quarta-feira, 16 de março de 2005

Toujours mid-price... ou a necessidade aguça o engenho !



A crise financeira que, desde há anos, atravessa o mercado da edição discográfica (e que ameaça perpetuar-se...), tem desencadeado campanhas de marketing, essencialmente centradas na recuperação de artigos de fundo de catálogo.

De facto, várias empresas de renome - DG, Decca, EMI, Philips, etc. - têm vindo a reeditar artigos de há décadas ! Com alguma frequência, os critérios que presidem às escolhas das reedições revelam-se altamente polémicos...

No meu modesto entender, estas intervenções (cada vez menos criativas) obedecem a uma lógica neurótica, que procura salvar o futuro das majors em questão, recorrendo ao passado ! Não se trata de reabilitar artigos de indiscutível qualidade, mas antes de repetir tout-court !!

Não tenho a pretensão de apresentar uma solução para a crise do mercado discográfico, mas duvido da eficácia desta estratégia, que assenta, exclusivamente, numa pura repetição, por vezes envolta em manobras de maquilhagem.

Independentemente desta questão, creio que devemos aproveitar a ocasião para recompor as nossas colecções líricas !

No âmbito desta estratégia de (pseudo) reabilitação, no mês corrente, a DECCA propõe dois artigos de grande interesse, que foram unanimemente aclamados pela crítica: Ariadne auf Naxos (Mazur), com duas estrelas da década de 80 - a imensa Norman, como Primadonna, e a pirotécnica Gruberovà, na pele de Zerbinetta - e Les Troyens (Colin Davis, em estúdio), onde se destaca o heróico Vickers.


Sem comentários: