domingo, 29 de agosto de 2010

Cheap & Chic


Salzburgo 2010 apaga-se, enquanto Salzburgo 1962 – via Beethoven – vem ao encontro deste escriba! Quando Maomé não vai à montanha...

Por artes da casualidade, recentemente, desloquei-me a uma zona de Lisboa pela qual não nutro particular simpatia, o Parque das Nações. Por ocasião da Expo’98, já formado e ainda desempregado, contrafeito, Il Dissoluto Punito labutou no Pavilhão de Portugal. Desde então, a aversão à zona oriental da capital foi crescendo, adensando-se.

Cumprida a missão que me levara à mencionada zona, resolvi dar uma saltada à FNAC local... Digamos que encontrei um motivo de regozijo: o Fidelio de Von Karajan, captado ao vivo em Salzburgo, em 1962, por escassos €12!!!

Quanto aos (eventuais) demais pontos de interesse da distribuidora monopolista, NADA! Um loja digna de um arrabalde, com lacunas inadmissíveis, mal organizada e servida por gente pouco qualificada.

12 comentários:

Anónimo disse...

Ola boa noite
Tera entao que vir a loja do algarve:)
este ano nao o vi por cá.
Aqui serao sempre bem atendidos e por quem percebe
abraço
Daniel

Plácido Zacarias disse...

Já foi ao Corte Inglés? Só lá estive uma meia hora, mas é para passar um dia inteiro!! (Secção de música clássica.)

Moura Aveirense disse...

Essas lojas estão cada vez mais fracas no que se refere à música clássica... e, desculpe o desabafo Daniel, a do Algarve não é melhor.

blogger disse...

Amazon rules!

portasabertascadeirasaosoco disse...

as daqui do grande e pequeno Porto,não são também grande espingarda,mas a do norteshoping apesar de tudo é a minha favorita,tem gente que percebe,ou que nos leva aos que percebem e são de uma simpatia sem falhas.E ás vezes fazem uns saldos irresistíveis.
lembra-se LG de lamentar a minha espera pelo don giovanni quando me recusei a dar 40 euros pelo cd? pois a espera valeu e por menos de 10 ouritos tive o meu primeiro Don.Claro que não vou ter as mil versões do nosso timoneiro,mas é um começo e a preço de crise.
Lise Lindstrom,alguem conhece?gostava de saber se merece os 12 euros do bilhete,thanks.

Mr. LG, el MIster disse...

Plenamente de acordo consigo quanto à do Norte Shopping. A de Santa Catarina acho-a muito melhor fornecida de discos e de DVDs do que a do Norte Shopping. Mas esta mesma faz mais amiúde saldos mesmo irresistíveis do que a de S. Catarina, e é aproveitar que é sempre nos finais de Agosto/princípios de Setembro.
O DVD Richard Strauss - Ariadne auf Naxos / Jurinac, Grist, Hillebrecht, Thomas, Schoffler, Bohm, Salzburg Opera da TDK estava a um balúrdio. Esperei por estes Saldos e apanhei-o a metade do Preço.
Wagner: Lohengrin ,Lovro von Matacic ,Bayreuth Festival Orchestra 1959,Eberhard Wächter ,Elisabeth Grummer Ernest Blanc Franz Crass , Rita Gorr e Sándor Kónya Audio CD Orfeo – Colecção Bayreuth Live estava a um preço impossível. Nestes mesmos saldos passou para metade ou menos de metade (!!) , se não estou em erro, do anterior preço.
Como depois de Lohengrin Jess Thomas , Elisabeth Grümmer ,Otto Wiener, Dietrich Fischer-Dieskau , Christa Ludwig ,Gottlob Frick, Rudolf Kempe ,Wiener Philharmoniker Áudio CD EMI, fiquei convencido que atingi a plenitude lohengriniana deixei-o ir, não o comprei. Não sei se fiz bem…
Agora, :-)) ando a “micar” o Richard Wagner: Die Meistersinger von Nürnberg, Karl Böhm ,Bayreuth Festival Orchestra, Gwyneth Jones ,Hermin Esser ,Janis Martin ,Karl Ridderbusch ,Kurt Moll Theo Adam ,Waldemar Kmentt , William Johns Audio CD Orfeo Bayreuth Live 1968. `tou à espera desses saldos apetitosos e milagrosos para o apanhar ao preço da uva mijona. Nem que espere um ano… quem espera sempre alcança :-), mas desde que ninguém lhe ponha a mão e o compre… Hi, Hi, Hi… :-D ;-))
Abração ao Portas , ao Dissoluto e a todo o povão deste Blog.
LG

J. Ildefonso. disse...

Caro LG

Que tal o Lohengrin com o Sandor Konia? Ouvi-o uma vez na rádio e fiquei muito impressionado mas já foi há muito tempo e não sei se a memória me atraico-a.

J,. Ildefonso. disse...

Lise Lindstrom.

Nunca ouvi só conheço de reputação. Loura, magra, soprano spinto especializado na Turandot com excelentes criticas na sua última performance em Amesterdão.

Mr. LG, El Mister disse...

Caro J. Ildefonso,
São raras as vezes que ao longo da minha vida operática ouvi o tenor húngaro Sándor Kónya (1923 - 2002). A última foi há 2 anos (para aí…) num DVD, que tenho na minha estante, da famosíssima edição Classic Archive da EMI Verdi - Requiem / Grace Bumbry, Ilva Ligabue, Raffaele Arie, Carlo Maria Giulini, Philharmonia Orchestra 1964 (oh, lá lá… ;-) ). Do que retive, do que me consigo lembrar… era um excelente tenor lírico-spinto (daquela cepa que já não há!... ;-) ) de cor e volume tipicamente “ à la deutschland”, germânico portanto. Sei que a sua formação contemplou, inclusive, solo italiano, o que lhe deu também uma mescla de “Italianita” no timbre. Um Vickers de cor mais clara / lírica, se me permite.
Sei também que protagoniza a versão mais mal amada pela crítica internacional, dita especializada, do Lohengrin de Herr Richard Wagner: Erich Leinsdorf como maestro, Boston Symphony Orchestra , Lucine Amara, Jerome Hines , Rita Gorr ,William Dooley; da RCA Records . Confesso que tenho uma certa curiosidade em escutar esta versão, que nunca a escutei. Apanhei-a uma vez em Londres, deixa-a ir… não a comprei.
Many Thanks, João Ildefonso.

Portas, óptima explicação e iniciação de Lise Lindstrom por parte de J. Ildefonso. Mas… conte-nos o que já ouviu. ;-))

LG

portasabertascadeirasaosoco disse...

bem.....eu ainda não vi nem ouvi nada,mas dentro em pouco vou ter a oportunidade de ver em carne,osso e cabelo loiro,essa Lise Lindstrom.Se é loira,para mim já entra a ganhar :)
sim,darei o meu feed-back,mas não esperem coisas tecnicas,sabem que eu ainda sou muito básico,muito terra á terra.
Já agora,quero dizer que estou ás portas de um enfarte operático,tal é a barrigada de cds que ultimamente invadiu a minha discoteca.Uns já os cheirei,outros aindas não sairam do plástico e outros já rolam a valer.Confesso que estou encantado com o Don Giovanni,de todos que "piquei",este foi aquele que mordi imediatamente,mas a dupla Veikl/Lucia Pop/ e Solti nos comandos é a que mais me entusiasma,porquê ainda não sei,talvez venha a saber dentro em pouco :)mas que estou rendido,isso estou.

Il Dissoluto Punito disse...

Daniel,

Bem sei que aí sou atendido de outro modo :D Este ano, não deu para passar pela sua loja :( Não há-se faltar ocasião...
Um abraço
JGA

Il Dissoluto Punito disse...

Plácido,

Sou habitué do El Corte Ing, sobretudo da Clássica ;-D