sábado, 10 de outubro de 2009

€15 000

«Les chanteurs d'opéra ont un grand sens moral, explique Thérèse Cedelle, impresario de Natalie Dessay. Sur scène, ils ne peuvent pas improviser. L'exigence absolue sur leurs épaules leur apporte un sens de la vraie vie qu'on retrouve dans les contrats.»

A passagem que acima cito consta deste artigo, que versa sobre o cachet dos grandes - top, top - artistas líricos da actualidade. Para voyeurs ou apenas curiosos...

O preço do não-pop paga-se caro, bem vistas as coisas.

Irresistível!

7 comentários:

Raul disse...

Isto dos salários das divas e dos divos é matéria interessante. Sei de pequenas coisas do passado.
Maria Jeritza, uma verdadeira star de ópera, com boa voz sem dúvida, mas não para merecer o maior "cachet" do mundo para uma cantora. Isto aconteceu no início dos anos vinte, quando enlouqueceu os americanos com a sua beleza loura e o sua representação.
Mas não era quem ganhava mais. Esse galardão pertencia a Chaliapine, que só foi destronado 30 anos depois, o que é obra, pois falamos de números absolutos, pela Callas. A mim disseram-me que ela recebeu pelas duas Traviatas de Lisboa 200 contos na natiga moeda. Mas o record absoluto pertence a Adelina Patti que recebia no auge da carreira 5000 dólares por récita, mais do que o presidente dos Estado Unidos recebia num ano. Comentando-se esta "injustiça" na sua frente, a diva só disse "então ele que cante". Enfim, divas...

Ana Soares disse...

Muito pouco, relativamente ao que ganha um jogador de futebol, dos medianos. Enfim.

Raul disse...

Isso é bem verdade, mas pior são aqueles da banca como os do BCP e os das reformas obscenas.

blogger disse...

Raul, essa tirada da Adelina Patti é linda! mas é um facto, há por aí grandes disparidades de rendimentos, mas isso já é defeito da sociedade. tendemos a extrapolar e a inflacionar o valor de todas as coisas. há quem diga que é defeito do capitalismo. eu a meu ver é defeito humano. é resultado da nossa sociedade egocentrica. mas enfim, enfim!

J. Ildefonso. disse...

Acho que é como tudo. Se forem bons não é muito e ganham muito menos do que outros profissionais de música com muito mais anos de estudo e um grau de exigência fisica muito superior se não forem bons é seguramente muito dinheiro.
O Domingo, Pavarotti, Caballé, Kraus, Carreras, Raimondi e Freni em tempos eram os mais bem pagos e provavelmente com toda a razão.

portasabertascadeirasaosoco disse...

então e eu,que trato da saude das pessoas,algumas ás portas da morte,e ganho pouco mais de 1500 euros(por mês....)?acham bem?por mais linda que seja a voz,ninguem merecia ganhar mais do que eu.
mas é a vida e a lei do mercado.
uns merecem o que ganham,outros fazem por merecer,mas não ganham!
não é inveja,é ciúme :)

J. Ildefonso. disse...

Eles, os cantores, também tratam da nossa saúde:-))
Os bons devem ser bem pagos, os outros assim/assim. Os cantores, os médicos, os canalizadores, etc.