quarta-feira, 1 de agosto de 2007

(mais) Audições Estivais



Uma interessantíssima interpretação de Vivaldi lírico.

Biondi dirige um elenco muito homogéneo, tão virtuoso, quanto lírico.

Obviamente, em Vivaldi, a bravura e a ornamentação levam a melhor, sacrificando-se o drama. Em todo o caso, estamos diante de um formalismo superlativamente servido!




Abbado na fase rossiniana, em que fez escola.

Esta peça - composta por ocasião da coroação de Carlos X, de França – mostra-nos um Rossini magnânimo, grandioso e feérico, ao estilo buffo.

Por Abbado – coeso e apoteótico -, Valentini-Terrani – dotada de graves magistrais e coloridos -, Araiza – luminoso, com agudos penetrantes e arrojados -, Ramey – soberbo na coloratura –, Dara – inigualável no humor - e… (o melhor de tudo…) Raimondi – heróico, buffo e imensamente teatral.

Esta gravação data de 1984, tendo sido captada ao vivo, em Pesaro, no Rossini Opera Festival - cuja XXVIII edição se inica a 8 de Agosto!


3 comentários:

Moura Aveirense disse...

Sim, o CD "Bajazet" é fantástico. E as vozes do Ildebrand d'Arcangelo, Vivica Genaux, Patrizia Ciofi, etc, ajudam e muito. (Ou)viu-se a diferença no (morno) concerto do CCB em Lisboa... os solistas eram fraquitos, na minha opinião...

Il Dissoluto Punito disse...

Moura,

Já havia lido a sua crítica à mediania da coisa...

Anónimo disse...

Caro Dissoluto,
Parabéns por colocar neste blogue esta jóia interpretativa da Il Viaggio a Reims. É o grande Claudio Abbado quem priomeiro recolhe os louros. As interpretações são a tão alto nível que não consigo encontrar uma melhor que a outra.
Raul