quinta-feira, 21 de abril de 2011

Renata Tosca?



(Renata Tebaldi como protagonisa de Tosca)


E agora, com espírito de férias, lanço-me à famigerada Tosca de La Tebaldi.


Todos sabem das minhas reservas, relativamente ao talento de Renata Tebaldi.


Esta noite, tiram-se as teimas: ombreará a Floria de Tebaldi com a d'A Callas? E com a de Malfitano - umas das minhas eleitas?


Veremos...

4 comentários:

Raul disse...

Famigirada!!! Quando apareceu no mercado, a crítica mundial foi unânime em considerar a suprema intérprete de Puccini uma das maiores Toscas de sempre, mas houve sempre "iluminados" e adeptos da "contra-corrente". Amigo dissoluto, estarei aqui atento ao que disser do maravilhoso soprano. Isto é já um aviso :)

portasabertascadeirasaosoco disse...

Agora que a noite está a terminar,espero que a Tebaldi tenha ganho nem que fosse aos pontos,é que eu estou a ficar um adepto dela.Acho tão bonito quando ela diz " il precio ? " ou coisa parecida,que grande pinta,a Price não pronuncia assim,com aquela graça,aquela formosura :) eu diria mesmo que a Tebaldi é muito sexy!estou cá um comentador de se lhe tirar o chapéu :)

Raul disse...

Caro Portas,
Ouça "il prezzo" pela Callas e depois ficará colado à cadeira. A Tebaldi cultiva sempre o "hedonismo" da voz, sacrificando o drama. A morte de Scarpia interpretado pela Callas é de arrepiar, sem paralelo em qualquer Tosca existente, mas o canto é genialmente sacrificado ao texto. A Tebaldi canta todas as frases desta passagem para que o som continue sempre belo, como água que destila. O drama sai através de pequenos escurecimentos da voz.

portasabertascadeirasaosoco disse...

Dissouluto,sim....."il prezzo",peço desculpa pela calinada,mas não é grave vinda de mim :) você deve ter razão,fala com tanto entusiasmo! ainda hei-de ouvir essa Callas e verei se me fala ao coração.
As comparações ás vezes são crueis e injustas até.Olhe eu adoro a Price e adoro a Tebaldi,numas áreas mais uma,noutras mais outra,mas ambas são divinais.Se tivesse de escolher uma,para já era a Tebaldi,toca-me mais,mas tem uma vantagem que não é nada desprezível,é que das duas únicas Toscas que possuo,a dela é a que tem melhor gravação,muitissimo boa mesmo e isso ajuda a gostar mais dela e da versão Pradelli em relação á versão do Karajan,cujo som é escuro e pouco detalhado,ao menos ouvido na minha aparelhagem musical.Tentei no cd portátil e foi igual.Na versão Pradelli o som é mais cristalino e as vozes saem com outra pujança,com outra vivacidade,pese embora o ligeiro ruído de fundo que o registo enferma.