EMI ora inclui, no âmbito da colecção Great Recordings of The Century, constitui um "plus", na linha do que afirmámos, pois Ludwig apropria um repertório habitualmente atribuído a sopranos - Wesendonck Lieder, Isoldes Liebestod (Trsitan und Isolde), além da grande ária de Leonora (Fidelio).

Anos mais tarde, desde a década de 1970, fixou-se definitivamente no registo mezzo, fazendo aqui e ali incursões no domínio soprano, incursões essas habituais nas cantoras do seu registo - Donna Elvira, de Don Giovanni, por exemplo.

Now, Something Really Different!

A 8 de Setembro, no Coliseu de Lisboa, escutarei a mais sensual voz brasileira da actualidade...



segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Abbado & Lucerna

As festividades musicais prosseguem, um pouco por toda a Europa, muito além de Pésaro, Bayreuth, Glyndbourne e Salzburgo!

Segundo pude ler, "Aucun festival ne peut s'enorgueillir d'un tel programme".

Cólon & Buenos Aires

Entrementes, com uma infinita paciência, Dissoluto Punito aguarda o restabelecimento - ou deverei dizer convalescença? - d´A Cena Lírica Sul-americana.

Aguardo, pois, mi Buenos Aires Querida, que recuperes o que de melhor há em ti, para além da aura borgeana, claro está!

nota de rodapé: a paciência do melómano pode ser infinita, como a do analista - sem memória e sem desejo, como diria W. Bion.

domingo, 20 de agosto de 2006

(uma vez mais) Don Giovanni & Jacobs

Segundo consta, o Don Giovanni de Jacobs - em Innsbruck - conta com algumas fragilidades (sobretudo vocais)! A escolha de cantores barrocos para interpretarem um repertório clássico, pode não ser uma grande opção, ao que parece!!!

sábado, 19 de agosto de 2006

Schwarzkopf: An die Musik (Schubert)

Schwarzkopf: Der Rosenkavalier (Richard Strauss) III



Die Marchellin, Ich hab ihn nicht einmal gekusst
(Viena, 1961)

Schwarzkopf: Der Rosenkavalier (Richard Strauss) II




Die Marchellin & Octavian (Sena Jurinac), Die Zeit, die ist ein sonderber Ding
(Viena, 1961)

Schwarzkopf: Der Rosenkavalier (Richard Strauss) I



Die Marschallin, Da geht er hin
(Viena, 1961)

Schwarzkopf: Morgen (Richard Strauss)

Schwarzkopf´s Interview


Este será o primeiro de vários posts consagrados a Elisabeth Schwarzkopf, o maior soprano lírico mozartiano e straussiano do século XX.

Nesta entrevista, entre outras coisas, percebemos que Furtwangler foi o seu maestro de eleição. A escolha em nada me surpreende, devo acrescentar!

(ainda) Don Giovanni & Jacobs...

Esqueci-me de acrescentar que o post passado teve início a propósito do Don Giovanni que Jacobs dirige na edição de 2006 do Festival de Innsbruck!

Para os interessados nos solistas que Jacobs escolheu para a gravação áudio da mesma ópera, recomendo a leitura do último parágrafo desta notícia, pois há novas interessantes!

Don Giovanni & Jacobs

Uma nova interpretação de Don Giovanni torna-se notícia quando o seu mentor é... René Jacobs.

O maestro belga levanta a ponta do véu, nesta entrevista, onde disserta sobre as duas versões da ópera, num tom algo sobranceiro.


Para já, ficamos a saber que Simon Keenlyside interpretará a figura de Il Dissoluto Punito.

Se é verdade que Keenlyside possui todos os requisitos cénicos e físicos para encarnar o Don - dado ser senhor de uma esbelta figura -, a verdade é que vocalmente lhe falta algum charme (vide Abbado - DG -, onde Terfel sobressai como Leporello).


Ainda assim, acho que Jacobs sabe muito bem o que faz, inclusive em territórios mozartianos, disso mesmo sendo prova as suas leituras de Cosi e Le Nozze, para não mencionar a recentíssima Clemenza!

Ver-se-á, no Outono de 2007!

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Die Walkure, Acto III (final) - ROH Covent Garden, 2005


Looking for Wotan? Ei-lo, esplendoroso!
Para assistir de pé, dado tratar-se de um momento solene!

Assim foi, em Covent Garden, na passada temporada.

Ele há pessoas com sorte!

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Walter, Toscanini, Salzburgo & 1937, annus magnificus

Em 1937, em Salzburgo, Walter e Toscanini, respectivamente, dirigiram duas soberbas interpretações de Le Nozze di Figaro e Die Meistersinger von Nurnberg. A ANDANTE disponibiliza ambas as interpretações, que se destinam à grande burguesia, dados os avultados preços das mesmas!

Dissoluto Punito, homem de posses modestas, aproveitou os saldos da FNAC, adquirindo ambas as gravações, a preços bem interessantes ;-)

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

O Anel de Diamantes

Embora sem conhecimento de causa, pelas minhas últimas leituras, o melhor Anel da história está a ser editado pela Testament!
Apenas para os mais afortunados, dado o despudor do preço de cada uma das secções da tetralogia - cerca de 70 euros, each!
Claro está que já iniciei as minhas hipotecas!





Disse-me um passarinho...

... que para breve, muito em breve, a DG revitalizará alguns tesouros, entre os quais figuram a derradeira Elektra da Nilsson (com a sumptuosa Ryzanek) e um Don Giovanni, com Milnes no papel titular.





Já no capítulo das novidades, annus mozartianus oblige, Rattle & Kozená (leia-se, marido e mulher) gravam árias de ópera e concerto de Mozart; segundo a Gramophone, este cd é imperdível!



Ver-se-á...

sábado, 12 de agosto de 2006

breathtaking...

Perdoe-me o fiel leitor, mas a carne também tem o seu espaço, neste blog!

Anna Netrebko, por acaso, é cantora lírica. Por acaso, roça a mediania.
Não sei se por casualidade, a sua beleza é incandescente...