quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Rossini Opera Festival I - La Gazza Ladra



O Festival de Pesaro (ossia Rossini Opera Festival), relativamente aos demais festivais de Verão, sempre teve um estatuto algo periférico. O Otello (de Rossini, justamente), com o inigualável Flórez, e esta La Gazza Ladra parecem conceder ao dito festival um espaço mais (a)firmado, felizmente!

«Vaya por delante una precisión. La gazza ladra es una de las mejores óperas de Rossini, en su combinación de retrato ambiental, tragedia rural y social, palpitación vital y fuerza rítmica. Musicalmente es arrolladora, con una obertura deslumbrante que aparece en momentos trascendentales del desarrollo. Luego está la inspiración melódica, la faceta constructiva, la alegría de sentir. La soprano granadina Mariola Cantarero encabeza el reparto. Está sensacional, con una sensibilidad a flor de piel, que arrasa con todo. La mitad de la representación canta descalza y con los pies en el agua. No le afecta. Desgrana meticulosamente el personaje de Ninetta, a medio camino entre la pasión y el análisis. Alex Esposito, Michele Pertusi, Manuela Custer la acompañan en un recorrido lleno de musicalidad y entrega. El chino Lü Jia elige acertadamente los tempos, tiene una precisión rítmica impecable y obtiene un sonido ligero y a la vez con cuerpo de la orquesta Haydn de Bolzano y Trento. Una sorpresa, más bien un sorpresón, esta oleada de frescura.»

By the way... alguém conhece a Senhora Cantarero???

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro João... todos nós a conheçemos! Foi vencedora do concurso Francisco Vinas em Barcelona e logo no ano a seguir estreou-se em Portugal no Oscar do Baile de Máscaras com a April Milo.
É uma boa cantora no reportório lirico/ligeiro canta muito em Espanha e Italia. Creio que o seu maior sucesso foi os Puritanos com o Florez.

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Não concordo nada que o Festival de Pesaro tenha um estatuto algo periferico. Absolutamente nada.

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

A despropósito o Alvarez vai cantar o Andre Chenier? Está tonto!
Em vez de cantar o Wherter e Traviata canta o Trovador, a Tosca e o Chenier!

Anónimo disse...

Eis como uma crítica nunca deve ser feita. A propósito da cantora Mariola Cantanero, diz-se apenas que foi "sensacional", com "uma sensibilidad a flor de piel" e que "arrasa con todo". Fala-se também do pormenor importante (!) de cantar descalça com os pés na água.
Enfim, ridículo, ou melhor, caríssimo João, "piroso". Sim, a isto eu chamo "piroso". Onde está, nem que seja duas palavras, sobre o canto? Bolas, estamos a falar de ópera.
BTW, tenho uma gravação de La Gazza Ladra, 3 longos CDs, com especialistas rossinianos em diversos papéis. É uma gravação da Sony e nela destacam-se um fabuloso Samuel Ramey, uma Branca de Nisa e um Matteuzzi em grande, uma Ricciarelli já declinante e um inesperadamente péssimo Furlanetto. O dueto inicial entre a Branca de Nisa e a pega (estamos a falar da ave, sob o qual assenta a peripécia da história)é um momento de comicidade rossiniana absoluta. Às vezes visito esta gravação para ouvir este dueto e a ária cantada pelo Ramey.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

João,

Entenda-mo-nos: periférico, quando comparado com Os GRANDES festivais de Verão, Salzburgo e Bayreuth! Isto nada tem que ver com a qualidade do Rossini Opera Festival, claro está!

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

A gravação de que fala é a única que conheço... dos catálogos, pois não a possuo :-(

Anónimo disse...

João,
Eu também não conheço nenhuma outra. Sei, no entanto, da existência de um video com a Ileana Cotrubas, mas nunca o vi.
BTW, na próxima semana vou para Pequim e estarei lá até Janeiro numa primeira fase. Por essa razão e para que toda a gente que leia estas linhas o saibam, eu não poderei escrever neste blogue, porque todo o site que contenha "blogspot" é pura e simplemente censurado.
Raul