terça-feira, 14 de julho de 2009

Teatro Nacional de São Carlos: temporada (lírica) 2009/2010



Creio ter sido hoje anunciada a próxima temporada do TNSC, a segunda da maldita era Dammann.

Resumindo: O Crepúsculo dos Deuses (encenação de G. Vick), A Bela Adormecida (O. Respighi - ópera para crianças), L´Ocasione Fa Il Ladro (Rossini - estúdio de ópera) e Trouble in Thaiti (Bernstein - estúdio de ópera),
Dona Branca (Alfredo Keil - versão de concerto), O Morcego, Niobe, Regina di Tebe (Agostino Steffani) e Hybris (Adriana Hölszky), As Bodas de Fígaro, A (pequena) Flauta Mágica (versão adaptada para crianças e cantada em português, a partir de Mozart) Eugene Onegin e Os Mortos Viajam de Metro (Hugo Ribeiro).


Agora, caro e fiel leitor, pergunto: adivinhe lá quem não tenciona passar pelo TNSC, uma temporada mais? Não se trata de ser derrotista - muito menos pessimista! É que gastei fortunas para aprender a abdicar do masoquismo e não me apetece nada voltar para cima do divã...

16 comentários:

mr. LG disse...

Resumindo e concluindo… de novo: :-)
Se esta for mesmo a próxima temporada do nosso Teatro Lírico, tem (Quase) toda a razão o nosso Dissoluto. Temos todos que emigrar para outras esferas operáticas mundiais, desde Seattle até ao Kirov de S. Petersburgo. Tudo menos aqui! :_( …
…e não se vai mais longe, ficamos mesmo por aqui ao lado: Spain!...Como já foi dito e debatido em outros Posts.
Desta temporada só me interessa O CREPÚSCULO visto por Graham Vick, e para concluir uma Tetralogia um bocado desigual, diga-se de passagem… e na minha modesta opinião.
Se isto vai ser assim, então isto vai ser uma valente… (palavrão, que não se pode dizer, porque o Dissoluto não deixa passar… :-D :-D :-D… just for a little laugh! :-D )
Have you all a nice day with very good music and moves! ( como diz o nosso LauroDérmio :-D )
That´s all.
See ya.
LG

mr. LG disse...

Acrescentando e corrigindo:
Também muito depende da direcção e dos castings propostos para AS BODAS e para o EUGENE ONEGIN. Esperemos então boas novas. :-)
LG

Paulo disse...

Resumindo: e elencos, como é? Quase não há informação.
[não consigo abrir os links]

José Quintela Soares disse...

Vinda de onde vem...não se esperava melhor...
Por mim, terão sempre, pelo menos, um lugar vago, porque há melhores maneiras de desperdiçar euros.
E se olharmos para um mapa da Ibérica...apercebemo-nos que Madrid está a oitocentos quilómetros e Barcelona no dobro. Distâncias que um avião torna quase ridículas....

THE WOMAN disse...

Olá!
Eu também sou uma amante de ópera e estou refazendo um blog de Edna d'Oliveira uma soprano brasileira que já encantou muito a Europa.

Solicito que você venha postar neste blog e assim faremos um blog coletivo sobre opera e sopranos.

Você encontrará no blog um link um email onde poderá ter acesso a postagens. Ficarei feliz se vc vier participar.
Obrigada;

www.brasileirasoprano.blogspot.com
esse é o blog.

Xico disse...

cada vez sou mais a favor do TGV para Madrid...

Hugo Santos disse...

Caro mr. LG,

como seria de esperar os elencos revelam-se particularmente medíocres. Um panorama desolador ao qual urge pôr cobro.

Paulo disse...

Hugo,
Pôr cobro a esta situação exige demitir algumas pessoas e pagar-lhes as respectivas indemnizações, penso eu.

mr. LG disse...

...Agora, pensem quem é que lhes vai pagar as respectivas indemnizações... bem chorudas por sinal. :-/
... e após um "BELÍSSIMO" trabalho efectuado :-« (????...)
... NÓS, O CIDADÂO COMUM... que até tem o "PECADO" de gostar de ver e ouvir Música erudita!!
Who do you think??... :-?
That´s (not) all, folks.
LG
Abração, Dissoluto. :-)

Gus On Earth disse...

Confesso que gostaria muito de passar pelo São Carlos para ver a Dona Branca, que nunca ouvi, e para ver que tal vai o Eugene Onegin, uma das minhas óperas favoritas.
Mesmo assim, mal posso é esperar por Setembro, para ir ver o Don Carlo a Londres à ROH!

Hugo Santos disse...

Infelizmente, caro Paulo...

J. Ildefonso. disse...

Eu também gostava muito de ver a D. Branca mas encenada. A cena em que vão a cavalo num burro a caminho do paraiso deve ser deliciosa e tem muito potencial cénico!

Raul disse...

Que grande tristeza ! Pelo elenco o Crepúsculo é de ver. Eu gostaria de ouvir, já que ver não me é dada oportunidade, a Dona Branca, por mera curiosidade. Fico parvo em não haver nenhum Verdi.

blogger disse...

eu estou muito curioso em relação à dona branca e ao eugene onegin, principalmente. realmente é uma pena nao haver Verdi, especialmente umas das que menos vezes sao levadas a palco, um pirata, um attila, uma alzira! ou Massenet. eu pergunto-me: Há quanto tempo não é levado Massenet a palco nestas paragens?

M.BOY disse...

Alfredo Keil numa versão muito pobrezinha.... não merecia uma encenaçãozinha??? Quando ainda por cima é para comemorar o centenário da República Portuguesa???? Porra!
Nunca ouvi nem vi a Serrana, gostava de ver ou ouvir... alguém consegue algum site com o ficheiro em stream ou rapidshare ou qualquer coisa similar?
Gastamos rios de dinheiro para encenar um ciclo que já ia ficando pelo caminho... (Anel dos Ninbelungos) e não temos dinheiro para fazer uma edição com o que se produziu de ópera em Portugal, gasta-se em estádios, em TGV's desnecessários (com voos low-cost tou a ver que vai andar de TGV (sou contra por causa da nova travessia sobre o Tejo, prevejo um derrapanço fatal!))

Mas voltando a nova temporada do São Carlos, eu vou a todas... se puder (existe uma coisa chamada bilhetes de última hora que pretendo continuar a desfrutar), aguardo com expectativa a Dona Branca e o Onegin!!!

Já viu a temporada da Gulbenkina... em termos de ópera um pouco pobrezinha, mas quero ir ao Marcos Portugal ver a Zaira1

Saudações operáticas!

Unknown disse...

Que saudades da gloriosa era Pina Monte!