domingo, 22 de julho de 2007

O Anel dos WAGNER ossia A WAGNERIOSE



Ironicamente, o maior legado de Richard Wagner (para além das suas sublimes criações líricas, obviamente) – o Festival de Bayreuth, que tem lugar no Festspielehaus – constitui o elemento desencadeador da WAGNERIOSE: a desmedida ambição pelo poder, a inveja e a rivalidade desmedida, que enlaçam os herdeiros de Richard sequiosos por conquistarem a direcção do dito festival, nada mais é que uma repetição da trama de Der Ring des Nibelungen!


Der Ring é, no essencial, uma metáfora sobre the dark side of the human nature – aquele que procuramos reprimir -, mais afim com a inveja, destrutividade e ambição desmesurada.


Artisticamente, Richard Wagner recriou um lado da sua mente. Se quisermos, foi por via da Identificação Projectiva que Der Ring viu a luz do dia!


O que os seus herdeiros nos oferecem, através desta pouco edificante luta pelo poder, é uma mera ilustração da problemática wagneriana.


Prosaicamente, diria tratar-se de uma representação esplendorosa da patologia da repetição (ou trangeracional, como preferirmos)!

2 comentários:

DL disse...

Pergunta mais ou menos provocatória: e não haverá ali também uma componente genética?

Il Dissoluto Punito disse...

DL,

Também, também...