quarta-feira, 20 de setembro de 2006

A Valquíria, segundo Furtwangler... Ou Disse-me um passarinho

... é uma das mais perfeitas! Incontornável! Conta com Modl, Frantz, Rysanek e Suthaus!!!

Nada mais, nada menos!

A minha edição - da EMI Référence -, encontrei-a em Paris, num golpe de sorte!

É pena que Furtwangler não tenha gravado, em estúdio, as restantes obras que compõem o ciclo... Resta uma interpretação live at alla Scala.

Bom, o que aqui me trás é a descoberta desta edição, da Naxos, da referida interpretação!!! Ainda para mais, deve custar mais dúzia de cobres...

5 comentários:

Anónimo disse...

Já tenho essa Valquíria há mauitos anos. Como se espera, uma maravilha. Todos os intérpretes provenientes do mais alto firmamento wagneriano e ao mesmo nível da do Solti, porque o inultrapassável Hotter já acusa um bocadinho, muito pouco, de cansaço. Talvez só a Modl, que é fabulosa, não pode estar no mesmo plano da Nilsson, porque, claro está, a Nilsson é a Brunilde do século.
O "Nothung" do final do primeiro acto não tem rival. Repare-se nas cordas. É o som Furtwangler que não completou a Tetralogia, e esse era o projecto, porque entretanto, e para nosso prejuízo, morreu.

Anónimo disse...

Fui eu, Raul, quem escreveu o texto anterior.
A gravação do Scala referida é com a Flagstad e eu tenho o Crepúsculo dos Deuses. O som é assim assim, mas os intérpretes são o que se espera de melhor. Existem duas gravações isoladas do par Furtwangler / Flagstad para o final da ópera que são superiores a esta gravação.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

A que eu tenho - O Crepúsculo... - é da URANIA 22,154

Anónimo disse...

João,
Sim, é da Urania. Mas para a colaboração perfeita e ideal é adquerir os 2CD da EMI do Fuertwangler dedicados a Wagner, orquestra, mas que inclui o final do Crepúsculo com a Flagstad. Também existe outra gravação da colaboração de ambos, incluída num recital da EMI da Flagstad. Estes dois finais estão acima de qualquer adjectivação em língua portuguesa. Note-se, no entanto, que na Brunilde a escolha entre a Nilsson e a Flagstad é quase impossível e, se pensarmos na gravação do Solti, a Nilsson...
Não quero dizer nada, porque para mim a Flagstad é uma deusa e há que ter respeito pelos deuses. :)
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

Para um wagneriano como eu, não ter os citados 2CD da EMI do Fuertwangler dedicados a Wagner seria pecaminoso! Claro que os tenho e venero!