sábado, 18 de julho de 2009

António Marinho Pinto: uma leitura psicanalítica, ossia "Contra o pai, lutar, lutar!"



A entrevista de António Marinho Pinto (AMP) à ÚNICA, hoje, clarifica-nos quanto às suas motivações profundas. Visivelmente, o combate obcecado e tenaz pela justiça tem uma raiz infantil, bem prosaica, que a psicanálise ajuda a elucidar.

É de assinalar o conflito que opôs AMP durante longos anos ao pai, um acérrimo defensor do regime salazarista, autocrático e prepotente. Ora, Marinho Pinto opta, desde cedo, por se identificar, sistematicamente, com os oprimidos, injustiçados e perseguidos – os soi-disant "amantes da liberdade, democratas, esquerdistas", etc.

Curiosamente, quando questionado sobre as histórias que o fascinavam, na infância, AMP adianta a querela entre David e Golias.

Evidentemente, a luta entre David e Golias fascinava o causídico, na medida em que, por via do deslocamento, representava o conflito que mantinha com o próprio pai - Golias. Aliás, é o mesmo conflito que explica os combates que mantém, na actualidade, com os poderosos políticos, corruptos e quejandos.

AMP – ossia David, ossia Robin dos Bosques – ter-se-á sentido injustiçado e perseguido por um pai omnipotente. O conflito com o mesmo pai – contrariamente ao que refere, na entrevista mencionada - mantém-se aceso, sendo o motor inconsciente da sua infindável e infatigável cruzada.


Assim se vê como, recorrendo à secundarização – via deslocamento e simbolização – o sujeito perpetua e actualiza um conflito, com raízes infantis. Mais: a luta contra a imago paterna, por força dos mencionados mecanismos, surge camuflada. Por trás dos perseguidores poderosos está – sabemo-lo nós, os psis – um pai todo-poderoso.


nota: há anos, neste post, discorri sobre o móbil do combate de Marinho Pinto. O presente post parece-me mais certeiro.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não vê que ao discorrer sobre o senhor em causa, armando-se das suas ferramentas, o "imbecilizou"? poder-me-á dizer-me que era esse o móbil. Mas a si fica-lhe muito mal trazer tais considerações para um campo que não é seguramente bem avaliado por si.
Imagine o que seria, ter um cantor, tê-lo a si, como alvo e despejar onde quer que fosse considerações levianas. Não existem pessoas "intocáveis", mas existem sim tantas outras onde tocar.
Respeitosamente, creia-me

Ana Soares

Il Dissoluto Punito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Il Dissoluto Punito disse...

Cara Ana Soares,

Se há coisa que repudio é ridicularizar quem quer que seja. A minha análise apenas visou sublinhar as motivações inconscientes do combate de AMP. Todos temos motivações inconscientes, que se escondem sob as aparências!

Quanto ao campo que não é bem avaliado por mim... Bom, a minha avaliação é psicanalítica, apenas. Essa - creio - não está mal avaliada. Em todo o caso, não é consigo que vou manter essa discussão.

Mais lhe digo que as considerações psicanalíticas não são levianas, tendo um suporte científico há muito firmado. E este espaço - que é meu, acima de tudo - também se destina às minhas considerações psicanalíticas.

Não seja moralista! É muito feio armarmos ao juiz, dizendo o que os demais podem ou não achar / pensar! Viva a liberdade ;-)))

Passar bem,
JGA

Anónimo disse...

Desculpe invadir o seu blog mas como sei que é amante de ópera, tenho 4 bilhetes para a Tosca na Arena de Verona no dia 15 de Agosto e que não poderei utilizar. Estou disposta a oferecer a alguém que queira usufruir deles. Aguardo contacto. Obrigada luisabarriga@gmail.com

Ana Soares disse...

Você é tão cheio de si!
O que é que os inúmeros tratados de psiquiatria dirão de si? É que vossa mercê diz muito deles e acredite-me que ninguém é intocável.
Que belicoso ficou. Terá amuado, feito beicinho...? Falta de colo materno, sexualidade adiada, sevícias de vária ordem? Você é muito"contra o contra, lutar, lutar".
Tenha dó de si!

Il Dissoluto Punito disse...

Cara Ana Soares,

Creio que a senhora está a procurar colocar em mim as suas dificuldades maiores: "Falta de colo materno, sexualidade adiada, sevícias de vária ordem".

Procure com insistência quem a ature ;-))

Ana Soares disse...

Ora bem, "dificuldades maiores" as minhas, pois bem, mas apraz me dizer que as suas serão "menores"... Não alimente esta "guerrilha" pois vai acabar por dar um tirito no pé.
A jactância é um pecado maior. ||:

Il Dissoluto Punito disse...

Ana Soares,

Não se preocupe! Só alimento guerras com quem vale a pena ;-))

ps ainda não encontrou quem a ature? Tadinha! Seja persistente!
Daqui não leva nada!

Ana Soares disse...

Não entendeu nada de nada caríssimo colega.
Mas qual guerra qual carapuça. Se é guerra eu já sou sua refém há muito. Bote "tadinha" nisto. Vá, boas férias, as minhas e as suas. Mas olhe que não me cansou nem me venceu, digamos que me convenceu. ;)
E olhe que eu não quero levar nada que já não tenha levado.
Saúdo-o e até a um foyer distante daqui.

Il Dissoluto Punito disse...

Colega? Conhece-me?
Mas que raio de história é essa?
Quem é você? Presumo que Ana Soares seja um pseudónimo, não?
Vá! Identifique-se ;-)