quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RIP Montserrat Figueras & Sena Jurinac



A 23 de Novembro de 2011, dois ilustres sopranos - Montserrat Figueras e a operática Sena Jurinac - juntam-se aos eternos...

Paz às suas almas.

11 comentários:

blogger disse...

Não conhecia a Sena.

João, qual é para ti os papeis em que ela mais se destacou e em que vale apena começar para a conhecer?

Mr. LG, el Mister disse...

Der Komponist- Ariadne auf Naxos - Karl Bohm Festival de Salzburgo, anos 60. DVD da TDK - se o achar...
Octavian - Der Rosenkavalier - Erich Kleiber Wiener Philarmoniker 1954, Naxos Historical. Versão em Video- Karajan Salzburgo1961 - infelizmente ainda não em DVD oficial e de boa qualidade :-(
Leonore do Fidelio com Vickers e Klemperer no fosso de orquestra, Royal Opera House 1961, 62... Cds da Testament Records (que são caríssimos, infelizmente :-( )
São os meus palpites, Blogger.
Peço desculpa ao nosso Dissoluto, porque me intrometi no meio da vossa conversa. Sorry! ;-))
See Ya
LG

P.S. Atenção, Dissoluto: Don Giovanni - Live from Alla Scala, abertura da temporada 11-12, no Canal Arte, dia 7 de Dezembro pelas 19:15. Se quiser dar uma espreitadela daquilo que lhe vai ficar reservado ao vivo, já sabe, é aproveitar. ;-)

Hugo Santos disse...

Caro blogger,

permita-me responder à sua questão. Do reportório mozartiano aconselharia o seu Cherubino, a Condessa, as "prime donne" do Don Giovanni, a Fiordiligi do Così, bem como a Elektra do Idomeneo. De Beethoven, a Leonora, pese embora a sua assunção do papel de Marzelline seja considerada superior. Em Puccini, Tosca e Butterfly. Da galeria verdiana, sobressai a sua estupenda Elisabetta di Valois. Relativamente ao reportório straussiano, destaca-se o Octavian e o Compositor da Ariadne auf Naxos. Evocaria, igualmente, a sua Tatyana do Eugene Onegin.

Raul disse...

Caro Hugo Santos,
Grande muito grande cantora. Subscrevo o que diz, embora pensa que no Idomeneu é mais Ilia do que Elektra. No compositor da Ariadna é a rival da Seefried, nas duas Donas do Don Giovanni está entre as grandes do século, enfim uma grande Elisabeth de Valois, uma excepcional intérprete das Quatro Últimas Canções, uma grande Leonore e Marzellina. Eu fui criado com o Don Giovanni do Fricsay, onde Sena Jurinac faz uma Dona Anna modelar.
Caro Blogger, é de conhecer o Mozart e o Strauss desta grande cantora.

Hugo Santos disse...

Caro Raul,

tal como refere, naqueles idos de 50, o superior nível artístico de dois Compositores sobressaia: Jurinac e Seefried.

No que respeita ao Idomeneo, penitencio-me pelo lapso involuntário. De facto, o papel de Ilia seria, indubitavelmente, o mais congenial ao instrumento de Jurinac, pese embora eu possua algures um registo "live" oriundo de Viena, datado de 1971, em que o soprano assume a personagem Elektra, enquanto a deleitável Lisa Della Casa, naquela que viria a ser a sua derradeira récita, se encarrega de Ilia.

J. Ildefonso. disse...

A Jurinac é uma das minhas cantoras favoritas e vi referenciadas muitas gravações que não possuo e que gostaria de adquirir.
Era uma cantora exemplar sempre muito com um timbre belissimo e com uma grande capacidade de dar uma dimensão altamente "credivel" aos seus personagens.
A Monserrat Figueras não é cantora que me impressione minimamente e acho que a Jurinac merecia um post excluivo.

blogger disse...

Obrigado pelas sugestões.Tenho andado pelo youtube a deliciar-me com a sua Elisabeta de Valois e com a sua madame butterffy.

De facto, Jurinac possui um timbre belissimo, uma grande emotividade na voz, sendo a mesma clara e quase cristalina. Estou muito satisfeito com esta descoberta. Agora vou ouvi-la nas 4 ultimas cançoes.

Hugo Santos disse...

Na minha óptica, Jurinac inclui-se naquele conjunto de sopranos líricos e lirico-spinto característicos da escola germânica, mormente, Schwarzkopf, Seefried, Della Casa e Grummer, caracterizado pelo timbre luminoso e o culto de uma palpável elegância e expressividade no fraseado.

Raul disse...

Caro Hugo Santos,
(Em teclado ingles)
Eu nao punha a Grummer nesse grupo. A Grummer tinha uma " lagrima na voz" mais comum com Soderstrom, a Schwarzkopf tinha uma voz unica e a Della Casa e a Seefried, essas sim agrupa-las-ia com a Jurinac. Faco esta divisao a partir do meu "sentir".

Hugo Santos disse...

Caro Raul,

a tipologia vocal será, grosso modo, análoga, o timbre detido por cada uma das intérpretes citadas encerra características, intrinsecamente, distintivas.

Raul disse...

Sim, caro Hugo, todas cantaram a Marechala e poderiam cantar todo o Mozart das Donas, Cosi e Pamina, a Ariadne e a Elsa e Eva de Wagner. Puccini so para algumas, mas penso que todas cantariam a Desdemona, incluindo a Schwarzkopf, o que seria uma curiosidade e quem sabe uma "perola".