quinta-feira, 21 de abril de 2005

Uma antevisão de Fausto, no Met

Estreia amanhã, no Met, uma nova produção de Fausto, com a assinatura de Serban - alvíssaras !

Ironicamente, há alguns posts, a propósito da crise que a Metropolitan Opera House atravessa, sugeria eu, na minha humildade, que se entregassem produções - necessariamente mais ousadas, de ruptura - a figuras mais controversas !

Nem de propósito, na maior das salas do Lincoln Center, eis uma nova produção, com a marca de Serban - a segunda, note-se, sendo que a primeira (Benvenuto Cellini, de Berlioz) data de 2003 !

Não sendo grande apreciador desta ópera de Gounod, recomendo uma olhadela pelo trabalho de Andrei Serban - de quem vi uma Lucia, na Bastilha, em 2001, que desencadeou reacções antagónicas, viscerais, algumas bem coléricas !

Pelo menos, este produtor romeno tem o condão de não gerar consensos... qual Zeffirelli, pela negativa !

Aqui, o N Y Times apresenta-nos uma antevisão desta nova produção, que conta com um elenco promissor, a começar pelo mais elegante dos actuais tenores, no repertório francês do século XIX: Alagna. O que dele se diz à côté - vedetismo, luxúria, etc. -, para o caso, não tem relevância alguma !

Em Berlioz, Donizzetti - Lucie, versão francesa da Lucia - e em Gounod - no Fausto, em especial -, pela nobreza, pelo lirismo, pelo estilo e pelo domínio da língua, não tem rivais !

A ver vamos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Dieus ti perdôi mi figlio poi qui estaíis en picato...

Il Dissoluto Punito disse...

Amen...