segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O Resgate de Edita

Recentemente, devo admitir que Edita Gruberovà voltou a fascinar-me! Na companhia de amigos, visionei excertos da sua Norma, gravada por ocasião dos seus 60 anos.



Teatral e cenicamente, a produção pouco vai além da mediocridade. Artisticamente, aí a coisa funciona: Scandiuzzi majestoso, Ganassi correctíssima e… Gruberovà deslumbrante (sobretudo vocalmente).

Se esta interpretação datasse dos 40 anos da artista, dir-se-ia tratar-se de um bálsamo. Aos 60... é notável, pela disciplina, pelo estilo belcantista, pela correcção. Enfim...

Apetece-me desejar-lhe, apenas, mais 60 longos anos de carreira!

Palavras não eram ditas quando deparei com este O Rapto do Serralho – o segundo mais famoso singspiel de Mozart, a seguir à A Flauta Mágica -, dirigido por Solti, com La Gruberovà no papel de Konstanze. Há anos que namoro este Die Entfuhrung aus dem Serail! O de Gardiner é óptimo, mas falta-lhe mais brilho... O de Fricsay é demasiado clássico...

Pois bem, não hesitei e... comprei-o! Por Solti, Talvela e Gruberovà, claro está!

3 comentários:

Teresa disse...

A Gruberova é, a seguir à Sutherland, a minha cantora favorita (eufemismo, em boa verdade tenho idolatria pelas duas).Tenho uma pena doida de nunca a ter visto no Roberto Devereux e, em contrapartida, já a ter visto duas vezes nos Puritani.

Esta abordagem tão tardia da Norma é para mim incompreensvel. Já era anunciada pelo menos desde 1999, e eu perguntava-me porquê ainda mais tempo pela frente. Ainda não a ouvi, tenho de tratar urgentemente disso.

Anónimo disse...

Teresa,
Não perca tempo. A Gruberova é a Norma do momento. Eu depois de ver o DVD e repetir várias vezes algumas cenas, ainda o fui ver no avião na viagem de regresso.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Teresa,

Aqui para nós, há excertos da Norma, que datam dos anos 1980, da Sra Gruberova, absolutamente horrendos! Posto isto, a idade parece ter sido boa conselheira, no caso desta estrela, não?