Que tal? Eu já o ouvi. A vocalização é perfeita e deslumbrante, mas dramaticamente e em termos de interpretação acho-a dum vazio inquietante... Soa tudo ao mesmo: Léhar igual à Carmen, igual à Velha Cega, igual ao Falla, igual ao Montsalvatge... É pena! É um instrumento com segurança técnica suficiente para se "atirar mais aos lobos".
Aliás... sejamos francos! É repertório Ibérico ou de inspiração Ibérica: não há voz bonita que salve a falta de fogo (para não lhe chamara outra coisa...).
Em degustação e pela primeira vez após ter gostado muito do Bruder Lustig: Siegfried Wagner: Der Kobold (o gnomo) Primeiro acto já ouvido e a primeira impressão é francamente positiva. O estilo faz lembrar obviamente o Bruder Lustig. O único "senão" é não haver libreto, contendo apenas um resumo das cenas em inglês e notas, também em inglês, do material lendário que subjaz à ópera. Como o meu alemão está só ao nível do básico do básico, a compreensão do trama é tarefa espinhosa e fica-me sempre a sensação de um saber incompleto. Mas a música compensa e está acima do texto (Capriccio !!!). Segundo as notas biográficas o Der Kobold era a ópera favorita do compositor.
4 comentários:
Que tal? Eu já o ouvi. A vocalização é perfeita e deslumbrante, mas dramaticamente e em termos de interpretação acho-a dum vazio inquietante... Soa tudo ao mesmo: Léhar igual à Carmen, igual à Velha Cega, igual ao Falla, igual ao Montsalvatge... É pena! É um instrumento com segurança técnica suficiente para se "atirar mais aos lobos".
Aliás... sejamos francos! É repertório Ibérico ou de inspiração Ibérica: não há voz bonita que salve a falta de fogo (para não lhe chamara outra coisa...).
Em degustação e pela primeira vez após ter gostado muito do Bruder Lustig:
Siegfried Wagner: Der Kobold (o gnomo)
Primeiro acto já ouvido e a primeira impressão é francamente positiva. O estilo faz lembrar obviamente o Bruder Lustig.
O único "senão" é não haver libreto, contendo apenas um resumo das cenas em inglês e notas, também em inglês, do material lendário que subjaz à ópera. Como o meu alemão está só ao nível do básico do básico, a compreensão do trama é tarefa espinhosa e fica-me sempre a sensação de um saber incompleto. Mas a música compensa e está acima do texto (Capriccio !!!). Segundo as notas biográficas o Der Kobold era a ópera favorita do compositor.
Der Kobold degustado. Uma maravilhosa experiência. Um encanto para os ouvidos. Pleno de melodia, de construção inteligente e sem banalidades.
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