Eis uma crítica do registo de Kozená, consagrado a Handel, que não subscrevo:
«Certains trouveront outrés la violence avec laquelle Kozena entre dans la peau de ces personnages et le surlignage dramatique de l'errance psychique des scènes de folie. Les autres se verront emportés, comme nous l'avons été dès la première écoute, par l'incroyable intensité de ces incarnations. On n'avait jamais entendu Kozena utiliser de manière aussi crue les graves de sa voix, qui vont jusqu'à des sons de baryton, ce qui ne l'empêche pas de vocaliser à l'autre extrême de sa tessiture ou d'exprimer une douleur rentrée de la manière la plus bouleversante qui soit.»
Quanto às qualidades vocais, nada tenho a opor. Já no tocante à alma - ou ausência dela...
8 comentários:
Eu gosto da Kozená e não acho que seja uma cantora fria, sem alma. O disco em questão tem momentos muito bons, mesmo quando a comparo com outras cantoras do mesmo género e nas mesmas árias.
Tenho pena que venha aí mais um recital dela que não aproveita o seu repertório barroco. Mas será certamente mais uma oportunidade de apreciar a sua inteligência enquanto intérprete.
desculpe lá ó senhor punito e demais interesses mas a Magdalena é das artistas mais geniais da actualidade.
Paulo,
Fria, fria, não será. Mas, neste registo, falta-lhe calor! Falo, apenas e só, DESTE cd!
Anónimo,
Mas quem foi que disse o contrário???
Neste post, apenas me debrucei sobre ESTE registo!
Para mim é um dos discos mais admiráveis da Kozena. Algumas árias são verdadeiramente "pungentes"... a sua "Scherza infida" na Gulbenkian (em que actuou com o David Daniels) é para mim inesquecível.
Uma boa noite, Moura Aveirense
Continuo a não concordar, João. O disco não será perfeito, mas tem vários momentos muito bons, com "Scherza infida" e "Ah! mio cor" à cabeça. Tal como a Moura, também tenho óptimas recordações desse concerto na Gulbenkian.
Caros Moura e Paulo,
Também estive nesse belo concerto, como aqui disse - http://operaedemaisinteresses.blogspot.com/2005/11/kzena-e-daniels-ontem-na-gulbenkian.html
;-)
Não comprei o c.d. em questão mas como também assisti ao concerto na Gulbenkian sinto-me habilitado a participar. No concerto a Kozena muitissimo mais interessante do que o Daniels. Segundo entendi o reportorio é mais ou menos comum ao da gravação. Será possivel que em estudio estivesse um pouco mais inibida? Alguns cantores, normalmente os muito bons, são melhores ao vivo do que em estudio.
J. Ildefonso.
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