quinta-feira, 18 de março de 2010

Christoph Dammann & Mário Vieira de Carvalho

Em nome de quê - pergunto com insistência - o insuportável Vieira de Carvalho contratou Dammann, ossia O incompetente, para presidir ao enterro do TNSC?!

Parece que o Paulo teve um sonho...

Não precisas de quem o interprete, amigo?! É tão transparente ;)

I HAD A DREAM...

Senhora Ministra Canavilhas: DEMITA ESSE INCOMPETENTE, enviando as custas da operação ao douto Vieira de Carvalho!!!

20 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente,
Demita-o, MAS...
cuidado com o que para lá indigitar, não dê ao pobre S.Carlos um presente envenenado...

São já grandes os seus padecimentos e...
todos (fora e dentro portas) merecem melhor...

Paulo disse...

João,
Este parece-me de fácil interpretação. Até eu, com a minha psicanálise de algibeira, chego lá sem que precises de te maçar. Além disso, presumo que seja um sonho colectivo.

Quanto ao resto, há que esperar para ver. Para já, folgo em saber que Gabriela Canavilhas tenciona mudar alguma coisa.

P.S. Ao anónimo: pior do que está não acredito que seja possível.

Ricardo disse...

Não vou tomar partidos relativamente a nenhum dos directores artísticos (Pinamonti ou Dahmann), mas pelo Meio sabem-se as razões que levaram ao afastamento de Pinamonti e olhem que não são coisas nada bonitas...

Mas, também reconheço que não voltámos a ter encenadores do calibre de Graham Vick a trabalhar no São Carlos.

Na minha modesta opinião, e acho que já o disse algures neste blog, o problema do TNSC não é somente na direcção artística mas sim no que está à volta, por isso, a despedir Dahmann, que se arrume a casa de vez!

blogger disse...

Ricardo,

poderia apontar algumas das razões que levaram ao afastamento de Pinamonti? agora estou curioso.

Anónimo disse...

Pareçe que a contabilidade do TNSC estava bastante irregular. O caso é semelhante ao do afastamento do Pinamonti de Veneza.

Ricardo disse...

"bastante" é um eufemismo, segundo parece.

José Quintela Soares disse...

Senhora Ministra...pode ser já amanhã????

portasabertascadeirasaosoco disse...

I HAD ALSO A DREAM ! ir ao S.Carlos,que nunca lá fui :)

mr. LG, el Mister disse...

Caro Portasabertas,
Permita-me que lhe ponha uma questão:
você é do Norte deste país, não é?
;-)
LG

portasabertascadeirasaosoco disse...

sim,caro LG EL MISTER :)
acertou na mouche :) e com muita honra,de alma e coração.

Mr. LG, el Mister disse...

Nada contra, Caro Portas.
Também eu o sou.;-)
Pergunto-lhe isto porque, do Norte para o S.Carlos vai desembolsar muita Gasolina, Portagens, etc.
... e olhe para o que lá se vê :-(...
Mais vale ficar em casa e comprar um DVD...
Olha, :-) ...até rima! :-D
Até já
O seu LG

Vítor disse...

Eu também sou do Norte (Porto) e já tive o costume de ir até Lisboa só para ir à ópera. Uma vez dentro da sala, dava mesmo a sensação que a ópera em "Portugal" era um espectáculo comum e suponho que é só mesmo para isso que mantêm o S. Carlos à superfície. A nossa querida cidade-estado e as suas ilusões. Agora, com as low-cost e o metro até ao aeroporto, vou mais depressa a Madrid, a Barcelona ou a Frankfurt.

J. Ildefonso. disse...

Gosto muito dos meus cd's, um pouco menos de dvd's mas ópera ao vivo é muito melhor mesmo que a récita seja só mediocre.... infelizmente nem disso temos tido ultimamente.

Ricardo disse...

and he's out! palpites acerca de quem irá ocupar o cargo?

Il Dissoluto Punito disse...

Ricardo,

CONTA, CONTA! Acabei de ouvir a entrevista da Ministra à Antena 2. Sabes de algo? ;-)D)D)

Anónimo disse...

Caro j. Ildefonso.
Compreendo e, em parte, subscrevo o que nos diz.
Mas… desde um misérrimo TROVATORE em 2001 até à incridibilíssima SALOME do ano passado, que me tenho colocado já esta questão várias vezes, em plena Auto-estrada no caminho de regresso:
“… mas afinal o que vim eu fazer aqui a Lisboa, a acreditar na miraculosíssima Arte que é a Ópera, e os resultados práticos são ultimamente estas porcas misérias! … ??...
Dinheiro mal gasto, LG… dinheiro mal gasto.”
Agora, antes de ir à capital, ao nosso querido templo lírico, penso sempre duas vezes. :-|

Em 2º lugar, acreditando na informação do Ricardo, se C. Dammann acaba de estar out, who´s in?...
Pinamonti? ... again?...??
Anyone?...
Lg

Ricardo disse...

Olá. Isto não é nenhum rumor! Deu ontem de manhã no noticiário matinal da RTP 1 e se googlarem "canavilhas são carlos" ou algo do género dá para ouvir uma entrevista à antena 1 em que ela confirma o afastamento de Dahmann por motivo de os seus princípios estéticos não irem de encontro aos do público e por os intérpretes também não estarem muito satisfeitos com a forma como as coisas têm sido conduzidas.

Ricardo disse...

notícia n'O Público

http://www.publico.pt/Cultura/ministra-ja-sabe-quem-quer-para-substituir-christoph-dammann-a-frente-do-s-carlos_1429521

J. Ildefonso. disse...

Em parte tem razão caro LG. A Salomé felizmente não vi achei logo que não ia gostar. O Trovador vi e encontrei-lhe qualidades. No tempo do Pinamonti gostei muito dum Boris. É sempre um risco e nunca sabemos o que esperar. Há menos dum ano também vi um Macbeth em Paris com a Urmana, que só não fez o pino.... mas até magia fez, com uma encenação e uma direcção aclamada pela critica e eu achei deplorável.
Um conselho de amigo. faça sempre um progama com mais duma actividade se uma falhar ou o desgostar com sorte pode ser que a outra seja recompensadora.

Anónimo disse...

O problema do São Carlos já vem de longe mas na realidade nunca esteve tão mau... O que está mal está de base e na alma do mesmo na sua estrutura Humana e forma de trabalhar que foi sendo alterada pelas diversas Direcções que por lá passaram e foram fazendo acordos e dado benesses "torto e a direito" sem pensar nas repercussões que iriam ter no futuro.
O problema é ter direcções que o tratam como uma empresa qualquer e não como aquilo que é: Uma Casa de Ópera, Música e Espectáculos, enquanto não se colocarem as pessoas correctas nos locais correctos isto irá sempre acontecer. Mudar as pessoas de serviços, tirá-las da sua actividade, a que realmente sabem fazer para as colocarem em serviços dos quais não entendem nada e não ouvir quem sabe dá nisto!
Nem todos somos obrigados a saber como realmente funciona um Teatro como aquele mas poucas foram, nos últimos anos, as Direcções que se preocuparam em tentar informar-se, aprender o que deveriam ter feito já que estavam no lugar que estavam.
Os Directores Artísticos, não comento a sua qualidade pois não devo, mas apenas se preocupavam e sabiam muito de como funcionava um Teatro de Ópera, esquecendo-se que no mesmo existe uma Orquestra Sinfónica que apenas últimamente tem sido aproveitada como tal.
Resumindo o São Carlos agora só nascendo de novo, sem vícios, sem muitas outras coisas que não merece apenas dizer agora...
É uma pena, é realmente uma pena ver... Parece o Titanic apenas está a demorar mais tempo, mas existem pessoas a afogarem-se também!

Marisa