segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Don Carlo no Met

Sem surpresa, o Rei Pape triunfou, abafando um infante Botha fracote!
Aqui há uns anos, em Paris, assisti a uma Norma - com Anderson no papel titular - onde Botha interpretava Pollione. . . Que desadequação!

11 comentários:

Anónimo disse...

É sempre assim. Se o baixo é bom, o tenor tem de ser melhor para não ser eclipsado, e o mesmo acontece com o soprano. É a sina do Don Carlo.
Raul

Anónimo disse...

O Raúl conhece o dvd do Met com o Ghiaurov, Domingo, Freni e Bumbry salvo de erro de 1986? Todos um pouco velhotes mas é um dos ùltimos registros Verdianos que verdadeiramente me entusiasma.

J. Ildefonso.

P.S.- Continuo a nossa discussão sobre o Verismo....

Anónimo disse...

Caro Raúl peço auxilio em defesa da nossa amada Butterfly tão mal tratada pelo nosso anfitrião.

J. Ildefonso.

P.S.- No "Netreko trinfa em Viena"

Anónimo disse...

João Ildefonso,
Já tenho esse video há muitos anos: antes do dvd.
A gravação é de 1980. O Ghiaurov, que sótem 51 anos, tem a voz precocemente envelhecida, mas ainda se impoe. O barítono, sim , é para esquecer: está mesmo envelhecido. O Placido Domingo é que é uma pena: está num dia não, que ele tenta superar com a sua fabulosa técnica. O Furlanetto, fisicamente irreconhcível,não é o baixo profundo do Grande Inquisidor, mas a confrontação com o Rei acho muito boa.
E deixo para o fim o melhor: a Grace Bumbry ainda é uma grande Eboli e a Mirella Freni, que não é propriamente a voz adequada para a Elisabeth, é a melhor figura em palco, dando-nos um retrato vocalmente perfeito: voz volumosa, cor dramática, estili verdiano,...tudo.

Que ataque sofreu a nossa bem-amada Butterfly ? É preciso desembainhar a minha espada de samurai ? :)
O nosso anfitrião não gosta da Butterfly ? Pior para ele. Porquê ? Porque fica privado de sentir o prazer de música melodicamente inebriante.
Raul

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que afirma:-))))

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Eu gosto muito da Freni nesse papel e apesar de existirem gravações onde é mais jovem e está mais fresca, especialmente a do Abaddo ao vivo do Scalla, acho que nunca cantou tão bem o "tu che la vanitta".

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Sim, de facto, ela está superba nesse papel, onde foi muito boa já depois dos quarenta. Eu tenho-a na versão do Karajan também muito bem com o Ghiaurov ainda em boa forma, mas sem se comparar à versão da Decca do Solti (1965), onde tudo é superlativo (Bergonzi,Ghiaurov, Diskau,Bumbry e Talvella), com a Tebaldi não jogar em casa (vê como sou imparcial :), mas não deixa de ser a Tebaldi. Eu para além dos Don Carlo referidos (Cristoff e os três Ghiaurov, mais Don Carlo, sendo a ópera que mais exemplares possuo:
Previtali: Picchi, Caniglia, RossiLemeni, Silveri, Stignani
Karajan: Fernandi, Jurinac, Siepi, Bastianini, Simionato Stefanoni
Haitink: Margison, Gorchakova, Scanduzzi, Hvorostovsky, Borodina Lloyd
Em DVD tenho a verção francesa, Don Carlos, com a Alagna e a Matilla, onde tudo é fabuloso.
Tenho também uma versão do Festival de Salzburgo dirigida pelo Karajan com um elenco muito bom.
Raul

Anónimo disse...

A minha versão favorita do D. Carlos completissima ´mas em italiano com o acto de Fontainbleu, dueto Elisabeta,/Eboli, etc é ao vivo do Scalla dirigida pelo Abaddo com o Carreras, Freni, Ghiaurov, Capucilli e Obratzova. Aconselho vivamente.

J. Ildefonso.

Anónimo disse...

Não conheço, mas tem todos os ingredientes e também por ser em italiano. O Don Carlos precisa daquela versão magnífica do Chatelêt para eu não ter saudades do Don Carlo.
Raul

Anónimo disse...

É uma versão absolutamente explendida se o Raúl quiser faço o convite para uma audição lá em casa.

J.

Anónimo disse...

João Ildefonso,
Só hoje li o seu comentário. Muito obrigado pelo convite. Com muito gosto irei a sua casa ouvir uma ópera, embora eu possua o dvd em causa.
Um abraço pela simpatia.
Raul