sábado, 5 de dezembro de 2009

Poucas recomendações...




«Yet the real problem with the cycle as a whole is the very variable quality of the singing. Of all the live Bayreuth Rings I've heard from the stereo era, beginning with the glorious Keilberth set from the mid-1950s, available on Testament, this is the least distinguished vocally, and only three singers, Andrew Shore as Alberich, Gerhard Siegel as Mime and Eva-Maria Westbroek as a radiant-sounding Sieglinde, emerge from it with reputations enhanced. Albert Dohmen's Wotan is efficient, though gruff and curmudgeonly; Hans-Peter König's Hagen is so beautifully sung he almost sounds cuddly, which won't do at all. Linda Watson's Brünnhilde is secure enough but her tone is sometimes thin, tremulous and never remotely moving, while Stephen Gould's Siegfried is unattractively raw-edged, and in Götterdämmerung especially, his intonation is very suspect. Whether the quality of Thielemann's conducting outweighs these significant shortcomings is down to personal taste; for me it doesn't.»

4 comentários:

Hugo Santos disse...

Um disparate da industria discográfica. O Anel é uma obra de uma tal magnitude que não basta a (boa) prestação do maestro para conferir qualidade à globalidade da leitura proposta.

Anónimo disse...

Estou a ver um "principiante", que nada conhece da discografia wagneriana e resolve comprar umä Tetralogia completa, não interessa qual. Ele conhece algumas partes mais "populares" (cavalgada das valquíria, tema do fogo, a marcha do funeral de Siegfried), ouviu por acaso alguns excertos na rádio,... E, numa atitude do mais louvável,mas incauto, entra numa discoteca, vê esta caixa monumental, talvez um preço atractivo e, zás, faz a compra. Depois mais tarde verifica que, embora tenham passado entre 45 a 51 anos a edição do Solti é a melhor. Mas já é demasiado tarde: o dinheiro já foi gasto. Para o confortar talvez encontre um "esclarecido", uma "pessoa de gosto" que até não gosta da versão do Solti, porque...
A fazer novas versões e para que consigam vendê-las, seria melhor procurar "stars" tipo Stemme, Kaufmann, Terfel, Salminem e a Elisabete Matos para a Sieglinde e Gutrune. Por que não ?
RAUL

Mr. LG disse...

Tem toda a razão, caro Hugo Santos.
Herr Thielemann deve andar mal com as Majors discográficas tradicionais, porque… só perguntado ao nosso caro Herr em questão. O certo é que o DVD já se implantou bem no mercado clássico; que o digam as Vocal Mega Stars (Bartoli, Fleming, Netrebko, Terfel, Florez, Di Donato, etc… DVDs desta gente não faltam por aí) e maestros da craveira de Abbado com os seus registos vindos de Lucerna e, só referindo, toda a Media Hype que rodeia Dudamel. De Thielemann só temos por editar em DVD o MEISTERSINGER Wiener StaatsOper (Medici Arts) e promete-se para o próximo a WALKURE desta mesma produção Bayreuthiana , mas isto está inserido no novo mega contrato Bayreuth-OpusArte… e mai nada de Herr Thielemann. Algo se passa com ele e a DG, de certeza: um recentíssimo DVD PARSIFAL (a que ainda não lhe pus a vista em cima!... :-( ) sai com o timbre Bernard Haitink e não com o mega Deustche Kapellmeister do momento Herr Thielemann. Os dois Cds recentes TRISTAN e PARSIFAL editados pela DG com o timbre do nosso Herr, são na realidade redundâncias inúteis, quando já estamos na era DVD e depois de Solti, Karajan, Bohm, Boulez, Janowski, Levine e Haitink, já nada justifica um novo RING DES, TRISTAN e PARSIFAL em CD. VA-SE LÁ ENTENDER AS OPÇÕES DE MARKETING DO GABINETE DE HERR THIELEMANN!! :-(
Quanto às vozes… na realidade, nem é bom falar :-(… baseando-me nas audições do Ring Bayreuth Thielemann que a Antena 2 oferece aos seus ouvintes anualmente, Dohmen não é nada por aí além em Wotan, não acho a sua voz em nada cativante; Watson (que foi SÓ! uma sofrível Sieglinde para o DVD Ring Barcelona Kupfer/De Billy) quando sobe na sua tessitura e no esforço vocal próprio de Brunnhilde GRITA, NÃO CANTA! Do mesmo pecadilho enferma Wottrich como Siegmund, que só escutado para acreditar… ainda não apanhei a Westbroek na Sieglinde, escutei só a anterior detentora do papel: Pieczonka, que nos dava também e somente uma boazita Sieglinde ( o que já não é nada mau nos dias que correm… :-( )…
Mas… ó pessoal, vamo-nos lá confessar: se a gente apanhasse esta gente toda lá no S. Carlos, hein??... :-)… era um tal de correr para a bilheteira, que nem vos digo nem vos conto… hã??... :-D :-D
Bem, resumindo e concluindo: se nós já estamos na era DVD, o Mega Kapellmeister Herr Thielemann tem é que mas é procurar editar os seus produtos musicais naquele suporte e não em CD, já muito usado e saturado de referências incontornáveis. Que lhe digam Abbado, Dudamel e Rattle, que já está prontinho para editar em DVD o seu RING de Aix-La-Provence.
Uma sugestão final: só para acabarem com a fome de um bom RING, ponham no prato do vosso leitor de CDs o IIºActo do CREPÚSCULO versão Solti ( a incontornabilíssima…:-) ) e ponham bem alto para o Bairro todo ouvir, abram bem as janelas :-D :-D … e quando a Trompa de Hagen soar, é ver quem mais vem à janela ou à Rua para afinal saber o que se passa e a razão de ser de toda aquela chinfrineira, terramoto e gritaria… :-D :-D
Pessoal… é só uma hipótese… Just Kiding :-D :-D
É um prazer tornar a postar aqui, Caro Dissoluto.
Mr. LG

P.S. Alô, Alô fervorosos Bartolistas. Acabo de me render à Media Hype SACRIFICIUM, e, na realidade, é de pormo-nos de joelhos perante l´assoluta rossiniana romana. Ainda não ouvi o CD na sua totalidade e também ainda não li toda aquela papelada que agora é o habitual nos Produtos-Luxos que La Cecília nos tem vindo a habituar recentemente… mas… do que ouvi, saltei da minha cadeira. :-) Estaremos perante um CD do calibre de Szell/ Schwarzkopf/Vier Letzte Lieder/EMI?... :-) espero bem que sim :-) … serei o primeiro a render-me e a implorar por paz aos MEGA VOCAL PRODUCTS!... ;-)

Paulo disse...

Exactamente, Raul.