sábado, 11 de setembro de 2010

Soon...



53 comentários:

portasabertascadeirasaosoco disse...

Dissoluto,muito bom dia :) esse cd da etiqueta Marinski,compra-se em Portugal?

Il Dissoluto Punito disse...

Bom dia Portas,

Não faço ideia, mas duvido :( Talvez se encontre no El Corte Ing...

Mr. LG, el Mister disse...

Má sorte viver neste país onde a Música, dita, ERUDITA, é vista ou como cargo político ou como comércio a EXPLORAR "incautos" de gostos esquesitos como nós.
Ansioso espero por este Parsifal... num normal hipermercado da cultura... a que preço/ custo para as nossas bolsas... :-?
LG

Mr. LG El MIster disse...

Dissoluto,
se vir este SACD à venda, diga-me, se faz favor, onde o encontrou. É que, como já disse, também estou interessado em adquiri-lo.
Agradecia-lhe o obséquio.
LG

portasabertascadeirasaosoco disse...

Lg,descobri que este sacd 4 discos está á venda na net e custa á ronda de 35 euros.

portasabertascadeirasaosoco disse...

falo do Parsifal

Mr. Lg, el MIster disse...

Caro Portas,
Digo-o e repito-o: o meu Visa Card na Net…
NEVER!!

Antes pagar um bocado mais aos “exploradores” por este SACD do que pôr a circular (com segurança, meia segurança, segurança nenhuma, segurança toda) dados financeiros meus na Net. NEVER!!
Dissoluto, mais uma vez confio em informação sua assim que o vir à venda: diga-me onde e quando. ;-))

Dissoluto, mais uma vez o obséquio da sua atenção ou para quem queira ter pachorra e também participar nesta MINHA adivinha:
Adivinhe em quais três espectáculos eu estarei presente, todos eles ligados à Fundação Calouste Gulbenkian??...??... :-)
Não ficarei ofendido com ninguém e se ninguém ligar a este meu pequeno Post
LG

Vítor disse...

E quando Bychkov decidir gravar o Fal Parsi? ;-)
O seu Lohengrin é trepidante.

portasabertascadeirasaosoco disse...

Lg,está bem,eu,compreendo as suas preocupações,tenho uma amiga em Petersburg,mando vir pelo correio e você paga-me em money vivinho :)

mr. lg, el mister disse...

Ok, Portas.
Pode ser.
That will do, yes.
Mille Grazie pela atenção e gentileza.
Depois falamos ;-)
LG

Raul disse...

Só um poster de ópera este mês, amigo Dissoluto?!

portasabertascadeirasaosoco disse...

Bons dias a toda esta amável comunidade.
Se tivessem de aconselhar uma pessoa que nunca viu ópera ao vivo e que pouco ou nada dela percebe,qual delas seria a primeira escolha para uma primeira experiência?
obrigado a todos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Caro Portas,

A Flauta Mágica, de Mozart!

Anónimo disse...

Último comentário: José García Pimentel

Mr. Lg, el MIster disse...

Caro Portas
Se você num espectáculo teatral preferir mais, tender mais para uma veia cómica:
IL BARBIERE DI SIVIGLIA/ O BARBEIRO DE SEVILHA de Gioacchino Rossini, sem dúvida nenhuma.
Se você preferir mais, tender mais para uma veia trágica:
RIGOLETTO ou IL TROVATORE de Giuseppe Verdi, ao que ainda se lhe pode juntar a CARMEN de Georges Bizet.
Da minha parte, é o que eu lhe sugiro. :-)
LG

FanaticoUm disse...

Caro Portas,
à minha sugestão (se bem encenada, tocada e cantada) seria a Carmen de Bizet.

Raul disse...

Caro Portas,
Vou dizer-lhe por ordem as cinco primeiras óperas que vi:
Mme. Butterfly (com Renata Scotto)
Rigoletto (elenco português)
La Traviata (elenco português)
La Bohème (elenco português)
La Gioconda (com Carlo Bergonzi)

As óperas em questão foram por coincidência as minha trigésima sétima e trigésima oitava a ver.
Já vi oitenta óperas, algumas delas muitas vezes, como a Tosca (11) e o Rigoletto (7). Das mais célebras que nunca vi conta-se o Der Freichutz, O Tannhauser e a Cosi fan Tutti.

O meu conselho para as 5 primeiras óperas seria: Rigoletto, Trovador, Traviata, Mme Butterfly, Tosca.
Um abraço
Um abraço

Anónimo disse...

Impressionante que das várias sugestões só uma delas não haja ignorado Mozart. Seja o Don Giovanni e restante trilogia Da Ponte, seja a citada Flauta Mágica, não referir uma delas como ideal para a iniciação no mundo da ópera é como dizer a alguém que pretende iniciar-se no tennis para não começar por ver Roger Federer a jogar. Um absurdo.

Il Dissoluto Punito disse...

Portas,

Evidentemente, Don Giovanni, acima de tudo! Depois? Há mais... Tristan und Isolde, Otello, Le Nozze di Figaro, Don Carlo...

Luís Froes disse...

Caro Portas,

Don Giovanni (Mozart), Otello (Verdi) e Bodas de Fígaro (Mozart).

Cumprimentos,
Luís Froes

Raul disse...

Caro Portas,
Vê-se que as anteriores propostas ou não entenderam minimamente o que disse ou nem têm a mínima ideia de que é pedagogia. Então, perante alguém que se está iniciar na música eu vou pô-lo a ouvir o Tristão e Isolda!!! Talvez a intervenção do Rei Marak para começar. Ai! meu Dissoluto! Se calhar vou iniciar alguém no prazer da leitura em português dando-lhe Os Lusíadas!
Aliás todas as propostas anteriores afastaria qualquer potencial melómeno da ópera. É por isso é que aquelas pessoas que são vocacionadas para ensinar e as outras, tão válidas ou mais que as primeiras, mas que para ensinar, não.
Raul

Raul disse...

Acrescentando:
Esqueci-me de dizer que quando fui a primeira vez à opera tinha 13 anos e fui sozinho e nesse ano "papei" as três primeiras que enunciei. O meu primeiro Mozart (Don Giovanni com Tito Gobbi) tinha 20 anos e o primeiro Wagner (A Valquíria) tinha 21. Até lá foi tudo italiano e algum francês. Música, mesmo antes de ir pela primeira vez à ópera, ouvi-a na rádio (programa 2 da antiga Emissora Nacional, cuja programação lia antecipadamente no Diário de Notícias) ou num gira-discos nada sofisticado que lá casa compraram só para mim. O primeiro disco foi um de 45 rotações com o final da Traviata pela Callas e o Parigi, o Cara.

portasabertascadeirasaosoco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
portasabertascadeirasaosoco disse...

Estimado Raul e demais participantes,nosso timoneiro incluso,obrigado pela atenção ao meu pedido e obrigado pela sinceridade das vossas respostas,que,afinal provocaram algum torcicolo no Raul :)
Confesso,também me surpreendeu a sugestão de Tristao e Isolda,mas.....vocês é que são os catedráticos!na verdade,e do que pesquisei no youtube,parece coisa muito pesada para este benjamim da ópera :) creio que umas coisinhas mais leves,mais melódicas,mais acessíveis em termos de mensagem,e se calhar também mais curtas,estarão mais ao meu alcance.
Como alguns já sabem,a minha experiência quanto a ópera ao vivo é quase nula,"love for 3 oranges","tosca" e " traviata" feitas na provincia :) uns recitais de gente quase anónima e um grande recital com a Edita Gruberova,esse sim o ponto alto da minha breve caminhada,é tudo que tenho na pasta :( gostava e apetece-me,conhecer mais,descobrir mais e a reboque de bastantes cds que ultimamente tenho comprado,o bichinho começa a tornar-se grande e o desejo de ver uma grande ópra numa grande sala,num grande ambiente,começa a querer dizer de sua justiça.
Vai daí,estou metido num " sarilho" muito bom,que é o de escolher onde ir e o que ver por essa europa fora e á medida da minha algibeira nestes próximos meses.Acho que já mereço essa prenda e nada como perguntar a quem sabe,para não desperdiçar dinheiro á toa.
Até já e obrigado de novo.

Il Dissoluto Punito disse...

Caros,

Tristan, para iniciáticos, talvez não seja do melhor... Verdadeiramente, o que me falta é pedagogia, nem mais! Vou aqui ao lado, à Universidade Aberta, ver se faço uma formaçãozinha ;-D)D)D

Hugo Santos disse...

Procurando efectuar uma súmula das propostas aqui apresentadas, aconselharia Le Nozze di Figaro, Il Barbiere di Siviglia ou Rigoletto.

blogger disse...

Eu cá o meu inicio na opera foi com o I Lombardi. descobri lá por casa um cd com uma grvação com a Dimitrova e o Carreras, e ainda em criança, imaginava-me como maestro em frente daquela gente toda. Ainda hoje me arrepio ao ouvir o mostro d'aivero (perdoem-me se estiver mal escrito).

Mas sinceramente, creio que para dar os primeiro passos na coisa, nada como um Rigoletto, Turandot ou Nabucco. Uma Tosca também não será mal pensado, ou uma La Boheme. Se for ao vivo, é tudo isto sem qualquer duvida. se for em audio as tres primeiras.

A minha primeira opera ao vivo foi aqui há uns...3 anos, um Rigoletto mediocre do São Carlos. Desde entao ja fui 10 vezes à opera, tendo ouvido compositores italianos (Puccini, Verdi e Rossini), alemaes (Mozart), austriaco (Strauss), russo (Tchaikovsky), americano (Bernstein) e portugueses (Marcos Portugal e Keil). Franceses, que é bom, tá quieto. Espero corrigir essa gravissima falha esta temporada com a Carmen e uma possivel Cendrillon em Londres, se Deus quiser.

Não me falem em Wagner. Há de chegar o dia, até lá só salto entre o Lohengrin e o Tanhauser.

Mr. Lg, el MIster disse...

Caro Blogger,
Ainda não se iniciou em Herr Richard Wagner?
SHAME ON YOU! ;-D ;-D
Uma sugestão e opinião minha, para se iniciar no monstro sagrado e incontornável do género operático: WAGNER.
WAGNER CONHECE-SE E PERCORRE-SE CRONOLOGICAMENTE! Portanto, primeiro passo, primeira audição: “Der fliegende Holländer/ O Holandês Errante (Voador sempre me irritou e acho ridículo) / O Navio Fantasma”… Whatever. Depois é seguir caminho por aí adiante.
Se a iniciação for ***** stars, no Tristan você já sente qualquer coisa e o Parsifal substitui muita missa à qual uma pessoa já não está habituada a assistir :-D :-D
Deixamo-nos envolver por aquela torrente de sons do mais exaltante, excitante, inebriante que há…
Mas de certeza que vai emperrar no “Die Meistersinger von Nürnberg”/ Os Mestres Cantores de Nuremberga”. Esta sim, esta é que me levou tempo a deglutir :-)
Da minha parte, that´s all.
LG

Raul disse...

Caro Hugo Santos,
Na minha opinião Le Nozze di Figaro só o Voi che Sapete é para iniciados. O resto não é nada entusiasmante. Nós temos que nos abstrairmos de que estamos perante uma obra-prima, mas imagine o Porgi Amore.Como ele é "noioso".
Eu e os mais "pedagogos" temo-nos esquecidos de duas óperas óptimas para iniciados: a Norma e a Aida.
Sem dúvida que o Barbeiro de Sevilha ou a Lucia de Lammermoor são igualmente boas opções.

J. Ildefonso. disse...

Eu gosot muito mais das Bodas do que qualquer outra ópera do Mozart inclusive o D. Giovanni!

portasabertascadeirasaosoco disse...

caro Lg,Wagner quando ouço,mete-me um bocado de medo,não sei se ao vivo a coisa mudará de figura.Aqueles sons parecem que me engolem e me atrofiam,sinto-me um bocado asfixiado perante uma atmosfera tão esmagadora,parece que desapareço.

Luís Froes disse...

Caro Portas,

A primeira ópera a que assisti foi a Flauta Mágica! Esqueci-me de a referir, mas é claramente uma obra capaz de fazer qualquer um apaixonar-se por este género musical!

Luís Froes

Raul disse...

A revista Cd Classic em 2000, se não estou em erro, colheu a opinião de críticos e musicólogos para saber quais eram as "melhores" músicas do milénio e as Bodas de Fígaro figuravam em sexto. Eu discordo em absoluto e com a inclusão de outras músicas. A ordem era seguinte:
1. Paixão segundo São Mateus de Bach
2. Nona Sinfonia de Beethoven
3. Os Anel dos Nibelungos de Wagner
4. O Messias de Haendel
5. A Sagração de Primavera de Strawisnsky
6. As Bodas de Fígaro de Mozart
Eu nos seis primeiros só incluía os três primeiros. O Messias de Haendel (a revista era inglesa, claro), tirando o Aleluia é tão igual a tanta música barroca.

Hugo Santos disse...

Caro Mr.LG,

deixe-me dizer-lhe que constituo a negação do que afirma relativamente à fruição da lírica wagneriana. As primeiras óperas que escutei foram Parsifal e Tristan und Isolde. Só mais tarde me abeirei de títulos como Der Fliegende Hollander, Tannhauser ou Lohengrin.

Caro Raul,

percebo o que afirma, embora seja forçado a discordar. No seu conjunto, a obra é, musical e dramaticamente, exaltante, com uma profusão de tramas cuja intersecção contribui activamente para o dinamismo da mesma.

Raul disse...

Caro Hugo,
Eu em questões de ópera sou mais "prima la musica dopo la parola". Quero eu dizer, respondendo-lhe para me justificar, o facto do libreto ponteniano ser genial e a música do mesmo modo responder genialmente às várias linhas dramáticas -- nesse aspecto o Don Giovanni é a mais perfeita arquitectura que há, igual ao ideal de beleza do equilíbrio grego, qual Rei Édipo ou Pártenon --, eu vivo mais a situação dramática, mesmo num libreto de urdidura fraca, como por exemplo o sublime dueto Azucena-Manrico.
Relativamente a Wagner, eu comecei pela Valquíria e depois entraram umas mais cedo (O Ouro do Reno) do que outras (Os Mestres Cantores), mas o Tristão subiu a um lugar onde cada vez que o ouço gosto mais. Estas duas, a Valquíria e o Tristão, são as duas óperas de Wagner de que mais gosto.

blogger disse...

Mr LG

eu em Wagner já me iniciei e até ando a segui-lo mais ou menos cronologicamente. Lohengrin, tanhauser, o ciclo do anel e depois o Parsifal.

Do Lohengrin retenho um dos meus duetos de opera preferidos no inicio do segundo acto.

Do Tanhauser, retenho tudo. È uma das minhas óperas preferidas, e das de Wagner é sem duvida a nº 1.

Mas se me perguntar assim: "olha, lá, diz-me sem pensar uma opera que te apeteça ouvir agora!" E nenhuma de Wagner estaria na ponta da minha lingua.

Raul, relativamente ao "primo la musica, dopo la parola", percebo bem o que quer dizer, mas essa é talvez a razão porque tanto aprecio opera francesa. parece que existe mais espaço para contar uma história, as coisas parece que são ditas com maior naturalidade, veja-se o caso do Don Carlo e da Vespri Siciliani em frances e italiano. Enfim! impressões minhas!

portasabertascadeirasaosoco disse...

Vou divulgar um segredo,até agora a única ópera em cd que ouvi de uma ponta á outra sem sequer ir fazer um xixi,foi a Carmen,e é bem capaz de ter ajudado o perceber o que ouvia,julgo eu.Tenho um Das Rheingold,que não deve ser dos melhores,mas o máximo que consegui foram 15 minutos e já a sofrer :) guardei bem guardado na estante,lá terá o seu dia de glória com certeza.
Eu devo ter um grande handicap,julgo,herdei o hábito de ouvir musica a metro,quero dizer,pop songs durante muitos e felizes anos.Nesse sentido,para mim é mais intuitivo e imediato certas óperas que vivem de áreas famosas,é o que me parece,as quais funcionam para mim como canções,se me faço entender.Mas há que ter em conta,que falo de OUVIR MUSICA,o que é diferente de ver e ouvir e de sentir os cantores e músicos a respirarem.Foi por isso que pedi o vosso conselho.

Vítor disse...

Portasabertas: para arriscar uma resposta ao seu desafio, eu começaria pela 'Salomé' de Richard Strauss. É tão emocionante como qualquer bom thriller e a música transpira sensualidade. 'Hansel und Gretel' de Humperdinck também é muito amável à primeira audição. Mas tudo depende da interpretação. Há versões que devem desanimar qualquer neófito.

mr. lg, el mister disse...

Caro blogger,
Peço-lhe imensas desculpas, porque me precipitei. Na realidade você em Wagner já é iniciado, pelo que eu depreendo das suas palavras. O que eu retenho agora é que grande frequentador e believer a 100% de Wagner você não é. Por isso, a razão de ser do meu Post.
My most humble pardon, sir :-)

Portas,
Se me permite o Caro Portas e, quase tenho a certeza, que não se vai picar com aquilo que lhe vou dizer:
Quando você tiver tempo para pôr de parte um certo pavor seu chamado Wagner, just try (tente) “Tristan und Isolde”, IIº Acto, IIª Cena – no centro mesmo da obra. Estou a falar do Dueto de Amor ( dos Duetos de Amor ;-)) ) a partir da seguinte frase:”O sink hernieder,
Nacht der Liebe,
gib Vergessen,
dass ich lebe…” etc, etc, etc…
… e depois NÃO ME DIGA QUE ESTÁ ASFIXIADO NO MAU SENTIDO…!!!... ;-)

Caro Hugo Santos,
Salve. O seu périplo é digno, sim Sr. Para se entrar em Wagner também, quer queiramos quer não, depende-se muito do background cultural e instrutivo que um indivíduo tenha e/ou apresenta. Se já se dominam razoavelmente Mozart, Rossini, Beethoven, Weber, Donizetti, Verdi e até um certo Puccini, mais fácil é entrar em Wagner por Tristan, Meistersinger (Versão Karajan 70/71 EMI, atenção!) Der Ring ou Parsifal.
Só exprimi a minha opinião, caro Hugo, o que quer dizer que o seu périplo e opinião não sejam, por isso, menos válidos.
LG

blogger disse...

Caro Lg,

está perdoado mas que nao se torne a repetir! LOL

Ja agora, ainda relacionado a wagner, dê um salto ao meu blog e veja o que lá deixei :P

Mr. LG, el MIster disse...

Thanks, Blogger.
Girote o seu Blog "Ópera para Principiantes" :-))
Estive tentado a mandar umas bocas acerca do Rigoletto Mântua/ Mehta/Domingo/Raimondi/Grigolo, etc.
Hmmm... não sei... talvez... :-\
;-D :-)
LG

blogger disse...

lol obrigado. faça todos os comentarios que quiser.

Raul, já agora, quando adquirir o Le Roi de Lahore depois informe-me está bem?

Dissoluto,

vai à Dona Branca? e ao Cosi Fan tutti?

Il Dissoluto Punito disse...

Blogger,

À Dona Branca, recuso-me; quanto ao Così... por força dos meus afazeres profissionais, não dá :((( Depois, conte como foi o Così, ok?

portasabertascadeirasaosoco disse...

obrigado LG pela sua dica,vou tentar,mas quando comprar o Tristão,ainda acho muito caro.
Não tenha prurido,"pique" á vontade,isto demasiado polido também não tem graça nenhuma.

blogger disse...

Portas,

vamos ser práticos. e porque não ouvir a opera e depois decidir que a quer ou não comprar?

Faça como eu quando tenho duvidas ou receios e visite este blog:
http://sictransitoperamundi.blogspot.com/

tem lá tudo e mais alguma coisa. E depois, se gostar, compra. É uma pérola para os amantes de coisas raras como eu!

portasabertascadeirasaosoco disse...

bloger,boa dica,mas....já comprei a Carmen e esta será a minha escolha,vai lá estar o Kaufman e eu gostava de o ver,a seguir atiro-me á Isolda lá para o próximo verão com o subsídio de férias,caso não mo retirem :)

portasabertascadeirasaosoco disse...

Para já não compro mais cds,este ano imagine só onde derreti a massa:
- decca -caixa das operas completas de mozart
-carmen
-rigoleto
-norma
-don giovanni
-das rheingold
-la traviata
-il barbiere di siviglia
- 3 cds da anna netrebko,ahhh por acaso esses foram oferecidos :)
-a 6ª e a 7ª de beethoven
-a caixa da obra dos Beatles-não é ópera mas merecia esta preciosidade.
-a 5ª de Tchaikovski
-caixa das óperas completas de Puccini-acho que é da Decca
-caixa com a obra da Caballé na RCA
- a Bartolli
bem.....não devo gastar mais este espaço,que afinal não é meu,acho que ainda faltam mais alguns.
Para este ano chega,agora só gasto dinheiro em bilhetes.

portasabertascadeirasaosoco disse...

Para já não compro mais cds,este ano imagine só onde derreti a massa:
- decca -caixa das operas completas de mozart
-carmen
-rigoleto
-norma
-don giovanni
-das rheingold
-la traviata
-il barbiere di siviglia
- 3 cds da anna netrebko,ahhh por acaso esses foram oferecidos :)
-a 6ª e a 7ª de beethoven
-a caixa da obra dos Beatles-não é ópera mas merecia esta preciosidade.
-a 5ª de Tchaikovski
-caixa das óperas completas de Puccini-acho que é da Decca
-caixa com a obra da Caballé na RCA
- a Bartolli
bem.....não devo gastar mais este espaço,que afinal não é meu,acho que ainda faltam mais alguns.
Para este ano chega,agora só gasto dinheiro em bilhetes.
abraços a todos

Mr. LG, el MIster disse...

Caro Portas,
Gaste o seu dinheiro destinado aos bilhetes na Fundação Calouste Gulbenkian, que promete muito este ano com as transmissões em HD (Alta Definição) directamente e em diferido do “nosso” tão aqui falado e comentado Metropolitan Opera House de Nova Iorque.
Consulte o site da Fundação, veja por si mesmo e escolha. ;-)
Agora a parte menos feliz :-/ … tem que gastar mais dinheiro em gasolina e portagens :-/ … console-se, porque a mim vai-me calhar a mesma cruz :-/
Aponto-lhe a programação Opera Live from the Met em HD porque a programação do realmente NOSSO Teatro Nacional de S. Carlos para a presente saison 2010/11 acho-a, na minha opinião, de uma POBREZA NUNCA VISTA!!!... Inenarrável!!... :-/ … Du jamais vu!! Tanta miséria :-/
LG

portasabertascadeirasaosoco disse...

Lg,obrigado pelo convite,nunca tive essa expêriencia,mas não posso deixar de dizer que acho um pouco estranho,ir do Porto a Lisboa,pagar portagens e combustivel a peso de ouro,para ver televisão.
Com o devido respeito,mas acho um preço exorbitante para um concerto virtual.Se morasse perto,sim,seria optimo.

Mr. LG, el Mister disse...

Ok, Portas.
Uma das riquezas deste mundo consiste na diversidade de pontos de vista e opiniões sobre o que quer que seja. Você é dessa opinião :-) … eu sou da outra…
se quiser ter Ópera a sério e torná-la num grande evento, que ela BEM MERECE ser considerada como tal.
Eu prefiro assistir a um grande evento através de um Ecrã, do que me sujeitar à pobreza lírico-artística que se torna MEDONHA neste país à medida que os anos passam.
Paciência…
That´s the way the love (??...) goes, citando um velho hit de Janet Jackson :-)
Abração
LG

Il Dissoluto Punito disse...

LG,

3 espectáculos na FCG... Ouro, Valquíria e Don Carlo???

Mr. Lg, el Mister disse...

Dissoluto,
Quentíssimo, quentíssimo.
;-)
LG