sábado, 27 de março de 2010

Wolfgang Wagner (1919 - 2010)



RIP

(um longo e digno post - espera-se! - versará sobre esta grande criatura da lírica wagneriana)

16 comentários:

Anónimo disse...

Tinha a melhor ascendência na Terra. Ninguém neste mundo pode ser neto de alguém como Wagner e bisneto de alguém como Liszt. Tinha o melhor sangue de ouro entre as famílias deste mundo.
RAUL

Mr. LG, el MIster disse...

Pois...
e o resultado esteve à vista no IIIº Reich. :-\
LG

Anónimo disse...

Isto faz lembrar-me um que disse que andava a ler o livro A China dos Ming à Revolução Cultural, que equivale a dizer Portugal de D. Pedro I a D. José. E eu calei-me. E acho que fiz muito bem porque aqui só me interessa falar de ópera.
RAUL

Hugo Santos disse...

Subscrevo inteiramente a sua posição, Raul.

Paulo disse...

Ora nem mais.

Anónimo disse...

Obrigado a ambos. É fácil pegar num conteúdo, neste caso fruto de um entusiasmo pelas pessoas em questão e usando os meus exageros habituais, e deformá-lo, levando-o para caminhos peigosos. Disso temos as experiências infelizes de muitos dos nossos políticos, que nisso baseiam muito da sua argumentação retórica e a própria construção do discurso de defesa e ataque nos tribunais. Eu sou pela transparência das palavras e tento a clareza do texto. É difícil encontrar-se um segumdo sentido no que escrevo. E, como o disse, venho aqui, graças ao extrordinário Dissoluto e a vós amigos e alguns outros mais, para falar de ópera, assunto que eu adoro e que por circunstâncias da vida não tenho oportunidade de falar no dia a dia. Disto vos estou muito grato. De ópera continuarei a falar e marginalmente de outras artes que vierem a propósito.
RAUL

Mr. LG, el Mister disse...

Coincidência.
Faço exactamente minhas as suas palavras, Caro Raúl. Olhe, já gora esclareça-me: o seu paupérrimo 1º comentário a este Post do Dissoluto, retirou-o de onde?
De André Tubeuf, o príncipe dos SEUS críticos?...
De algum ensaio de algum seu CD?...
É que sabe, você, não poucas vezes, peca por uma certa falta de originalidade, também não lhe sendo alheia uma certa snobeira típica de espectador privilegiado do S. Carlos na Década de 70, baseando-se nisso o seu palrar/ saber operático.
O seu anterior comentário também me proporcionou as seguintes conclusões: como você se incha com a sua auto-importancia. Faz-me lembrar a velha Fábula de La Fontaine, se não caio em erro, do velho sapo que inchava, inchava, inchava… e, no fim, acabava por rebentar.
Mande sempre Caro Raúl, cá estarei eu para beber do seu saber, lendo-o sempre com afinco…
ENQUANTO AINDA HOUVER PACHORRA PARA TAL.
LG

Anónimo disse...

Era muito fácil responder-lhe El G, mas espera-se que o www.operaedemaisinteresses.blogspot.com não seja veículo de matéria sem interesse. Aqui há pessoas que me conhecem pessoalmente e sabem bem que não "entraria nessa". Só uma coisa, não me trate de "caro" e vá ler a sua China dos Ming à Revolução Cultural, título ratoeira que em si revela uma grande ignorância sobre o assunto. Pelo caminho descubra o que Andre Tubeuf disse sobre o neto de Wagner, para os leitores deste blogue ficarem esclarecidos, e, mais importante, recua a Fedro e medite na fábula "Vulpes ad personam tragicam".
Finalmente, não leia o que eu, o sapo, escreve, pois são snobeiras sem interesse nenhum. Releia-se a si próprio, o boi da fábula.
RAUL

portasabertascadeirasaosoco disse...

uiiiiii.....eu ainda não tinha visto estalar o verniz aqui neste lindo blogue!!!! parecia tudo tão educado,tão cerimonioso e vai daí....então minha gente,isto é tão interessante,até eu que não pesco nada de opera,até eu,que já fui enxovalhado por um anormal chamado ANONIMO,até eu gosto de estar cá,vamos lá que todos são precisos,vamos lá fazer as pazes que vem aí o PEC e toda a gnte faz falta!
percebem agora a importancia do meu nickname ? :))))

Mr. LG, el Mister disse...

Caro portasabertascadeirasaosoco,
São 03:06 da manhã de 30 de Março e acabo de ler o seu post.
… Acho que ainda devo ter forças para Postar o seguinte:
O meu muito obrigado de, com o seu toque humano, humorado, tentando buscar a harmonia que deve reinar SEMPRE neste Blogue, me ter devolvido o riso e o sorriso ao rever, de novo, este Post do nosso Dissoluto.
Meu acto de contrição pública- em 1º lugar e acima de toda a gente ao Dissoluto, por, da minha parte, ter deixado correr fel onde não devia deixar correr: no seu Blog, que é uma das minhas primeiras consultas quando ,quase todos os dias, abro a Internet; onde Posto com todo o gosto e com toda a força do meu saber, do meu saber ser e estar, sempre tentando com muito humor e com muita informalidade ( no bom sentido, atenção!), fazer destes meus Posts uma pequena contribuição para este BLOG saudável, de gente saudável e FELIZ com o seu saber e com o gosto que tem por todas as Grandes Artes que por aqui passam
… e onde por momentos me escapou o equilíbrio.
A si Dissoluto, em Primeiro lugar, e a todos os outros frequentadores deste Blog que me têm em alguma conta, respeito e consideração (acho eu...) AS MINHAS MAIS SINCERAS DESCULPAS.
… IT WON´T HAPPEN AGAIN :-)
De novo uma palavra de apreço ao nosso portasabertascadeirasaosoco:
Thank You, Thank You very much – o meu muitíssimo obrigado por me ter devolvido a paz ao voltar a este Post em particular e a este Blog...
repito-o: propriedade do Sr. Dr. João Galamba de Almeida, para nós todos IL DISSOLUTO PUNITO.
Many, many thanks. :-)
LG

portasabertascadeirasaosoco disse...

pronto,dito assim quem tem lá coragem para bater no LG ?eu não!
bom,as suas palavras são deveras educadas,tão educadas que não me deixam indiferente.
É provável,que algo me tenha escapado nesse jogo aceso entre LG-RAUL,talvez algo que já venha de outros campeonatos,de outros embates!digo eu,não sei,você sacou dois ganchos no RAUL que quase lhe provocaram knockout :) mas ele não se ficou atrás e meio inconsciente e atordoado ainda teve engenho para lhe aplicar um golpe baixo que por pouco não lhe perfurava o figado :)))
ouço dizer que,antigamente,muito antigamente,na opera se comia,se jogava ás cartas,se discutia,se namorava....e ás vezes tambem se via e ouvia música! bem vistas as coisas,há aqui no blogue um certo saudosismo desses tempos!
quem sou eu para dar opinioes,muito menos de opera,mas.....deixem-se disso,as discussoes são bonitas,mas pintadas de humor e desenhadas a sorriso.O fel não fica bem nas pinturas e as desculpas são sempre de louvar e todo o homem tem direito á sua derrapagem,até as finanças tiveram :))) e nem por isso o país morre.
Aos dois,RAUL e LG faço um brinde,um brinde para que não levem a vida tão a sério e já agora para que se riam um pouco de si próprios,é saudável e anima os outros.
Bem haja aos dois em particular e a todos em geral.
E agora vamos dormir que já é muito tarde.
Eu acho que o blogue devia ter horas de fechar :)))

Mr. LG, el Mister disse...

... Horas de fechar??...
O Tanas! :-D :-D
Thank You, Thank You, Thank You. :-)
Abrações.
LG

Anónimo disse...

Caro Portas,
Este blogue está sempre aberto, porque quando você está a escrever às 04:25, para mim estão a ser 11:25.
Portas, você é um homem de paz. Quero dizer-lhe que aprecio muito pessoas como você.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Depois da tempestade, vem a bonança :)

portasabertascadeirasaosoco disse...

ok,fico feliz que assim seja.
agradeço as sinceras palavras dos dois acerca de mim.Também eu tenho o habito quase diário de aqui vir ler as vossas (e dos outros) coisas e aprender com quem sabe,já ganhei esta "vicio".
Gostava de intervir mais,mas.....já sabem porque não o faço.Uma "guerrinha" de vez em quando não faz mal a ninguém,dá saúde ao blogue e é assim que se agitam as águas,para depois se desfrutar da linda bonança :) com educação e as desculpas quando for o caso.Então pelo que vejo,o Raul não vive por estas bandas,não sabia,anda em fusos diferentes.Lá está,estamos todos ligados,isto não pára,é o admirável mundo novo!
já dizia a minha avó Guilhermina,"estamos na fim do mundo" :))
Um abraço.

J. Ildefonso. disse...

Tenho andado um pouco afastado e eis que me deparo com estes confrontos a propósito do Wagner e descendentes.
Querido Raul gosto tanto de si não se zangue que não vale a pena.
Caro Mr LG isto é tudo muito pueril e volto a dizer que não vale a pena porque afinal se estamos aqui reunidos é porque temos um gosto em comum e isso deve ser mais importante do que tudo o resto.
Uma coisa são meia dúzia de palavras azedas trocadas cara a cara que depressa se esquecem mas escreve-las on line onde ficam à vista de todos descontextualizadas é muito desagradável. Eu sei disso porque já aconteceu comigo neste mesmo sítio.
Um abraço a todos e sejam amigos.