domingo, 16 de outubro de 2005

Música de Itália

O meu périplo por terras italianas incluiu longas passagens por lojas de música - de que destaco, com particular agrado, RICCORDI, em Florença, e LA FELTRINELLE (de formato idêntico à Fnac, embora com maior requinte!), em Roma .

As ditas passagens saldaram-se em algumas pérolas, nomeadamente três raridades de grandes intérpretes de outrora - Tebaldi e Cossotto:



Esta referência, que não existe fora de Itália - pasme-se! -, inclui raridades tebaldianas inimagináveis, como sejam interpretações de Wagner, em italiano, de Bellini, Bizet, Handel e Mozart, para além dos habituais territórios da soprano italiana (Giordano, Ponchielli, Puccini e algum Verdi).



Um Tancredi com La COSSOTTO no papel titular... Desconhecia a existência desta preciosidade rossiniana!



Um best-of de Fiorenza Cossotto, que inclui encarnações de papeis verdianos, escritos para soprano, e que a fabulosa mezzo jamais ousou interpretar em cena (Abigaille, Amelia - de Un Ballo in Maschera - e Elvira).



Menos raro e precioso, entrou no meu cabaz de compras pela presença de... La Cossotto, voilà!



Hvorostovsky - magistral - interpreta, sob a direcção de Gergiev, o célebre ciclo Songs and Dances of Death, de Mussorgsky.



Uma ampla amostra das virtudes vocais - mais do que interpretativas - da última Turandot que passou pelo TNSC.



A única Medea (de Cherubini) capaz de rivalizar com a mítica interpretação d´A Callas, com a soberba Rysanek no papel titular...

2 comentários:

Anónimo disse...

Comprei este duplo CD da Tebaldi talvez há uns 5 ou 6 anos e fora da Itália (onde não vou há 15 anos), mas não me lembro onde. Seguramente que não foi em Portugal, talvez NY, onde estive na passagem do milénio, ou HK, principal fornecedor da minha Cedoteca.
Raul

Il Dissoluto Punito disse...

Raul,

Pois saiba que este best-of da Tebaldi não tem 2 mas 5 cd´s, incluindo raridades wagnerianas!