sábado, 13 de setembro de 2008

Terfel ossia Wotam


(Terfel, na pele de Wotam, Covent Garden, 2005)

A dois dias da comercialização do seu mais recente registo, First Love – de pendor popular, não necessariamente popularucho -, eis uma verdadeira boa notícia:

Next year he embarks on a Ring at the Met in New York directed over three years by Robert Lepage. "I can't wait for that." And then there's Der Meistersinger von Nürnberg in Cardiff.

Terfel regressa a Wagner...

O papel de Wotam, na actualidade, conta com dois – pouco mais, em boa verdade – intérpretes de referência: Terfel e Pape.

Enquanto Pape ensaia a incarnação total – que terá lugar em Bayreuth, dentro de dois ou três anos -, Terfel reconcilia-se com o pai dos deuses wagnerianos, depois do famigerado episódio de há duas temporadas em que, em cima do acontecimento, no Covent Garden, anulou a sua prestação.

O público – e a imprensa -, pouco dado à compreensão da lógica fóbica – que determina inibições, por vezes incontornáveis -, crucificou-o. Com a Callas, em 1958, por exemplo, fizera o mesmo...

Por mim, regozijo! Previra uma saltada à Big Apple, justamente no ano que vem, a pretexto da Tosca, com Mattila e TERFEL! Portanto, o Wotam de Terfel será mais um argumento de peso em favor da deslocação a NYC!

6 comentários:

Paulo disse...

Ele já anunciou a retirada dos palcos de ópera para dentro de poucos anos (2011, 2014[?]). Acho que temos de fazer algumas excursões para assistir às derradeiras incarnações de Terfel, seja como Wotan ou como Scarpia. Depois, ficam só os discos e os recitais e, confesso, este CD que está para sair não me parece um bom prenúncio.

Il Dissoluto Punito disse...

Paulo,

A conversa da retirada, não me convence... Quanto ao cd no prelo, já te manifestei as minhas reservas ;-)

Paulo disse...

Veremos... Oxalá seja "bluff".

Moura Aveirense disse...

A ouvir "The Last Night of the Proms 2008", com Terfel a encantar como Scarpia e no Falstaff! :)

José Quintela Soares disse...

Ficará seguramente "longe" de Pape, sem dúvida o maior na actualidade.
E quanto ao abandono...o marketing, por vezes, trabalha bem.
Terfel terá, em 2014,49 anos. Alguém acredita que um cantor desta qualidade se retire com essa idade?

Hugo Santos disse...

Ele já havia anunciado a retirada anteriormente. Mais tarde, falou num desaceleramento da carreira. Portanto...