A saga operática do DN prossegue!
Eis as "veras caras" da última - Tito Manlio (Vivaldi) - e da próxima - Salome (R.Strauss) - óperas, respectivamente:
Eis as "veras caras" da última - Tito Manlio (Vivaldi) - e da próxima - Salome (R.Strauss) - óperas, respectivamente:
13 comentários:
João Ildefonso,
Apresse-se a comprar a Norma pela Gruberova. Eu comprei-a e estou bastante satisfeito.
Raul
Caros amigos:
Há muito não digo nada, mas ando às voltas com um trabalho de investigação que me tem roubado horas de sono e de internet.
Um abraço a todos...
...aguardo a sexta-feira e a Salome...
Filipe
Acho que preferia a anterior formatação do blog... ;)
Sugiro também a versão de Tito Manlio (Vivaldi) na Naive, "Vivaldi Edition" (http://www.naive.fr/artiste_coll.php?id=250). Aliás, toda os CDs são fantásticos.
Querido Raúl não hesitarei em seguir o seu conselho mas esclareça-me:
A versão em c.d. ou em d.v.d com a Gruberova de Burka?
J. Ildefonso.
A propósito de "Normas"
Pareçe que a EMI à beira da falência se decidiu a editar gravações esqueçidas nos seus arquivos entre elas uma Norma incompleta do Karajan dos ans 80 com a Ricciarelli acompanhada da Adalgisa da Freni!
J. Ildefonso.
Querido João
Graficamente achava mais atraente o antigo aspecto do Blog.....
J. Ildefonso.
João Ildefonso,
Sim, usa um véu de rosto descoberto nas grandes cenas de conjunto (Casta Diva e parte da cena final), mas nada que arabize a ópera. A encenação valoriza o lado humano das personagens que descem do pedestal heroico a que nos habituaram para viverem quase um drama doméstico. Eu que reajo muito a estas interpretações cénicas em nada fiquei chocada. Mas a orquestra (nunca ouvi melhor abertura) e as vozes principalmante da Gruberova e da Ganassi são a razão deste dvd. A Gruberova já sexagenária talvez seja a única Norma vocalmente apta nmeste começo de século para esta sublime personagem. Haverá muito exagero interpretativo, umas pequenas liberdades, mas é Norma
do princípio ao fim, sem seguir, porque é impossível as pisadas da Callas. A Ganassi é perfeita e como todas as Adalgisas é uma excelente mezzo verdiano. O tenor Todorovich tem o timbre perfeito, embora não consiga vencer as dificuldades da zona aguda da ária do primeiro acto. J. I. esta Norma tem grandeza e isso é o pricipal nesta ópera. Nunca pensei que a Gruberova (1945) estivesse em tão bom estado vocálico.
Um abraço
Raul
Caríssimo Dissoluto,
A nova formatação deste blogue, com as minhas desculpas, é pavarosa.
Raul
Caro João,
Será possível fazer o "undo" da "template"?!...
Saudações,
Heitor
Caro Raúl
Vou então comprar a referida Norma. Pelo que me apercebo a Gruberova está em melhor forma vocal agora, que canta pouquissimo cerca de 12/20 récitas anuais, do que em meados dos anos 90 altura em que desenvolvia uma intensa carreira. Sei que cantou à pouco tempo a Lucia em Barcelona e já tem para o próximo ano agendadas Normas em Munique e a Lucrecia Borgia em Barcelona.
Da Sónia Ganassi gosto bastante depois de se ter estreado na Eboli em Barcelona cantará o papel em Londres. Acho que há um Barbeiro em inicio de carreira com o Florez.... já não tenho a certeza se está editado ou apanhei na RAI....
J. Ildefonso.
J. Ildefonso.
Filipe,
Take your time ;-)
Come back sooooooon!
Moura,
Obrigado pelas opiniões - template e Vivaldi ;-)))
João, Raul e Heitor,
Ok! Como bem perceberam, a vossa opinião foi tida em consideração.
O bom filho à casa tornou ;-)
Enviar um comentário