domingo, 4 de abril de 2010

In the still of night...





Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky – dois dos mais ilustres representantes do Romance (equivalente russo do lied alemão) – são, neste artigo, homenageados por Netrebko e Barenboim.


Enquanto Rimsky-Korsakov nos propõe um conjunto de melodias de cunho claramente oriental, Tchaikovsky, por vias das canções aqui abordadas, evidencia a sua veia ocidental.


Netrebko, de timbre escuro, erótico e quente, impregna-se neste universo russo, pouco conhecido do ocidente dito erudito. As suas interpretações envolventes são de uma generosidade e calor irresistíveis. O seu sentido dramático e fervor com que defende este território arrebatam os mais cépticos. Há uma sensualidade inusitada na articulação e uma graciosidade magnética nas abordagens da intérprete.


Hélas… a técnica, aqui e ali, evidencia alguns deslizes. A linha melódica, nem sempre suficientemente apoiada, revela-se instável e algo comprometida, sem grande liberdade. O registo agudo – porventura o mais comprometido – pouco dado a atrevimentos, expande-se de modo contido.


Barenboim, esplêndido – particularmente inspirado nos arrebatamentos magnânimos de Tchaikovsky –, mostra-se um parceiro notável, com uma classe impressionante.


Pela sensualidade e encanto de uma das mais irresistíveis intérpretes…


_______

* * * * *

(4/5)


18 comentários:

J. Ildefonso. disse...

Já ouvi o cd e gostei muito.
É um reportório com que o público português está bastante familiarizado por via dos concertos e recitais da Gulbenkian onde a Elena Prokina, Gorchakova, Borodina, Guleghina, Hvorostovsky, ou mais recentemente o Ildar Abdrazakov cantaram parte das canções. Creio que até já a Elisabete Matos cantou algumas delas com bastante brio.
Não acho que a Anna Netrebko cante particularmente bem os papeis de coloratura que tem cantado nos últimos tempos mas gostei bastante do cd dedicado a ópera Russa onde me parece uma artista muito mais correcta e interessante. Mantenho a impressão inicial e tenho escutado com muito prazer o último cd.
Aliás ando uma fase Russa porque recebi de presente, vindo directamente da Rússia, algumas preciosidades que têm feito as minhas delicias. Alexander Pirogov, Sergey Lemesh e o principalmente o Pavel Lisitsian.

Anónimo disse...

Como Rachmaninov foi deixado de lado há a esperança que um dia se dedique também às suas canções.
E a Iolanta de Tchaikovsky? Talvez lhe falte alguma maturidade para a Tatiana do Eugene Oneguin, desconfio também que é um pouco mais grave do que os papéis que prefere cantar, mas a Netrebko parece preparada para abordar a Iolanta.

J. Ildefonso. disse...

O´último comentário é meu.

Anónimo disse...

Amigo Dissoluto,
Já está no States perto do Templo para ouvir os deuses e as deusas cantar?
Raul

Anónimo disse...

Olá Dissoluto, olá amigos,

Caros, falo do Brasil, onde infelizmente muitas dessas novidades só chegam graças à bendita internet, e onde a maior parte dos melhores cantores nunca cantam...Portanto só conheço Netrebko de suas gravações,e por elas estabeleço meu julgamento.
Em relação a esse CD, já o ouvi, e mais de uma vez, a sua voz realmente apresenta-se sernsual e rica no registro médio, porém seus agudos são cada vez mais instáveis e seus graves quase afônicos. Para mim, essa decadência vocal prematura deve-se ao cansaço provocado pelos papéis coloratura, muito inadequados para sua voz, que vem interpretando ultimamente.
Quanto ao repertório, belíssimo, amo a música russa, mas nada de extraordinariamente inédito - basta analisar os repertórios de Borodina, Gorchakova e da MARAVILHOSA Olga Guryakova.
Abraços,
Cesar

J. Ildefonso. disse...

Noto a mesma limitação nos agudos da Netrebko. Há um vibrato tipicamente eslavo sem no entanto ser tão pronunciado como outras cantoras com a mesma origem. Não acho que seja um declinio precoce acho que é uma cracterisca da voz comum a outros cantores com a mesma origem e escola.
Acho que a cantora é um soprano lirico por natureza e convicção. Obviamente que a agilidade e coloratura fazem em certa medida parte da bagagem de qualquer bom lirica mas não acho que seja esse reportorio o que a beneficia e favorece mais.

blogger disse...

J. Ildefonso,
na sua opinião,que reportório consideraria mais adequando para a Netrebko?

portasabertascadeirasaosoco disse...

é uma pena que os melhores cantores não se desloquem ao Brasil,será problema de finanças? dou uma sugestão : podiam pagar-lhes em dias de praia e belas águas :)),quem sabe funcionava,a Netrebko era capaz de gostar e bem visto,no final todos ganhavam,ela,os empresários e o público.

Anónimo disse...

Não vou falar da Netrebko.
Ontem visionei um dvd da idade de ouro da ópera e que recentemente adqueri: os Palhaços de Tóquio (1961) com Mario del Monaco, Gabriella Tucci e Aldo Protti. Vale muito a pena possuir. Mario del Monaco, embora passado o seu "prime" vocal, ainda está em boa forma. O seu Vesti la giubba é notável e a composição faz sempre lembrar a actuação dos artistas do cinema mudo. Gabriella Tucci está muito bem neste não complicado papel, mas cenicamente é muito simples. O grande da récita é o atlético Aldo Protti (cambalhota aérea)que compõe um Cânio ideal vocal e cenicamente.
Quando tiver tempo vou ver mais uma récita dessa época:o Otelo com del Monaco, e o Tito Gobbi no Iago, também de Tóquio e que foi a razão principal da compra.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

Not yet :( I'll be there in a week - the 17th ;-)D)

J. Ildefonso. disse...

Acho que a Netrebko, para além dos papeis já referidos, poderia cantar a Amelia Grimaldi, Desdemona e talvez a Elisabetta do D. Carlos. Daria uma boa Liu e Suor Angelica.
Algum reportório francês, não sei se ela canta em francês, como o Romeu e Julieta ou o Fausto e algum Massenet. Será que podia cantar a Thais?
Gostei de ouvi-la na Susanna. Seria também uma boa Servilia.

Anónimo disse...

Mimi, Butterfly, Gilda, Violeta, Julieta, Margarida, Manon, Micaela não ficariam mal à Netrebko.
Raul

J. Ildefonso. disse...

E a Luisa Miller, esqueci-me da Luisa. Tenho reservas à Buterfly mas quanto ao resto concordo plenamente.
Bem me parecia que tinha sido o Raul a pergunar:-))

Anónimo disse...

João Ildefonso,
Eu não perguntei nada. Quem perguntou foi o caro Blogger.
A Luisa Miller é uma personagem menor no mundo verdiano, como o é a Amelia Grimaldi, por isso, mesmo que a cantora seja adequado, ela não vai fazer carreira baseada nesses papéis.
Raul

J. Ildefonso. disse...

A sereia do Dargomijsky seria um apel lindo para a Netrebko mas já não se ouve essa òpera em lado nenhum nem na Rússia.

J. Ildefonso. disse...

Quem é o caro bloger Raul? Também o conhecemos?

Anónimo disse...

João Ildefonso,
Vê o comentário de 8 de Abril às 19:49.
Raul

J. Ildefonso. disse...

Ok já percebi não era o Raul.