segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril




Haverá mais bela, singela e pueríl imagem da data?

4 comentários:

Raul disse...

No dia 25 de Abril de 1974 eu era aspirante no RASP2 (antiga designação do Regimento da Serra do Pilar) em Vila Nova de Gaia. Na manhã desse dia fiz parte do grupo que ocupou a ponte Dom Luiz, mesmo às postas do quartel, só deixando passar as viaturas militares e para-militares que respondessem à senha estabecida para a operação que era "coragem " e "pela vitória". Depois e nos dias seguir fui "herói". Por quatro vezes em dois meses foi-me entregue, a mim e ao meu pelotão, a guarda das antigas instações da Pide na Rua do Heroísmo, completamente vandalizadas no seu interior nos dias imediatos. Para pôr em ordem toda aquela confusão foram chamadas as antigas escriturárias do local. Não foi fácil gerir a situação quando a população soube que lá dentro estavam mulheres que trabalharam na Pide e tudo isso aconteceu num desses quatro dias. No fim de Julho seguinte segui para Moçambique, integrado na minha companhia, onde no dia 14 de Agosto de 1974 sofremos uma emboscada de que resultaram dois mortos e três feridos, dois dos quais evacuados para a Metrópole.
De Moçambique saí, da cidade da Beira, no dia 14 de Junho de 1975 (véspera da independência) no barco Uíge, tendo chegado a Portugal três semanas depois. No caminho parámos em Luanda (que conheci em 1971), onde estava instalado o "estado de sítio". Mesmo assim andei na cidade depois da meia-noite.

J. Ildefonso. disse...

Abençoado Raul que sobreviveu para nos contar essa e outras historias.

portasabertascadeirasaosoco disse...

Raul,esteve mesmo no meio da história.Parabéns por chegar até hoje e nos contar.Olhe eu.....fui bem mais modesto,andava no ciclo preparatório e esse dia era o dia do passeio escolar :)) viemos todos embora,as camionetas não sairam e eu comi o farnel pelo caminho enquanto ía para casae quando cheguei ainda levei nas trombas por ter comido o farnel e não ter havido passeio :))) assim foi o meu 25 de Abril,bem documentado na capa do meu livro de história,onde de um modo revolucionário havia escrito o percurso do passeio e o preço,35 paus :))) ainda hoje tenho esse livro.

Hugo Santos disse...

Mais um testemunho precioso do "nosso" Raul. Bem-haja.