quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Luto & Lírica: Leopold SIMONEAU (1916 - 2006)



Ainda não refeitos das recentes perdas líricas - Corelli, Dimitrova, Capucilli, Nilsson, Moffo e Schwarzkopf -, eis que perece
o maior e mais elegante tenor mozartiano dos anos 1950 - 1960, Léopold Simoneau, aos 90 anos de idade, como aqui se pode ler.

A título de curiosidade - e como sugestão, se assim bem o entender -, Simoneau eternizou um Don Ottavio inigualável, de uma elegância melódica absolutamente extraordinária, que desencadeou uma estrondosa ovação (sobretudo no final do Il mio tesoro) em Salzburgo, em 1956, como atesta esta récita de Don Giovanni (por sinal, uma das minhas predilectas interpretações da ópera homónima!)

O tenor canadiano deixou-nos, também, um notável Ferrando, ladeado pela imensa Schwarzkopf, sob a meticulosa batuta - na época... - de Von Karajan.



Escutá-lo, nestas maravilhosas interpretações, é a mais genuína forma de perpetuar o seu talento.

Boas audições!

Paz à Alma de Simoneau.

ps os mais curiosos podem ainda adquirir esta colectânea, bem mais eclética do que as mozartianas recomendações aqui propostas, onde o tenor se encontra ladeado pela mulher, Pierrette Alarie, soprano ligeiro. É que, para mim, Léopold Simoneau era O tenor mozartiano...

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, um grande tenor mozartiano.
Tenho o seu Don Ottavio e um disco de árias. Tudo perfeito.
Raul