Do ponto de vista simbólico / metafórico, o intuito de suprimir a já famosa encenação de Idomeneu, de Mozart, que a Deutsche Oper de Berlin montara - onde figura, entre outros, Maomé decapitado - constitui um eloquente exemplo do poder da ansiedade de castração, tal como Freud a descreveu!
Prosaicamente será auto-censura, psicanaliticamente, será angústia de castração.
Pois pasme-se! A história não terminou aqui...
Esta notícia do EL Pais dá conta do desaparecimento das cabeças, que constituíam um dos pilares da encenação!!!
"Desaparecieron del almacén de la Deutsche Oper de Berlín, que repondrá la obra el 18 y 29 de diciembre, los cuatro polémicos objetos de atrezo que se usan en el montaje: las cabezas cortadas de Mahoma, Buda, Jesucristo y Poseidón."
A ansiedade de castração é incontornável!
ps caso o leitor pretenda, aqui dissertei sobre outra implicação deste episódio berlinense
Prosaicamente será auto-censura, psicanaliticamente, será angústia de castração.
Pois pasme-se! A história não terminou aqui...
Esta notícia do EL Pais dá conta do desaparecimento das cabeças, que constituíam um dos pilares da encenação!!!
"Desaparecieron del almacén de la Deutsche Oper de Berlín, que repondrá la obra el 18 y 29 de diciembre, los cuatro polémicos objetos de atrezo que se usan en el montaje: las cabezas cortadas de Mahoma, Buda, Jesucristo y Poseidón."
A ansiedade de castração é incontornável!
ps caso o leitor pretenda, aqui dissertei sobre outra implicação deste episódio berlinense
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